Card image
Fórmula 1
Verstappen passa Pérez, vê Leclerc quebrar e vence no Azerbaijão

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 12/06/2022
  • Atualizado: 12/06/2022 às 9:40
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (12) o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da terceira posição, mas ultrapassou Sergio Pérez na pista e viu Charles Leclerc abandonar com problemas de motor, seguindo para vencer a corrida disputada no circuito montado nas ruas de Baku.

Max Verstappen
Verstappen puxou o 1-2 da Red Bull em Baku. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Sergio Pérez, que liderou as primeiras 15 voltas da prova disputada na capital azeri, até ser superado por Verstappen. George Russell, com a Mercedes, completou o pódio com a terceira posição, sendo seguido por Lewis Hamilton, quarto colocado. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Pierre Gasly, da AlphaTauri.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Sebastian Vettel completou a corrida com a sexta colocação a bordo da Aston Martin, e foi seguido por Fernando Alonso, sétimo com a Alpine. Daniel Ricciardo levou a McLaren ao oitavo lugar, sendo seguido por Lando Norris, seu companheiro de equipe. O grupo dos dez melhores foi completado por Esteban Ocon, da Alpine.

LEIA MAIS:

Leclerc acerta volta voadora no Q3 e fatura pole position no Azerbaijão
Com volta nos minutos finais, Pérez lidera terceiro treino no Azerbaijão
Leclerc domina segundo treino da F1 no Azerbaijão
Rosberg é banido do paddock da Fórmula 1 por falta de vacinação
Pérez comanda primeiro treino livre da F1 no Azerbaijão

Quem teve uma corrida de caos completo foi a Ferrari. Além do abandono de Leclerc, que liderava quando o motor de seu carro explodiu, o time viu Carlos Sainz deixar a corrida ainda na nona das 51 voltas, com problemas hidráulicos. Além disso, GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas, abandonaram com problemas de motor, também da Ferrari.

A próxima etapa da Fórmula 1 está marcada para o próximo domingo (19), com a disputa do Grande Prêmio do Canadá, marcado para o circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.

Confira como foi a corrida

A largada em Baku teve Sergio Pérez tomando a liderança nos metros iniciais, superando Charles Leclerc, que conseguiu se defender do ataque de Max Verstappen. O holandês seguiu na terceira posição, enquanto Carlos Sainz se colocou em quarto. Goerge Russell completava a lista dos cinco primeiros. Nicholas Latifi, em 19º, passou a ser investigado por infração na largada.

Enquanto Pérez passou a abrir frente para Leclerc, a direção de prova puniu Latifi com um stop and go de dez segundos após um mecânico mexer no carro do canadense um minuto antes da volta de apresentação. Na quarta volta, Daniel Ricciardo passou a atacar Lando Norris pela 11ª colocação, sem conseguir a ultrapassagem.

Verstappen passou a atacar Leclerc a partir da quinta volta, mas o monegasco conseguia abrir uma vantagem suficiente para que o holandês, mesmo com a asa móvel, não conseguisse a manobra de ultrapassagem. Na volta 9, Carlos Sainz passou reto na curva 4, ficando estacionado com problemas em sua Ferrari. O lance acionou o Safety Car Virtual.

Leclerc foi para os boxes na volta 10, se aproveitando da neutralização, e recebeu pneus duros, enquanto as Red Bulls seguiram na pista. Russell, Gasly, Hamilton, Vettel, Tsunoda, Zhou, Magnussen e Albon também fizeram seus pit stops. A bandeira verde foi acionada na mesma volta com Pérez na liderança, agora seguido por Verstappen, enquanto o monegasco vinha em terceiro.

Vindo na décima posição, Sebastian Vettel passou a pressionar Esteban Ocon pelo nono lugar na 12ª volta. A ultrapassagem veio na volta seguinte, mas o alemão da Aston Martin passou reto, caindo para o 12º lugar. Na frente, Verstappen começou a tirar a diferença para Pérez, mas Leclerc, com pneus novos, também passou a descontar a vantagem para os líderes.

Verstappen passou por Pérez na 15ª volta, tomando a liderança da corrida. O mexicano começou a andar muito mais lento que os rivais, e foi chamado aos boxes na volta 17, recebendo pneus duros. Uma volta depois, Lewis Hamilton passou por Pierre Gasly, tomando a nona posição. Com Leclerc cada vez mais diminuindo a diferença, o campeão do mundo foi aos boxes na volta 19.

Enquanto Ricciardo passou a atacar Norris, Leclerc viu o motor de sua Ferrari explodir, abandonando a disputa na capital azeri. Uma volta depois, Norris foi aos boxes e recebeu pneus duros da McLaren, enquanto Gasly passou por Ricciardo, tomando a quarta posição na volta 22. Na passagem seguinte, Tsunoda deixou Ocon para tomar a sétima posição.

Com problemas de motor, GuanYu Zhou abandonou a disputa na volta 24. Já Sebastian Vettel seguia bem na corrida, e tomou a oitava posição de Ocon na volta 25. Hamilton também subiu de posição ao superar Ricciardo. Na volta 27, foi a vez de Alonso passar por Ocon, tomando o nono lugar. Já Verstappen, na liderança, mantinha 7s5 para Pérez na 28ª volta.

Hamilton passou a descontar rapidamente a vantagem de Gasly, tentando a quarta posição. Mais atrás, Magnussen buscava ultrapassar Ocon na volta 33. Porém, a Haas do dinamarquês apresentou problemas logo depois, deixando-o fora da prova em Baku. O Safety Car Virtual foi acionado mais uma vez, e Verstappen, Pérez, Russell e Hamilton visitaram os boxes.

A bandeira verde voltou a tremular em Baku na volta 35, e Hamilton passou a atacar Tsunoda, tomando o quinto lugar no giro seguinte. O heptacampeão do mundo passou a descontar a vantagem de Gasly, que era de dez segundos. O japonês da AlphaTauri passou a ter problemas coma asa móvel, e se dirigiu aos boxes na volta 39, despencando para a 13ª posição.

Com Verstappen com 15 segundos de frente para Pérez, que também tinha Russell distante, as atenções se voltavam para Gasly e Hamilton. O dono do Mercedes número 44 vinha 3s6 atrás do francês da AlphaTauri quando restavam dez voltas para o final da prova. O inglês passou a atacar na volta 43, sem conseguir a ultrapassagem no primeiro momento.

Na volta 44, Hamilton finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Gasly, tomando o quarto lugar. Quatro voltas depois, Lance Stroll abandonou a prova com problemas em sua Aston Martin. A corrida se encaminhou com tranquilidade para o final e Verstappen venceu a prova, seguido por Pérez e Russell.

Deixe seu Comentário

Comentários