Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera primeiro treino para o GP do Canadá de F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/06/2022
  • Atualizado: 17/06/2022 às 16:03
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio do Canadá, nona etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na atividade realizada na tarde desta sexta-feira (17) no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o piloto da Red Bull e atual campeão do mundo registrou na melhor das suas voltas 1min15s158, usando pneus macios.

Max Verstappen
Verstappen liderou boa parte da sessão em Montreal. (Foto: Getty Images)

A segunda colocação ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que foi superado em 0s246 por Verstappen. Fernando Alonso, que fez sua volta com pneus médios, colocou a Alpine na terceira posição, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. Charles Leclerc, com a outra Ferrari, completou a lista dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

George Russell, com o carro da Mercedes, fechou o treinamento com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Lance Stroll, sétimo com um equipamento da Aston Martin. Lewis Hamilton colocou a outra Mercedes do grid na oitava posição, enquanto Sebastian Vettel, da Aston Martin, foi o nono. Daniel Ricciardo, da McLaren, completou o top-10.

LEIA MAIS:

FIA vai interferir em redução do ‘porpoising’ nos carros da F1
F1 renova contrato e garante GP da Austrália até 2035
Fórmula 1 retorna ao Canadá após dois anos sem provas em Montreal
Steiner diz que Mick Schumacher precisa ficar fora de problemas

A segunda sessão de treinos livres em Montreal está marcada para 18h, e contará com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio do Canadá de Fórmula 1 será disputado neste domingo (19), a partir das 15h, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Montreal começou com temperatura ambiente em 25°C e umidade em 42%. O asfalto estava em 39°C no início da atividade. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos deixaram os boxes para as voltas de instalação e os primeiros giros rápidos do final de semana no circuito Gilles Villeneuve.

O primeiro piloto a registrar tempo foi Valtteri Bottas, que marcou 1min20s463 com a Alfa Romeo, sendo batido rapidamente por Carlos Sainz, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, que marcou 1min17s991, usando os compostos médios. Lewis Hamilton, pouco depois, colocou a Mercedes na segunda colocação.

O finlandês da Alfa Romeo voltou para a ponta da sessão, mas rapidamente foi batido pelo atual campeão do mundo, que virou 1min16s507, enquanto Sergio Pérez, com a outra Red Bull, avançou para a segunda colocação. Com nove minutos de sessão, a Ferrari soltou para a pista Charles Leclerc e Carlos Sainz, e viu o monegasco subir para terceiro, logo à frente do espanhol.

Verstappen seguiu melhorando seu tempo, mas logo acabou superado pelo companheiro de equipe, que virou 1min15s660, ainda usando os compostos médios. Sebastian Vettel avançou para a quarta colocação do treino com a Aston Martin, mas logo foi superado por Fernando Alonso, que anotou o terceiro tempo com a Alpine.

A Ferrari viu Leclerc, com pneus macios, marcar o segundo tempo na abertura da segunda metade da sessão. Sainz foi ainda melhor, marcando 1min15s441 para se colocar na frente. Pouco tempo depois, Verstappen voltou para a ponta da tabela de tempos, cravando 1min15s158, também usando os compostos de faixa vermelha.

Hamilton avançou para a sexta posição com a Mercedes com 40 minutos de sessão, se colocando logo atrás de Lance Stroll, quinto colocado com a Aston Martin. Pouco tempo depois, o canadense caiu uma posição ao ser superado por George Russell, companheiro do heptacampeão no time da estrela de três pontas.

Alonso retomou a terceira posição com a Alpine quando restavam 15 minutos para o final da sessão, se colocando 0s373 atrás do tempo de Verstappen. Já Kevin Magnussen, vindo na 20ª posição, passou reto na última curva do circuito, sem causar danos para o carro da Haas, nem para o treinamento, que seguiu em bandeira verde.

Restando pouco mais de oito minutos para o encerramento da sessão, uma marmota quase foi atropelada pelos carros ao atravessar a pista. O animal é bastante comum na região onde está localizado o circuito canadense. Em ritmo de simulação de corrida, os tempos não caíram mais. Melhor para Verstappen, que liderou a sessão, seguido por Sainz e Alonso.

Deixe seu Comentário

Comentários