Card image
Fórmula 1
Verstappen lidera primeiro treino para o GP da Estíria de F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/06/2021
  • Atualizado: 25/06/2021 às 7:34
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Estíria, oitava etapa da temporada da Fórmula 1. Na sessão realizada na manhã desta sexta-feira (25) no Red Bull Ring, na Áustria, o piloto da Red Bull e líder do campeonato registrou na melhor das suas voltas 1min05s910, usando os pneus macios para ser o único a andar abaixo da casa de 1min06s.

Max Verstappen
Verstappen é o líder do campeonato. (Foto: Getty Images)

A segunda posição ficou com Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri que foi 0s256 mais lento em relação a Verstappen. Lewis Hamilton, vice-líder do campeonato, colocou a Mercedes na terceira posição, ficando logo à frente de Valtteri Bottas, quarto com o outro carro do time alemão. Yuki Tsunoda, companheiro de Gasly, fechou o top-5.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Fernando Alonso colocou a Alpine na sexta posição, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Esteban Ocon. Lance Stroll registrou o oitavo melhor tempo da atividade com a Aston Martin, ficando logo à frente de Antonio Giovinazzi, nono com a Alfa Romeo. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o grupo dos dez melhores.

LEIA MAIS:

F1 anuncia retorno do GP da Turquia ao calendário de 2021
Confira a programação e onde assistir na TV o GP da Estíria de F1

A sexta-feira ainda contará com mais um treino livre, este marcado para 10h, com exibição ao vivo do BandSports. O Grande Prêmio da Estíria de Fórmula 1 será disputado no domingo (27), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A sessão que abriu o final de semana da Fórmula 1 no Red Bull Ring começou com sol na região de Spielberg. A temperatura ambiente apontava 23°C, com umidade do ar em 46%. O asfalto tinha 46°C. O treino começou às 6h30, pelo horário de Brasília, com praticamente todos os pilotos indo à pista, exceção feita a George Russell, da Williams.

Logo nos primeiros minutos, Robert Kubica, que participou do treino no lugar de Kimi Räikkönen, rodou com a Alfa Romeo. Pouco depois, Esteban Ocon foi o primeiro a completar volta, iniciando um revezamento entre os pilotos com o melhor tempo. Lando Norris se colocou na ponta, mas logo foi batido por Lewis Hamilton. Pouco depois, Max Verstappen cravou 1min07s454.

Enquanto Mick Schumacher escapava da pista, Hamilton e Verstappen se revezavam na liderança da sessão, com o holandês se estabelecendo na frente ao marcar 1min06s936. Pierre Gasly se colocou entre os dois protagonistas do campeonato com a AlphaTauri, ao cravar uma marca apenas 0s043 atrás do tempo registrado pelo líder da temporada.

Verstappen melhorou ainda mais sua marca e, com 20 minutos de treinamento, a classificação apontava o holandês na frente, seguido por Gasly, Sergio Pérez e Yuki Tsunoda, com todos os carros dos times da Red Bull. George Russell aparecia na décima posição, enquanto Valtteri Bottas ocupava a 20ª e última posição com a Mercedes.

Carlos Sainz rodou com a Ferrari no primeiro setor da pista, parando na saída dos boxes, obrigando Bottas a estacionar na pista para evitar um acidente. Pouco depois, Hamilton se colocou na liderança da sessão com 1min06s390, andando com os pneus macios. Bottas chegou a bater o tempo do companheiro de equipe, mas viu o inglês marcar, com 30 minutos de sessão, 1min06s332.

Gasly avançou para a liderança do treinamento com 33 minutos de atividade, mas foi superado depois de alguns segundos por Verstappen, que quebrou a barreira de 1min06s ao marcar 1min05s910. Hamilton, Bottas e Tsunoda fechavam a lista dos cinco primeiros àquela altura. A partir deste momento, os pilotos passaram a trabalhar nas simulações de corrida.

O terço final da atividade foi aberto com Pérez rodando com a Red Bull, sem causar a neutralização por bandeira amarela. Minutos mais tarde, foi a vez de Hamilton ter uma volta excluída por não respeitar os limites de pista. Nos dez minutos finais, Verstappen e Gasly retornaram à pista, seguindo com suas voltas em sequência.

Ainda houve tempo para que Valtteri Bottas escapasse da pista e espremesse Antonio Giovinazzi, que reclamou após passar com duas rodas pela grama. A sessão acabou com Verstappen na ponta, seguido por Gasly e Hamilton.

Deixe seu Comentário

Comentários