Josef Newgarden venceu no começo da madrugada deste domingo (22) a 13ª etapa da Indy, disputada no circuito de Gateway, em St. Louis. Andando sempre entre os líderes, o piloto da Penske tomou a liderança da prova após Colton Herta abandonar a prova com problemas após uma parada nos boxes, e impediu a aproximação de Pato O’Ward para vencer pela segunda vez no ano.
A segunda posição ficou com O’Ward, piloto da McLaren que se mostrou agressivo durante a prova, mas sem conseguir tentar a ultrapassagem sobre Newgarden. Will Power, que largou da pole position com outro carro da Penske, ficou com a terceira posição, sendo seguido por outro companheiro de equipe, Scott McLaughlin. Sébastien Bourdais, da AJ Foyt, completou o top-5.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Takuma Sato, que fez uma corrida das mais agressivas, terminou em sexto com um carro da RLL, sendo seguido por Ryan Hunter-Reay, sétimo com um equipamento da Andretti Autosport. Simon Pagenaud, que precisou ir aos boxes após sofrer um toque de Newgarden no início da corrida, foi o oitavo com mais um carro da Penske. Marcus Ericsson, da Chip Ganassi, e Jack Harvey, da Meyer Shank, fecharam o top-10. Tony Kanaan, da Ganassi, foi o 13º.
LEIA MAIS:
Confira o Guia RACING das 24 Horas de Le Mans de 2021
A prova foi das mais tumultuadas, principalmente em seu início. Primeiro, um acidente entre Ed Jones e Graham Rahal, que causaram a primeira das cinco bandeiras amarelas da corrida. Em outra delas, Rinus VeeKay tocou Scott Dixon, que rodou, e perdeu o controle do carro, batendo e eliminando Álex Palou, com quem parou no muro. Dixon ainda voltou à prova, mais de 80 voltas atrás dos líderes.
A temporada da Indy será retomada no dia 12 de setembro, com a disputa do Grande Prêmio de Portland.
Confira como foi a corrida
A 13ª etapa da temporada da Indy começou com Will Power mantendo a liderança nos metros iniciais, sendo pressionado por Colton Herta e Josef Newgarden. O piloto da Andretti Autosport tomou a liderança na abertura da segunda volta da prova, que teve sua primeira bandeira amarela logo no giro seguinte, após um acidente envolvendo Graham Rahal e Ed Jones.
Antes de a bandeira amarela ser acionada, chamava atenção o avanço de Álex Palou, que largou da 21ª posição e avançou para o 14º posto. Já Takuma Sato foi punido por queima de largada. Ainda no período de neutralização, Dalton Kellett e Ed Carpenter se tocaram momentos antes da relargada, na 11ª volta da prova em Gateway.
A prova foi retomada apenas na volta 16, com Josef Newgarden fechando a porta sobre Simon Pagenaud, que teve a asa dianteira danificada. Como o pedaço do carro número 22 se soltou e ficou na pista, a bandeira amarela foi acionada pela segunda vez na prova. Quando a relargada foi acionada, as luzes indicativas de bandeira amarela não se apagaram, neutralizando a prova novamente.
A relargada veio apenas na volta 27, com Herta mantendo a liderança da corrida, seguido por Power e Newgarden. Já Palou avançou para a 11ª colocação, enquanto Romain Grosjean aparecia em 15º na estreia em circuitos ovais. Com os pilotos distantes, a corrida entrou em um momento de mais importância para a estratégia em Gateway.
Com 50 voltas, finalmente Herta conseguiu abrir vantagem sobre Power, chegando à 1s4 de frente. Mas, na volta 57, Ed Carpenter acertou o muro e abandonou a disputa, causando a terceira bandeira amarela da prova. Sébastien Bourdais tomou a liderança da corrida se aproveitando da ida dos rivais aos boxes. Newgarden foi o primeiro a deixar os boxes, sendo seguido por Power e Herta.
A relargada veio na volta 65, mas a bandeira amarela foi acionada imediatamente. Rinus VeeKay tocou Scott Dixon, que bateu. O holandês também rodou, coletando Palou. Os três abandonaram a disputa, enquanto Bourdais foi aos boxes na volta 68, cedendo a liderança da prova para Newgarden.
A prova recomeçou na volta 77, com Rossi passando por Herta para tomar a terceira colocação. Dois giros depois, foi a vez de o piloto da Andretti passar por Power, tomando o segundo posto. Mais atrás, Tony Kanaan fechou a porta de Romain Grosjean, mas acabou ultrapassado pouco depois. O francês passou por Dalton Kellett na volta 86, e passou a atacar Conor Daly, passando pelo americano após dois giros para tomar o 11º lugar.
O ex-Fórmula 1 entrou no top-10 na volta 91, passando por Jack Harvey, e tomou o nono posto dois giros depois, passando por Scott McLaughlin. Mais na frente, Pato O’Ward passou por Marcus Ericsson para entrar no grupo dos cinco primeiros. Na frente, a corrida chegou na volta 108 com O’Ward passando por Power para ganhar o quarto lugar, enquanto Newgarden e Rossi disparavam quatro segundos para Herta.
Hunter-Reay, que era muito pressionado por Grosjean, foi aos boxes na volta 112, enquanto o francês, que passou a atacar Takuma Sato, fez sua parada na volta 125, mas perdeu desempenho logo na sequência, não conseguindo manter o forte ritmo apresentado no stint anterior. Rosssi, Ericsson e Kanaan trocaram pneus e reabasteceram no giro 132, enquanto O’Ward parou na passagem seguinte.
Bourdais, em uma estratégia diferente, visitou os boxes na volta 139, mesmo momento em que Herta passou por Newgarden para retomar a liderança da corrida. Já Sato ganhou o quarto lugar de Rossi duas voltas depois. Quem voltou a atacar tentando entrar no grupo dos dez melhores foi Grosjean, que pressionava Kellett.
Herta mantinha uma vantagem abaixo de um segundo em relação a Newgarden, o segundo colocado da prova. Na volta 170, sendo seguido por O’Ward, Sato e Rossi. Na volta 174, Grosjean ficou lento na pista após passar pela parte suja do traçado. Tony Kanaan, por sua vez, apareceu na 12ª posição da prova quando restavam 80 voltas para o final da corrida.
Herta entrou nos boxes na volta 186, mas deixou o pit lane com problemas no carro da Andretti, abandonando a disputa. Newgarden herdou a liderança da corrida em Gateway, dois segundos à frente de O’Ward. Já Marcus Ericsson passou pela parte suja da pista e quase foi para o muro, perdendo posições e caindo para o sexto lugar. Depois, na volta 197, o sueco foi aos boxes, o que foi seguido por Tony Kanaan e Felix Rosenqvist.
Na volta 198, Rossi fez sua troca de pneus e reabastecimento, o que foi seguido na passagem seguinte por Newgarden, O’Ward e Power. Na volta 201, Rossi acertou o muro e forçou a quinta bandeira amarela da corrida. A corrida recomeçou na volta 211, com Grosjean, agora uma volta atrás, fazendo algumas ultrapassagens.
Mais atrás, Sato passou a atacar Bourdais, que jogava duro para defender a quinta posição dos ataques do japonês. Felix Rosenqvist, por sua vez, recolheu o carro e abandonou a disputa. Com 40 voltas para o final, Newgarden seguia na liderança, menos de um segundo à frente de O’Ward. Power, McLaughlin e Bourdais fechavam a lista dos cinco primeiros.
A corrida chegou as suas 20 voltas finais com os três primeiros separados por dois segundos. Power, o terceiro, perdeu desempenho e deixou a disputa para Newgarden e O’Ward. O mexicano ainda tentou a aproximação sobre o piloto da Penske, mas viu o bicampeão vencer em Gateway.
Deixe seu Comentário