Francesco Bagnaia venceu neste domingo (25) o Grande Prêmio da Holanda, oitava etapa da temporada 2023 da MotoGP. O piloto da Ducati chegou a ser superado por Brad Binder na largada no circuito de Assen, mas logo recuperou a primeira colocação e abriu uma vantagem segura para garantir a vitória e abrir vantagem no campeonato.
A segunda posição acabou nas mãos de Marco Bezzecchi, piloto de uma Ducati da VR46 que tentou reduzir a vantagem de Bagnaia algumas vezes, sem sucesso. Aleix Espargaró, da Aprilia, foi o terceiro após Brad Binder, da KTM, ser punido depois da corrida por exceder os limites de pista, caindo para quarto. Jorge Martín com uma Ducati da Pramac, foi o quinto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Álex Márquez, com uma Ducati da Gresini, foi o sexto mesmo após cumprir uma volta longa, sendo seguido por Luca Marini, sétimo com uma Ducati da VR46. Takaaki Nakagami, outro que pagou volta longa, levou a Honda da LCR ao oitavo lugar. Franco Morbidelli, da Yamaha, de Augusto Fernández, com uma GasGas, completaram o grupo dos dez melhores.
LEIA MAIS:
MotoGP: Bezzecchi se defende de Bagnaia e vence sprint em Assen
Confira como ficou o grid para o GP da Holanda de MotoGP
MotoGP: Bezzecchi fatura pole do GP da Holanda
MotoGP: Bezzecchi comanda segundo treino na Holanda
MotoGP: Bezzecchi lidera primeiro treino na Holanda
A MotoGP faz sua parada de verão e retoma a temporada no dia 5 de agosto, com o Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Brad Binder tomando a liderança da prova nos metros iniciais, com Francesco Bagnaia aparecendo em segundo, e Marco Bezzecchi. Logo na segunda volta, Jack Miller caiu na primeira curva do circuito, deixando a disputa. Aleix Espargaró aparecia na quarta posição, sendo seguido por Luca Marini.
Na terceira volta, Bagnaia conseguiu retomar a liderança, enquanto Fabio Quartararo e Johann Zarco caíram, deixando a disputa da prova. O piloto da Yamaha deixou o local mancando um pouco, mas sem ajuda dos fiscais. Outro tombo ocorreu na quarta volta, com Maverick Viñales perdendo o controle da Aprilia na curva 8.
Bagnaia não conseguia abrir vantagem em relação a Binder, que por sua vez trazia Bezzecchi. Os três dispararam oito décimos em relação a Espargaró, que tinha mais de dois segundos de frente para Jorge Martín, o quinto colocado. Na sétima volta, foi a vez de Enea Bastianini tombar, deixando a disputa com a sua Ducati.
Binder conseguia se manter próximo da Bagnaia, ainda que sem conseguir atacá-lo pela liderança do campeonato, e abriu vantagem em relação a Bezzecchi. Quartararo foi levado ao centro médico do circuito de Assen para avaliar se teve lesões na queda sofrida com Zarco. Pouco depois, Bezzecchi conseguiu se reaproximar dos líderes.
Miguel Oliveira cometeu um erro e passeou por fora da pista, perdendo posições. No pelotão intermediário, Martín começou a descontar a diferença em relação a Espargaró, Na 13ª volta, Takaaki Nakagami, que vinha na sétima colocação, foi punido com uma volta longa. Na frente, Binder cometeu um erro e viu Bagnaia abrir uma pequena margem na liderança.
Iker Lecuona foi mais um a abandonar a prova, mas com problemas em sua Honda. Bagnaia disparou sete décimos de frente Binder, que viu Bezzecchi tomar a segunda posição na volta 17. O piloto da VR46, então, começou a se aproximar do líder da prova. Dois giros depois, foi a vez de Fabio Di Giannantonio tombar, deixando a prova.
Após um início de aproximação, Bezzecchi viu Bagnaia abrir frente, alcançando 1,4 segundo na abertura da 20ª volta da prova. Por outro lado, Espargaró e Martín se aproximaram do pelotão dos líderes, com o piloto da Aprilia. Pouco depois, O italiano da VR46 buscava diminuir a diferença para o líder, mas via o piloto da Ducati número 1 responder a todos os ataques.
Bezzecchi tentou uma última aproximação sobre Bagnaia restando duas voltas para o final, trazendo a diferença para menos de um segundo, mas não conseguiu batalhar por posição. Assim, Bagnaia venceu. Após a corrida, Binder foi punido com a perda de uma posição por exceder os limites de pista, e Espargaró foi ao pódio.
Deixe seu Comentário