A TOYOTA GAZOO Racing mostrou todo o potencial do DKR GR Hilux na segunda especial do Dakar, disputada nessa segunda-feira (5) na Arábia Saudita, ao conquistar de forma dominante a vitória e uma dobradinha na disputa pela vitória geral.

Após uma etapa desafiadora na primeira especial, que foi disputada em terrenos acidentados, as equipes da TOYOTA GAZOO Racing reagiram, se aproveitando da saída para a especial depois dos concorrentes, o que rendeu uma rota mais limpa, para dominar a segunda etapa, com os três DKR GR Hilux terminando entre os quatro primeiros.
O percurso levou os competidores para o interior da Arábia Saudita, começando por Yanbu, e cruzando as trilhas rochosas das montanhas Hejaz. Após uma zona de pit stop, o terreno passou a contar com planícies arenosas mais rápidas, à medida que a etapa avançava em direção à antiga cidade oásis de Al’Ula para completar um percurso cronometrado de 400 quilômetros.
Seth Quintero e Andrew Short estavam na frente desde o início e assumiram a liderança após 1h30min de especial. Um desempenho dominante no restante da etapa os levou a vencer por mais de um minuto para os segundos colocados. Este resultado alçou a dupla do carro número 203 para o segundo lugar, apenas sete segundos distantes dos líderes gerais.
“Foi um bom dia para nós. Começamos um pouco devagar para garantir que passássemos com segurança pelas rochas, depois aceleramos mais no final. Também tivemos algumas batalhas incríveis com meus companheiros de equipe. Quando lutamos juntos pela vitória na etapa, as coisas correm bem. É ótimo para a equipe ter um dia tão forte. O novo carro é realmente impressionante e só vai ficar melhor. Estamos prontos para lutar nas próximas 11 etapas”, disse Quintero.
Henk Lategan e Brett Cummings perderam tempo por conta de dois furos de pneu no início, mas lutaram para se recuperar. A dupla passou para o top-3 na segunda metade da etapa de terminaram em segundo lugar, resultado que os colocou na quarta posição após duas especiais.
“Eu, Toby e Seth pilotamos juntos durante a maior parte do dia, então foi uma caravana de DKR GR Hilux passando pela etapa, o que foi divertido. Sabíamos que precisávamos acelerar, mas infelizmente, por volta dos 15 km, tivemos um furo de pneu, então foi estressante como ontem. Reduzimos a velocidade e estava tudo indo bem até 6 km antes da zona de pit stop, quando tivemos nosso segundo furo. Felizmente, após a zona de pit stop, pudemos seguir em frente e foi uma boa recuperação após um início complicado”, comentou Lategan.
Toby Price e Armand Monleón perderam por pouco o seu primeiro pódio juntos, terminando em quarto lugar no DKR GR Hilux numeral 204. Um furo lento após a zona de pit stop foi prejudicial para a dupla, que mesmo assim terminou um dia forte, passando para o sétimo lugar na classificação geral, a menos de três minutos do líder.
“Conseguimos superar a primeira parte da etapa, e tudo parecia estar indo bem. Porém, pouco depois da zona de pit stop, tivemos um furo lento e tivemos que trocar o pneu. Isso foi incômodo, pois eu estava sendo cuidadoso com as rochas, já que o terreno era bastante acidentado. Mas tudo correu bem no restante da etapa e estamos satisfeitos. O DKR GR Hilux está incrível, Armand está fazendo um trabalho excelente e é ótimo ter todos os carros TGR na frente nesta etapa”, disse Price.
Yazeed Al Rajhi e Timo Gottschalk completaram o pódio em terceiro lugar pela Overdrive Racing, enquanto João Ferreira e Filipe Palmeiro ficaram em quinto pela TGR South Africa, o que significa que os veículos GR Hilux conquistaram as cinco primeiras posições.


Deixe seu Comentário