Sam Bird venceu a segunda corrida do ePrix de Diriyah, etapa que abriu a temporada 2021 da Fórmula E. Em uma corrida das mais movimentadas no circuito montado nas ruas de Ad-Diriyah, na Arábia Saudita, o piloto da Jaguar travou ótima batalha com Robin Frijns, que largou da pole position, para vencer pela primeira vez pelo seu novo time.
A corrida, porém, acabou em bandeira vermelha. Max Günther perdeu o controle de seu BMW Andretti e acertou outros rivais. Na sequência, Alex Lynn capotou com a Mahindra, parando na barreira de pneus. Não se sabe ainda os motivos do acidente, nem as condições do piloto inglês.
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A segunda posição ficou com Frijns, que dominou os treinos livres e a classificação deste sábado com a Virgin, sendo superado por Bird na corrida. Jean-Eric Vergne, da DS Techeetah, foi o terceiro após travar um duro duelo com seu companheiro de equipe, António Félix da Costa, o quarto colocado. Nick Cassidy, da Virgin, completou o grupo dos cinco primeiros.
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Sérgio Sette Câmara encerrou a corrida com a sexta posição, após largar em segundo. Nico Müller, companheiro do brasileiro na Dragon/Penske, foi o sétimo, sendo seguido por Oliver Turvey, da NIO. Oliver Rowland, da Nissan e.dams, fechou a corrida em nono, e René Rast, da Audi, acabou na décima posição. Lucas Di Grassi, também da Audi, foi o 11º.
Além do acidente que encerrou a corrida, a prova na Arábia Saudita teve outra neutralização. Pascal Wehrlein prensou Jake Dennis contra o muro, causando um acidente e o acionamento do Full Course Yellow. Pelo lance, o alemão foi punido pela direção de prova.
A próxima etapa da temporada da Fórmula E está marcada para o dia 10 de abril, com a realização do ePrix de Roma.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Robin Frijns mantendo a liderança nos metros iniciais, enquanto Sam Bird deixou Sérgio Sette Câmara para trás, tomando a segunda posição. Oliver Turvey e Tom Blomqvist completaram o grupo dos cinco primeiros. Lucas Di Grassi, partindo de trás, avançou da 15ª para a 12ª colocação na primeira volta.
Quem começou a crescer na corrida a partir da terceira volta foi Nico Müller, que superou Blomqvist para tomar a quinta posição. Mais atrás, Stoffel Vandoorne foi aos boxes. Na quarta volta, Blomqvist perdeu mais uma posição, desta vez para Jean-Eric Vergne, que avançou para o sexto posto com o carro da DS Techeetah.
Sette Câmara não conseguia acompanhar o ritmo dos dois líderes, mas mantinha uma vantagem segura em relação aos rivais que vinham atrás. Blomqvist seguiu despencando na classificação, caindo para o oitavo lugar ao ser superado por António Félix da Costa. Mais na frente, Turvey tinha um ritmo que formava um pelotão junto de Vergne e Félix da Costa.
Vergne foi o primeiro a acionar o modo ataque, usando a potência extra na nona volta. Na abertura do décimo giro, o francês passou por Félix da Costa, enquanto Turvey e Müller também desviaram o caminho para ganhar a potência extra. Vergne colocou de lado e passou por Turvey para tomar o quarto lugar, enquanto Sette Câmara acionou o modo ataque pela primeira vez na volta 11.
Bird abriu ataque sobre Frijns, que optou por usar o modo ataque, voltando ao traçado à frente do brasileiro da Dragon/Penske. Se valendo da potência extra, Frijns retomou a primeira posição, de Bird, que caiu para terceiro ao acionar a potência extra e ser superado por Sette Câmara. Na volta seguinte, o piloto da Jaguar ultrapassou o brasileiro, tomando o segundo lugar.
Bird se aproximou de Frijns para brigar pela primeira posição, enquanto Vergne passou a pressionar Sette Câmara pela terceira colocação, conseguindo a ultrapassagem na abertura da 17ª volta. Na mesma volta o Full Course Yellow foi acionado após um acidente entre Jake Dennis e Pascal Wehrlein. Pouco antes, Frijns acionou o modo ataque e perdeu a liderança para Bird.
A bandeira verde foi acionada novamente na volta 19, com Félix da Costa passando por Sette Câmara e Vergne, tomando a terceira posição. Na sequência, Frijns passou por Bird para retomar a segunda posição. Neste momento, um pelotão formado pelos dois líderes, mais os dois pilotos da DS Techeetah, se formou.
Bird abriu ataque sobre Frijns na volta 22, enquanto Da Costa e Vergne passaram a duelar pelo terceiro lugar, com o francês levando vantagem. Sette Câmara, por sua vez, acionou o modo ataque pela segunda vez, atacando a dupla da DS Techeetah. Pouco depois, o piloto da Jaguar acionou o modo ataque para tomar a liderança mais uma vez.
Sette Câmara não conseguiu superar os pilotos da DS Techeetah mesmo com o modo ataque acionado, e passou a ser pressionado por Nick Cassidy, sofrendo a ultrapassagem. Max Günther bateu seu BMW Andretti quando restavam 11 minutos para o encerramento da corrida, e coletou Alex Lynn, da Mahindra. Pelo lance, o Full Course Yellow pela segunda vez.
A direção de prova acionou, momentos depois, o Safety Car físico, que permaneceu na pista por mais duas voltas. Posteriormente, a bandeira vermelha foi acionada, encerrando a corrida com a vitória de Bird.
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