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Fórmula E
Vandoorne toma a liderança no início e vence o ePrix de Roma

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  • Publicado: 11/04/2021
  • Atualizado: 11/04/2021 às 9:23
  • Por: Leonardo Marson

Stoffel Vandoorne venceu neste domingo (11) a segunda corrida do ePrix de Roma de Fórmula E. O piloto da Mercedes tomou a liderança no circuito montado nas ruas da capital italiana ainda na oitava volta, ao superar Pascal Wehrlein, e só fez abrir distância em relação aos rivais a partir deste momento, garantindo o primeiro triunfo da temporada e o segundo da equipe alemã.

Stoffel Vandoorne
Vandoorne venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: LAT)

A segunda colocação ficou com Alexander Sims, que superou Pascal Wehrlein em uma relargada e segurou a pressão dos adversários. O piloto da Mahindra foi seguido exatamente por Wehrlein, da Porsche, que herdou a terceira posição após Norman Nato, da Venturi, ser desclassificado por usar energia excessivamente no final da corrida.

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Edoardo Mortara, piloto da Venturi, acabou a prova em quarto, sendo seguido por Maximilian Günther, quinto com a BMW Andretti. Mitch Evans, da Jaguar, acabou a corrida em sexto, ficando à frente de António Félix da Costa, da Techeetah. Sébastien Buemi, da Nissan, Tom Blomqvist, da NIO, e Nico Müller, da Dragon/Penske, fecharam o top-10.

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Sérgio Sette Câmara fez uma corrida apenas discreta em Roma neste domingo. Depois de largar em 21º, o mineiro da Dragon/Penske se manteve em 20º na maior parte do tempo. Apenas no final, se valendo de incidentes a sua frente e também de diversas punições depois do encerramento da prova para ficar com a 12ª posição.

A corrida contou com duas neutralizações. A primeira, com o Full Course Yellow, aconteceu na oitava volta, momento em que Lucas Di Grassi foi tocado por Sébastien Buemi e parou no muro. Depois, na 19ª volta, Rene Rast, companheiro do brasileiro na Audi Sport, bateu sozinho, causando a entrada do Safety Car.

A próxima etapa da Fórmula E será o ePrix de Valência, que será disputado também em sistema de rodada dupla entre os dias 24 e 25 de abril, no circuito Ricardo Tormo.

Confira como foi a corrida

Assim como aconteceu no sábado, a largada do ePrix de Roma aconteceu com o Safety Car puxando o pelotão por conta da pista ainda úmida. Porém, a bandeira verde veio após uma única volta. Quando a disputa foi aberta, Nick Cassidy rodou sozinho, caindo para a 11ª colocação, enquanto Norman Nato tomou a primeira posição, seguido por Pascal Wehrlein e Stoffel Vandoorne.

André Lotterer foi punido em dez segundos após a Porsche trocar peças do carro do alemão depois do limite de tempo na pista. Os pilotos brasileiros mantinham-se nas posições em que largaram: Lucas Di Grassi era o 13º e Sérgio Sette Câmara vinha em 21º. Sam Bird entrou no grupo dos dez primeiros ao superar Sébastien Buemi no terceiro giro.

Com um desempenho mais lento, Nato acabou ultrapassado por Wehrlein e Vandoorne, caindo para terceiro. Cassidy, por sua vez, buscava uma corrida de recuperação e aparecia em oitavo na quarta volta. Pouco depois, o piloto da Virgin parou na barreira de proteção depois de um toque de Oliver Rowland, danificando a asa dianteira. O piloto da Nissan acionara o modo ataque momentos antes.

Robin Frijns foi punido com a perda de dez segundos por infração no período de bandeira amarela. Na sétima volta, Alexander Sims e Edoardo Mortara acionaram o modo ataque, o que foi feito também por Vandoorne e Nato na passagem seguinte. A direção de prova, por sua vez, passou a investigar o lance entre Rowland e Cassidy, com o piloto da Nissan sendo punido em dez segundos.

Wehrlein acionou o modo ataque e acabou superado por Vandoorne, que tomou a liderança da corrida. Pouco depois, Buemi acertou a traseira de Di Grassi, fazendo o brasileiro acertar o muro e abandonar a disputa. O Full Course Yellow foi acionado imediatamente, e o acidente entre os pilotos da Nissan e da Audi passou a ser investigado.

A bandeira verde foi acionada novamente na volta 9, e Sims se aproveitou para superar Wehrlein para tomar a segunda posição. No mesmo giro, Vandoorne, Nato, Mortara e Buemi acionaram o modo ataque novamente. Na passagem seguinte, foi a vez de Vandoorne usar a potência extra pela segunda vez na corrida.

Outro incidente, este entre Sam Bird e Nico Müller, passou a ser investigado. Na frente, Vandoorne disparou cinco segundos de vantagem sobre Sims, que seguia pressionado por Wehrlein. Um pouco mais atrás, António Félix da Costa avançou para a oitava posição ao superar Buemi na volta 13. Mortara, por sua vez, usou o modo ataque pela terceira e última vez.

No 14º giro, Sims, Wehrlein, Nato e Günther acionaram a potência extra mais uma vez, enquanto Vandoorne só fez uso do recurso que libera mais potência no carro na passagem seguinte, mantendo a liderança da corrida. Nato conseguiu, na 16ª passagem, superar Wehrlein para tomar a terceira colocação da corrida.

Rene Rast abandonou a disputa do ePrix de Roma ao acertar o muro na curva 1 quando restavam oito minutos para o encerramento da corrida. A direção de prova acionou o Safety Car pouco depois. A prova tinha Vandoorne na liderança, agora seguido de perto por Sims, Nato, Wehrlein e Mortara. Sérgio Sette Câmara ocupava a 19ª posição.

A relargada aconteceu com o cronômetro estourado, e os pilotos partiram para uma volta só. Nick de Vries e Sam Bird bateram na curva 7, deixando a disputa. Vandoorne seguiu para vencer pela primeira vez na temporada, sendo seguido por Sims e Wehrlein, que se valeu da desclassificação de Nato por uso excessivo de bateria. Com um festival de punições após o encerramento da corrida, Sette Câmara foi o 12º.

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