A Fórmula 1 tem aumentado nos últimos anos o número de corridas em circuitos de rua. Somente neste ano serão sete GPs em traçados urbanos. O que poucos sabem é que algumas das pistas deste tipo que receberam Grandes Prêmios em tempos passados seguem sendo usados por outras categorias, ainda que com adaptações.
Um destes casos é o circuito que receberá neste domingo o Grande Prêmio de Detroit da Indy. A categoria, até o ano passado, realizada sua etapa na “capital do automóvel” em um traçado urbano em Belle Isle, mas agora se volta ao centro da cidade, passando por ruas que receberam a F1 entre 1982 e 1988, como a Jefferson Avenue e Atwater Street.
Outro circuito que já sediou corridas da F1 e que segue na ativa na principal categoria de monopostos dos Estados Unidos é Long Beach. Na categoria máxima do esporte a motor mundial, foram realizadas corridas neste circuito entre 1976 e 1983, com o nome de Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos. Na Indy, a prova está no calendário desde 1984.
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Fora dos Estados Unidos, há um terceiro circuito que sediou a F1 e que segue sendo usado: Adelaide, na Austrália. O mundial correu nas ruas da cidade entre 1985 e 1995, mudando-se para Melbourne em 1996. A pista recebeu o Grupo A e o Grupo 3A, categorias que antecederam a Supercars, que passou a correr por lá em 1999, seguindo até os dias atuais.
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Há ainda um circuito que recebe, nos dias atuais, a Fórmula 1 e que é usado por outra categoria. Trata-se do circuito de Monte Carlo, que sedia o Grande Prêmio de Mônaco. Neste ano, o tradicional traçado do Principado recebeu mais um ePrix da Fórmula E. A categoria elétrica usou um circuito alternativo em 2015, 2017 e 2019, mas desde 2021, anualmente, corre na mesma pista da F1.
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