Marc Márquez vai passar pela quarta cirurgia no braço. A informação foi confirmada pela Honda na manhã deste sábado (28) logo após a realização da classificação para a etapa de Mugello, na Itália.
O “calvário” do espanhol teve início no dia 19 de junho de 2020, durante o GP da Espanha, prova de abertura daquela temporada. O piloto voou de sua RC213V em Jerez e sofreu uma fratura no úmero do braço direito. Dois dias depois ele foi operado pelo Dr. Xavier Mir e tentou retornar para a próxima corrida, marcada para o próximo final de semana, mas desistiu.
Alguns dias depois voltou a ser operado em Barcelona para corrigir um problema em sua placa de titânio, danificada por causa de estresse. No final de 2020 o espanhol ainda passou por uma terceira operação, desta vez em Madri, para aplicação de enxerto ósseo, procedimento que infeccionou, atrapalhando a calcificação e fez com que Márquez fizesse uso prolongado de antibióticos.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram e no Twitter!
Depois disso, o Formiga Atômica ainda enfrentou problemas de visão dupla após ter sofrido uma queda durante um treino de enduro em outubro de 2021, quadro que voltou a se repetir em março deste ano após uma queda nos treinos da MotoGP na Indonésia.
Segundo comunicado oficial divulgado pela Honda, o piloto espanhol vem sofrendo grandes limitações nos últimos meses que o impedem de se apresentar em alto nível, e diante desse cenário, optaram por submetê-lo a mais uma cirurgia 18 meses após sua última operação.
Márquez não vinha tendo melhoras significativas nos últimos meses, e após consultar mais especialistas e sua equipe médica, a opção pela nova cirurgia foi definida. O Formiga Atômica vai disputar o GP da Itália neste domingo e na terça-feira, dia 31, viaja para os Estados Unidos, onde será operado sob a direção do Dr. Joaquin Sánchez Sotelo.
LEIA MAIS:
Canet é pole position para GP da Itália da Moto2
Di Giannantonio fatura pole de classificação dominada por italianos na MotoGP
Oncü conquista pole da Moto3 em etapa de Mugello
Aegerter vence prova tumultuada da MotoE na Itália
Encerrando o pós-operatório, ele retornara à Espanha para iniciar sua recuperação, enquanto os médicos avaliarão suas condições e estipularão um período de recuperação. Seu retorno, no entanto, não tem um prazo definido para acontecer.
Márquez se comprometeu a trabalhar e fazer todo esforço possível para voltar a competir em alto nível, e agradeceu o apoio dos fãs, amigos e da Honda. Veja abaixo a declaração do piloto após o anúncio da nova cirurgia:
“Infelizmente tenho que fazer uma pausa na temporada 2022 que me manterá afastado das pistas por um tempo. Depois de todos esses meses de trabalho intenso com minha nova equipe médica em Madri eu tive melhoras em minha condição física e menos desconforto no braço direito para competir, mas ainda tenho limitações significativas no úmero que não me permitem pilotar a moto adequadamente e alcançar os objetivos que sempre estabeleci para mim. É por isso que junto da minha equipe médica tomei a decisão de realizar uma nova operação para melhorar minha posição na moto de modo que eu possa correr sem as limitações atuais. Estou motivado para continuar a trabalhar e fazer o esforço para voltar a competir em alto nível.”
Deixe seu Comentário