Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera TL1 encerrado em bandeira vermelha na Austrália

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 30/03/2023
  • Atualizado: 30/03/2023 às 23:30
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na atividade realizada na noite desta quinta-feira (30) no circuito de Albert Park, em Melbourne, o líder do campeonato registrou na melhor das suas voltas 1min18s790 com a Red Bull equipada com pneus macios.

Max Verstappen
Verstappen liderou a primeira atividade do final de semana. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, piloto da Mercedes que foi 0s433 mais lento em relação a Verstappen. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o terceiro melhor com um tempo feito com pneus médios, sendo seguido por Fernando Alonso, quarto com a Aston Martin. O grupo dos cinco melhores foi completado por Charles Leclerc.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Carlos Sainz, com a outra Ferrari, terminou com a sexta colocação da atividade, sendo seguido por Lando Norris, sétimo com a McLaren. A oitava colocação terminou nas mãos de Pierre Gasly, enquanto George Russell, da Mercedes, foi o nono mais rápido. Lance Stroll, da Aston Martin, completou a lista dos dez mais velozes.

LEIA MAIS:
Norris: “Não vejo razão para não marcar pontos”
F1: Hamilton espera chuva para ter chance em Melbourne
Pérez quer lutar por título, mas vê Verstappen como o “mais difícil de bater”

A segunda sessão de treinos livres do final de semana está marcada para 2h desta sexta-feira (31). O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 está marcado para 2h de domingo, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Melbourne começou com clima frio. A temperatura era de 17°C, enquanto que o asfalto estava em 29°C. A umidade do ar era de 64% no momento em que a sessão começou. O primeiro a sair para a pista foi Carlos Sainz, que com a Ferrari equipada com pneus duros marcou 1min25s314, marca que logo foi superada por outros pilotos.

Pierre Gasly, Lance Stroll, Oscar Piastri e Lewis Hamilton se colocaram na liderança, até que Sergio Pérez, com os pneus médios, marcou 1min20s267, tomando a primeira posição. Max Verstappen, com os compostos macios, apareceu em segundo, um segundo atrás do mexicano companheiro de equipe. Pouco depois, Hamilton se colocou em segundo, logo à frente de Lance Stroll.

Verstappen partiu para uma nova volta e tomou a ponta, cravando 1min19s332. Com 11 minutos de atividade, Kevin Magnussen escapou da pista na curva 3, retornando à pista instantes depois. Hamilton deixou os boxes e marcou uma volta para subir ao terceiro lugar, sendo superado pouco tempo depois por Stroll. Com 16 minutos, foi a vez de Pérez voltar à liderança, agora com 1min18s293.

Enquanto Fernando Alonso seguia dando voltas com pneus duros em sua Aston Martin, Verstappen melhorou seu tempo com 20 minutos de sessão, cravando 1min18s790, novamente com pneus macios. Já Alonso apertou o ritmo e pulou para a quinta posição. Com 26 minutos de atividade, Lando Norris saiu pela primeira vez à pista, e marcou o 14º tempo.

Oscar Piastri se colocou na quinta posição com 29 minutos de sessão, enquanto a Ferrari mandou seus dois pilotos à pista no fechamento da primeira metade do treinamento, com Charles Leclerc em terceiro, seguido por Carlos Sainz. George Russell pulou para a nona posição. Pérez, pouco depois, escapou da pista quando buscava uma volta com pneus macios. Yuki Tsunoda foi outro que saiu do traçado.

Alonso avançou para o terceiro lugar, enquanto Nyck de Vries e Lewis Hamilton tiveram um entreveiro que quase resultou em acidente. Pouco depois, com 37 minutos de atividade, a direção de prova acionou a bandeira vermelha por conta de problemas em sensores da pista. Os pilotos rapidamente retornaram aos boxes.

A sessão foi retomada quando restavam 14 minutos para o final do treinamento com os pilotos mais preocupados com as simulações de corrida do que em baixar tempo. Ao contrário dos outros, Norris avançou para o sexto tempo. Verstappen, por sua vez, rodou quando buscava abrir uma volta rápida a seis minutos do final da sessão.

Hamilton avançou para a segunda colocação nos instantes finais do treino, enquanto Logan Sargeant ficou parado na grama, causando uma bandeira vermelha que encerrou a atividade.

Deixe seu Comentário

Comentários