Fabio Quartararo venceu neste domingo (19) o Grande Prêmio da Espanha, corrida que abriu a temporada 2020 da MotoGP. O piloto da SIC Yamaha largou da pole position no circuito de Jerez Ángel Nieto, perdeu a liderança na largada, mas retomou a ponta após superar Maverick Viñales e ver Marc Márquez cometer um erro. Foi a primeira vitória do francês na categoria rainha do Mundial de Motovelocidade.
A segunda posição ficou com Viñales, que apostou em uma estratégia em que usou pneus macios nas duas rodas, sem ter como acompanhar Quartararo. Andrea Dovizioso levou a Ducati a terceira posição, sendo seguido por Jack Miller, quarto com uma Ducati da Pramac. O grupo dos cinco melhores foi completado por Franco Morbidelli, companheiro de Quartararo na SIC.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Pol Espargaró, da KTM, terminou em sexto, sendo seguido por Francesco Bagnaia, piloto da Pramac que chegou a estar na zona de pódio no início da corrida. Miguel Oliveira, com uma KTM da Tech3, acabou em oitavo, terminando à frente de Danilo Petrucci, da Ducati, e Takaaki Nakagami, da LCT, que fecharam o grupo dos dez primeiros.
LEIA MAIS:
Moto2: Marini toma a liderança no início e vence em Jerez
Moto3: Arenas toma a liderança na última curva e vence em Jerez
MotoE: Eric Granado vence com facilidade em Jerez
Marc Márquez vinha na liderança quando cometeu um erro e despencou na classificação. Em uma corrida de recuperação, o piloto da Honda escalou o pelotão e avançou para a terceira posição, mas acabou caindo na volta 22, abandonando a disputa. Pior que isso, o hexacampeão da MotoGP saiu do local de acidente de maca.
A MotoGP dá sequência a temporada 2020 já no próximo domingo, novamente em Jerez, que receberá desta vez o Grande Prêmio da Andaluzia.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Maverick Viñales tomando a primeira posição logo nos metros iniciais, sendo seguido por Marc Márquez. Pole position, Quartararo caiu para terceiro, enquanto os dois pilotos da Pramac completavam o grupo dos cinco primeiros, com Jack Miller à frente de Francesco Bagnaia.
Ainda no giro inicial, Miller deixou Quartararo para trás para tomar a terceira posição, enquanto Bradley Smith, no pelotão de trás, ganhou cinco posições para tomar a 11ª colocação. Bagnaia foi outro que superou Quartararo, passando para a quarta colocação.
Na segunda volta, Joan Mir caiu, abandonando a disputa. Na terceira volta, Márquez foi para o ataque sobre Vinãles. Num primeiro momento, o piloto da Honda tomou a ponta, mas levou o troco do rival da Yamaha. Algumas curvas depois, o hexacampeão assumiu a liderança da corrida.
Aleix Espargaró foi para o chão na terceira volta, deixando a corrida. Quartararo, por sua vez, recuperou a quarta posição ao superar Bagnaia, enquanto Márquez começou a abrir vantagem sobre Viñales na liderança da corrida, mas escapou da pista na quinta volta, despencando para a 18ª colocação.
Agora líder, Viñales passou a ver a aproximação de Miller, que apareceu apenas seis décimos atrás na sexta volta. Apesar disso, o australiano acabou superado por Quartararo, que tomou o segundo lugar na sétima volta. Marc Márquez, por sua vez, subiu para a 12ª posição na volta 7.
Quartararo chegou em Viñales na volta 8, se aproveitando de um erro do rival, e trouxe consigo Miller. Márquez seguiu em sua corrida de recuperação e tomou a 11ª posição de Iker Lecuona. Na décima volta, Viñales errou e foi superado por Quartararo e Miller, caindo para a terceira posição.
Márquez voltou ao grupo dos dez primeiros na volta 11, ao deixar para trás Danilo Petrucci. Duas voltas depois, o hexacampeão passou por Miguel Oliveira para tomar a 13ª posição. Na frente, Quartararo abriu uma vantagem de 1s2 para Miller, o segundo colocado.
Márquez seguiu avançando e superou Valentino Rossi na volta 14, tomando a oitava posição. Um pouco mais à frente, Pol Espargaró assumiu a sexta posição ao deixar para trás Morbidelli. Andrea Dovizioso, por sua vez, passou por Bagnaia e tomou a quarta posição.
Pol Espargaró tomou a quinta posição de Bagnaia na volta 15. Márquez, um pouco mais atrás, passou por Morbidelli e Bagnaia, tomando a sexta posição. Na liderança, Quartararo disparou quatro segundos em relação a Miller, que era seguido por Viñales.
Valentino Rossi abandonou a disputa com problemas em sua Yamaha. Márquez tomou a quinta posição ao superar Pol Espargaró. Metros depois, o hexacampeão ultrapassou Dovizioso para assumir a quarta posição na volta 20 em Jerez.
Viñales superou Miller, que foi ultrapassado também por Márquez, despencando para a quarta posição. O show do espanhol da Honda acabou na volta 22, quando sofreu um highside e caiu, abandonando a disputa. Quartararo seguiu na ponta, agora acompanhado por Viñales e Miller.
Andrea Dovizioso tomou a terceira posição na penúltima volta, superando Miller, enquanto Morbidelli quase caiu. Quartararo seguiu para vencer em Jerez.
Deixe seu Comentário