Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera primeiro treino para o GP da Áustria de F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/07/2021
  • Atualizado: 02/07/2021 às 7:34
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na atividade realizada na manhã desta sexta-feira (2) no Red Bull Ring, na Áustria, o piloto da Red Bull e líder do campeonato marcou na melhor das suas voltas 1min05s143, usando os pneus macios.

Max Verstappen
Verstappen venceu em Spielberg na semana passada. (Foto: Getty Images)

Charles Leclerc ficou com a segunda posição com a Ferrari, distante 0s266 do tempo obtido por Verstappen. Carlos Sainz, com a outra Ferrari, marcou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Valtteri Bottas, quarto colocado com a Mercedes. O grupo dos cinco primeiros ainda contou com Yuki Tsunoda, com um equipamento da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Kimi Räikkönen colocou a Alfa Romeo na sexta posição do treinamento, sendo seguido por Lewis Hamilton, sétimo com a Mercedes. Sergio Pérez, companheiro de equipe de Verstappen, fechou a sessão com o oitavo tempo, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, foi o nono. Lando Norris, da McLaren, fechou o top-10.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde assistir na TV ao GP da Áustria de F1

A sessão contou com a participação de três pilotos reservas, recorde na atual temporada. Guan Yu Zhou foi o melhor entre eles, colocando a Alpine na 14ª colocação. Callum Ilott ficou com o 16º tempo com a Alfa Romeo, enquanto Roy Nissany foi o 18º com a Williams, ficando à frente do titular e companheiro de equipe Nicholas Latifi.

A segunda sessão do final de semana da Fórmula 1 no Red Bull Ring será realizada ainda nesta sexta-feira, a partir das 10h, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Áustria está marcado para 10h de domingo (4), com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão do final de semana da Fórmula 1 no Red Bull Ring começou com temperaturas mais amenas em relação a semana passada. Fazia 17°C no início do treinamento, com 53% de umidade do ar. Já o asfalto tinha 31°C. 19 dos 20 pilotos deixaram os boxes logo que a pista foi liberada, exceção feita a Guan Yu Zhou, que permaneceu alguns minutos a mais parado nos boxes.

O primeiro a registrar tempo foi Sebastian Vettel, que marcou 1min12s697 com a Aston Martin, marca bastante alta. Depois, muitos pilotos se revezaram na liderança ainda nos primeiros minutos de treinamento: Carlos Sainz, Sergio Pérez, Pierre Gasly e Max Verstappen se colocaram na frente, com o holandês marcando 1min06s640.

Com sete minutos de treinamento, Gasly tomou a liderança da sessão ao marcar 1min06s054, usando pneus médios em sua AlphaTauri. Enquanto Zhou marcava o 18º tempo com a Alpine, Yuki Tsunoda passou pela brita após perder o controle da AlphaTauri. No fechamento dos primeiros dez minutos de sessão, Verstappen marcou 1min06s007.

Lance Stroll rodou com o carro da Aston Martin, voltando à pista logo na sequência. Enquanto Sergio Pérez marcou o segundo tempo, Verstappen quebrou a barreira dos 1min06s, cravando 1min05s558, com os pneus protótipos que serão usados no GP da Inglaterra. Kimi Räikkönen, por sua vez, saiu da pista para evitar uma batida com Nikita Mazepin, que estava lento na pista.

A sessão completou o primeiro terço com todos os carros com motor Honda nas primeiras posições: Verstappen na frente, seguido por Gasly, Tsunoda e Pérez. Já a Mercedes, curiosamente, ocupava as duas últimas colocações, com Valtteri Bottas à frente de Lewis Hamilton. O inglês foi à pista e avançou para o terceiro lugar, enquanto Vettel pulou para o 11º posto.

Na metade da sessão, Stroll rodou novamente, desta vez no terceiro setor da pista austríaca. Tsunoda pulou para a liderança, mas ficou apenas por segundos na frente, já que Verstappen registrou 1min05s143, usando os pneus macios. Räikkönen tomou a terceira posição com a Alfa Romeo, perdendo um posto ao ver Carlos Sainz avançar para segundo com a Ferrari.

Charles Leclerc tomou a segunda posição com a outra Ferrari quando restavam menos de 20 minutos para o encerramento da sessão. Pouco depois, Mazepin, que minutos antes atrapalhou Hamilton, escapou da pista com a Haas. Já nos instantes finais do treinamento, o inglês da Mercedes também escapou da pista, sem causar maiores problemas ao carro.

Verstappen fechou a sessão com o melhor tempo, seguido por Leclerc e Sainz. Hamilton foi apenas o sétimo.

Deixe seu Comentário

Comentários