Card image
Fórmula 1
FIA vai interferir em redução do ‘porpoising’ nos carros da F1

1 Minuto de leitura

  • Publicado: 16/06/2022
  • Atualizado: 16/06/2022 às 15:38
  • Por: Ana Oliveira

O Grande Prêmio do Azerbaijão realizado no último domingo (12), teve como protagonista algo que incomodou muito os pilotos: o porpoising. O problema vem afetando os carros do novo regulamento desde o início da temporada 2022 e até agora, foram encontradas poucas soluções.

Hamilton sofreu com dores nas costas no Azerbaijão (Foto: Mercedes)

Após reclamações, a FIA decidiu intervir na situação para garantir a segurança dos competidores, exigindo que as equipes façam ajustes para diminuir ou eliminar o porpoising de vez. As seguintes diretrizes técnicas foram divulgadas:

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

– Deve ser feita uma checagem mais minuciosa das pranchas e assoalhos, tanto em termos de design quanto de desgaste observado.

LEIA MAIS:
F1 renova contrato e garante GP da Austrália até 2035
Fórmula 1 retorna ao Canadá após dois anos sem provas em Montreal
Steiner diz que Mick Schumacher precisa ficar fora de problemas

– Uma métrica, baseada na aceleração vertical do carro, deve ser definida. Ela dará um limite quantitativo para o nível aceitável de oscilações verticais. A fórmula matemática exata para esta métrica ainda está sendo analisada pela FIA, e as equipes de Fórmula 1 foram convidadas a contribuir para este processo.

A decisão da FIA veio após uma consulta com seus médicos, visando a segurança dos pilotos. Na corrida em Baku, Lewis Hamilton teve fortes dores nas colunas e não foi o único: Daniel Ricciardo também apresentou queixas. A dor excessiva pode trazer consequências para os competidores

Deixe seu Comentário

Comentários