Card image
Fórmula E
Vergne vê Di Grassi ter problemas, herda liderança e vence em Roma

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 10/04/2021
  • Atualizado: 10/04/2021 às 12:20
  • Por: Leonardo Marson

Jean-Eric Vergne venceu neste sábado (10) a primeira corrida do ePrix de Roma, segunda rodada dupla da temporada 2021 da Fórmula E. O francês da Techeetah se viu na disputa pela vitória logo no início da corrida no circuito montado nas ruas da capital italiana, e contou com um problema com Lucas Di Grassi e um acidente de Stoffel Vandoorne nos minutos finais para garantir sua primeira vitória no ano.

Jean-Eric Vergne
Vergne travou bom duelo com Di Grassi. (Foto: DS Techeetah)

Vergne e Di Grassi travaram uma dura batalha pela vitória, e o brasileiro da Audi Sport chegou a aparecer na ponta nos minutos finais. Porém, uma falha no eixo de transmissão quando restavam quatro minutos para o final, tiraram o brasileiro da disputa. Segundos depois, Vandoorne protagonizou um forte acidente ao passar por um bump e bater contra o muro, coletando o companheiro de Mercedes, Nyck de Vries. A corrida terminou com Safety Car.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

A segunda posição ficou com Sam Bird, que fez uma parte final de corrida das mais fortes, dando a impressão de que batalharia pela vitória. O inglês foi seguido por seu companheiro de equipe Jaguar, Mitch Evans, que completou o pódio com a terceira colocação. Robin Frijns, com um carro da Virgin, acabou a prova em quarto, enquanto Sébastien Buemi, da Nissan e.dams, fechou a lista dos cinco primeiros.

LEIA MAIS:

Vandoorne garante a pole position da Fórmula E em Roma
Günther lidera TL2 encerrado por problema na pista em Roma
Dennis provoca forte acidente no TL1 do ePrix de Roma
Di Grassi lidera primeiro treino da Fórmula E em Roma
Sérgio Sette Câmara mira novo top-10 no ePrix de Roma

René Rast, com o outro carro da Audi Sport, terminou a prova na sexta posição, chegando logo à frente de Pascal Werhelin, sétimo com a Porsche. Alex Lynn, com a Mahindra foi o oitavo, enquanto Maximilian Günther, da BMW Andretti, foi o nono. O grupo dos dez melhores foi completado por Nick Cassidy, com o outro carro da Virgin. Sérgio Sette Câmara teve uma corrida tumultuada e foi apenas o 15º com a Dragon/Penske.

A Fórmula E realiza mais uma corrida neste domingo (11), a partir das 8h, com transmissão do Sportv e do site da TV Cultura. A emissora paulista exibe a corrida em VT, a partir das 10h.

Confira como foi a corrida

A chuva atingiu a região do circuito de Roma no intervalo entre a classificação e a corrida, e fez com que a direção de prova iniciasse a corrida com o Safety Car na pista. Após pouco mais de cinco minutos, o carro de segurança deixou a pista e a bandeira verde foi acionada pela primeira vez na capital italiana, com Stoffel Vandoorne mantendo a primeira posição, muito pressionado por André Lotterer.

Lotterer partiu para o ataque sobre Vandoorne, e os dois bateram, com Oliver Rowland tomando a primeira colocação. O piloto da Nissan, porém, passou a ser investigado pela direção de prova. Lucas Di Grassi avançou para o segundo lugar, seguido por Jean-Eric Vergne. Lotterer caiu para sétimo, enquanto Vandoorne despencou para 13º. O lance entre os dois também entrou em investigação.

Di Grassi se aproximou de Rowland na terceira volta, mas ainda sem conseguir atacar o inglês. Os dois, porém, passaram a ser pressionados por Vergne. Vindo de trás, Vandoorne foi o primeiro a acionar o modo ataque, enquanto o líder da corrida precisou fazer um drive-through por um problema de energia no carro da Nissan.

Agora em segundo, Vergne passou a atacar Di Grassi pela liderança da prova a partir da sexta volta. No mesmo giro, Sérgio Sette Câmara, então em 16º, escapou da pista e despencou para 21º. Tanto Rowland quanto o mineiro da Dragon/Penske acionaram o modo ataque pela primeira vez logo na sequência, vindo nas últimas posições.

Di Grassi passou a abrir vantagem sobre Vergne, alcançando 1s2 de frente na oitava volta. O piloto da Techeetah, porém, descontou a diferença na volta seguinte, ainda sem conseguir atacar o brasileiro. Robin Frijns, o terceiro colocado, também se mantinha próximo dos dois líderes, trazendo consigo Nyck de Vries e Pascal Wehrlein.

Sette Câmara foi punido com um drive-through na nona volta, passando pelos boxes. Um pouco mais atrás, Lotterer passou por Mitch Evans para tomar a sétima colocação da prova. Vandoorne, por sua vez, aparecia na nona posição na abertura da décima volta. Vergne acionou o modo ataque pela primeira vez e caiu para o quinto lugar.

Na 11ª volta, Frijns, De Vries e Wehrlein acionaram a potência extra pela primeira vez, enquanto Di Grassi passou pelo ponto de acionamento do modo ataque na volta seguinte, caindo para terceiro. Vindo de trás, Lotterer foi punido com cinco segundos por provocar o acidente na largada com Vandoorne. Na frente, Vergne, já sem o modo ataque, passou a ser pressionado por Frijns e Di Grassi.

O brasileiro da Audi Sport tomou o segundo posto ao superar Frijns, que acabou superado também por De Vries. O holandês da Virgin reclamou da manobra do brasileiro, que voltou a pontear a corrida ao ver Vergne usar o segundo modo ataque na volta 15, caindo para a terceira colocação restando 15 minutos para o final da corrida.

Di Grassi acionou pela segunda vez o modo ataque na volta 16, caindo para terceiro, enquanto De Vries tomou a liderança da corrida. O holandês da Mercedes, porém, foi superado pelo rival da Techeetah, e passou a ser atacado pelo brasileiro. O líder do campeonato também acionou sua potência extra, caindo para terceiro e sendo seguido por Vandoorne, seu companheiro de equipe.

Jake Dennis escapou da pista, caindo para o 20º lugar, enquanto Di Grassi passou a atacar Vergne pela liderança, enquanto De Vries e Bird se aproximavam usando a potência extra. A direção de prova passou a investigar a ultrapassagem do brasileiro sobre o holandês da Mercedes, enquanto o inglês da Jaguar tomou a terceira colocação.

Evans avançou para o quarto lugar ao superar De Vries na 20ª volta, usando a potência extra. No mesmo giro, Di Grassi passou por Vergne para tomar a liderança da corrida, enquanto Vandoorne ultrapassou De Vries, retornando ao grupo dos cinco primeiros. Restando quatro minutos para o final, a Audi do brasileiro teve uma perda de potência, deixando o top-10.

O Safety Car foi acionado no mesmo momento do problema com Di Grassi, quando Vandoorne estampou o muro após pegar um bump na pista, coletando De Vries. Jean-Eric Vergne tomou a ponta da corrida, seguindo para a vitória. Sam Bird e Mitch Evans, ambos pilotos da Jaguar, completaram o pódio na “cidade eterna”.

Deixe seu Comentário

Comentários