Max Verstappen venceu neste domingo (4) o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position no Red Bull Ring, em Spielberg, e se manteve na liderança ao longo das 71 voltas da disputa, faturando a quinta vitória no atual campeonato da mais importante categoria do automobilismo mundial.
A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, piloto da Mercedes que não ameaçou em momento nenhum o holandês da Red Bull, terminando mais de 12 segundos atrás de Verstappen. O pódio ainda contou com Lando Norris, que largou da segunda posição com a McLaren e segurou Lewis Hamilton por muitas voltas, superando o inglês na parte final da prova.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Hamilton completou a prova em quarto com a Mercedes, depois de acabar superado por Bottas e Norris. Carlos Sainz ficou com a quinta posição com a Ferrari, após superar Daniel Ricciardo. Sergio Pérez, que foi punido duas vezes em cinco segundos por se defender e empurrar Charles Leclerc para a brita, foi o sexto, sendo seguido por Ricciardo.
LEIA MAIS:
Verstappen fatura a pole position para o GP da Áustria de F1
Verstappen voa e lidera terceiro treino para o GP da Áustria
Hamilton puxa dobradinha da Mercedes no TL2 na Áustria
Verstappen lidera primeiro treino para o GP da Áustria de F1
Confira a programação e onde assistir na TV ao GP da Áustria de F1
Charles Leclerc, com a outra Ferrari, foi o oitavo colocado, ficando à frente de Pierre Gasly, da AlphaTauri. A zona de pontos foi completada por Fernando Alonso, piloto da Alpine que ultrapassou George Russell nas voltas finais, relegando o inglês da Williams ao 11º posto.
A Fórmula 1 dá sequência à temporada 2021 no dia 18 de julho, com a disputa do Grande Prêmio da Inglaterra, em Silverstone.
Confira como foi a corrida
A corrida começou com Max Verstappen mantendo a primeira posição, apesar do ataque de Lando Norris, que seguiu em segundo. Sergio Pérez manteve a terceira posição, se defendendo de Lewis Hamilton. Valtteri Bottas apareceu em quinto. Ainda na primeira volta, Esteban Ocon abandonou ao ser espremido por Antonio Giovinazzi e Mick Schumacher e quebrar a suspensão. O lance causou a entrada do Safety Car.
A relargada foi acionada na volta 4, com Verstappen mantendo a liderança, enquanto Pérez atacou Norris, dividindo curva. Hamilton tentou uma manobra dupla, mas foi superado por Bottas, caindo para o quinto lugar. O mexicano seguiu atacando o piloto da McLaren, mas escapou para a brita, despencando para a décima posição.
Na sétima volta, Giovinazzi sofreu uma punição de cinco segundos por ultrapassar sob regime de bandeira amarela. Na frente, Verstappen abria cada vez mais vantagem sobre Norris, que seguia pressionado por Hamilton. Na 12ª volta, Carlos Sainz passou por George Russell, ganhando a 12ª posição. A janela de paradas nos boxes foi aberta por Yuki Tsunoda, na volta 13, recebendo pneus duros da AlphaTauri.
Pierre Gasly trocou pneus na volta 14, enquanto Lance Stroll fez seu pit stop na passagem seguinte. Na frente, Verstappen disparou sete segundos para Norris, que passou a ser investigado pelo lance com Pérez na relargada. Sebastian Vettel acabou superado por Daniel Ricciardo na volta 17, e se dirigiu aos boxes na passagem seguinte.
Na volta 20, Hamilton conseguiu a ultrapassagem sobre Norris para tomar a segunda posição. No mesmo momento, o piloto da McLaren foi punido em cinco segundos pela manobra em que se defendeu do ataque de Pérez. Dois giros depois, Verstappen alcançou uma vantagem de dez segundos sobre o inglês da Mercedes.
Tsunoda recebeu uma punição de cinco segundos por cruzar a linha de entrada dos boxes. Ricciardo, que vinha pressionado por Leclerc e Pérez, foi para os boxes na volta 30, enquanto Norris e Bottas fizeram seus pits na volta seguinte. O inglês pagou a punição e voltou atrás do finlandês. Outro que fez a parada na volta 31 foi Russell.
Hamilton foi aos boxes e colocou pneus duros na volta 32, o que foi seguido por Verstappen na passagem seguinte, mantendo a liderança com 13 segundos de frente para o inglês. Pérez trocou pneus no giro 34, mesmo momento em que Tsunoda passou por Latifi para tomar a 11ª colocação. Leclerc foi aos boxes na volta 35, recebendo pneus duros.
Com 38 voltas, Verstappen alcançou 15 segundos para Hamilton, que passou a ver Bottas cortar a diferença para ele, trazendo consigo Norris. No mesmo momento, Räikkönen foi aos boxes. Na volta 41, Pérez se defendeu de um ataque de Leclerc, e jogou o monegasco para a brita. O mexicano recebeu cinco segundos de punição duas voltas depois.
Ricciardo passou a pressionar Gasly pela sexta posição, mas viu o francês fazer seu segundo pit stop na volta 46, enquanto Leclerc tentou passar por Pérez outra vez, e novamente parou na brita. Pelo lance, o piloto da Red Bull sofreu uma nova penalização de cinco segundos. Na volta 49, Sainz foi para os boxes pela primeira vez na prova. Vettel foi outro a visitar os boxes, no giro 50.
De tanto se aproximar, Bottas passou por Hamilton na volta 52, tomando o segundo posto. Na volta seguinte, foi a vez de Norris superar o heptacampeão para ganhar a terceira posição. Tsunoda foi aos boxes no giro 53, e foi punido novamente com cinco segundos por cruzar a linha de entrada nos boxes. Outro punido foi Lance Stroll, que extrapolou o limite de velocidade no pit lane.
Verstappen foi aos boxes na volta 61, recebendo pneus duros e retornando na liderança. Mais atrás, Alonso atacava Russell em disputa pela décima posição. Na volta 66, Sainz, com pneus mais novos, passou por Leclerc para tomar o sétimo lugar. Dois giros depois, foi a vez de o espanhol da Alpine passar pelo piloto da Williams.
Na última volta, Sainz passou por Ricciardo para tomar a sexta posição, enquanto Räikkönen, que batalhava com Russell, acertou Vettel, que tentou superá-lo. Os dois pararam na brita. Verstappen seguiu para vencer a corrida, seguido por Bottas e Norris.
Deixe seu Comentário