Max Verstappen conquistou neste sábado (3) a pole position para o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull liderou as três fases da definição das posições de largada realizada no Red Bull Ring, em Spielberg, registrando na última delas 1min03s720 usando pneus macios.
A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que acabou apenas 0s048 atrás do tempo obtido por Verstappen. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, ficou com a terceira posição, sendo seguido pelos dois carros da Mercedes, time que viu Lewis Hamilton terminar com o quarto lugar no grid, e Valtteri Bottas obter o quinto posto.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Pierre Gasly partirá da sexta posição na corrida deste domingo, sendo seguido por seu companheiro de AlphaTauri, Yuki Tsunoda. Sebastian Vettel colocou a Aston Martin no oitavo lugar, mas está sob investigação por atrapalhar Fernando Alonso durante o Q2. George Russell colocou a Williams no Q3 pela primeira vez e partirá em nono, enquanto Lance Stroll, com a outra Aston Martin, fecha o top-10.
LEIA MAIS:
Verstappen voa e lidera terceiro treino para o GP da Áustria
Hamilton puxa dobradinha da Mercedes no TL2 na Áustria
Verstappen lidera primeiro treino para o GP da Áustria de F1
Confira a programação e onde assistir na TV ao GP da Áustria de F1
O Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1 será disputado neste domingo (4), a partir das 10h, com transmissão da Band e da rádio BandNews FM.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação começou pontualmente às 10h, pelo horário de Brasília, com 25°C de temperatura ambiente e apenas 26% de umidade no ar. O asfalto estava em 52°C. Os primeiros a visitarem a pista foram Mick Schumacher e Nikita Mazepin, ambos pilotos da Haas. O russo foi o primeiro a marcar tempo, com 1min07s106, marca que logo foi batida pelo alemão, que fez 1min06s127.
Verstappen saiu para a pista restando 12 minutos para o final da primeira rodada, e viu alguns pilotos se revezarem na liderança, como Lance Stroll, Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi, Kimi Räikkönen e Lando Norris. O holandês, então, marcou 1min04s249, garantindo o melhor tempo. Lewis Hamilton marcou o segundo tempo, enquanto Valtteri Bottas pulou para a terceira posição.
George Russell fez sua volta e se colocou em décimo, caindo duas posições após Sebastian Vettel e Lance Stroll avançarem ao top-10. Norris pulou para a segunda posição com a McLaren, sendo seguido por Fernando Alonso, com a Alpine. Restando quatro minutos para o final da sessão, todos os pilotos recolheram aos boxes para últimos ajustes.
Com pouco mais de dois minutos para o final da sessão, 15 dos 20 pilotos retornaram à pista, exceções feitas a Verstappen, Norris, Alonso, Hamilton e Bottas. Pierre Gasly, que estava ameaçado, se colocou em nono. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Norris e Alonso. Räikkönen, Ocon, Latifi, Schumacher e Mazepin foram os eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com Pérez sendo o primeiro a visitar a pista, marcando 1min04s554 com os pneus médios. Os outros 14 pilotos deixaram os boxes quando o cronômetro apontou dez minutos para o encerramento da sessão. Hamilton tomou a liderança, mas logo foi batido por Verstappen, que fez 1min04s208, usando pneus médios.
Norris pulou para a segunda posição, 0s275 atrás de Verstappen, enquanto Pérez, com o mesmo tempo do piloto da McLaren, apareceu em terceiro, sendo seguido por Vettel e Hamilton. Após a primeira saída para a pista, Sainz, Leclerc, Alonso, Ricciardo e Giovinazzi apareciam entre os pilotos eliminados para a fase final.
Após uma ida aos boxes, os pilotos retornaram à pista com menos de dois minutos para o final da atividade. Alonso vinha em volta rápida, mas foi atrapalhado por Vettel, não conseguindo classificação. Verstappen melhorou para 1min03s927, garantindo o melhor tempo. Hamilton e Bottas fecharam o top-3. Russell avançou para o Q3. Os eliminados foram Sainz, Leclerc, Ricciardo, Alonso e Giovinazzi.
Q3
A fase final da classificação começou com os pilotos indo à pista restando nove minutos para o final da sessão. O primeiro a registrar tempo foi Stroll, que logo foi batido por Vettel. Gasly e Norris, que marcou 1min03s958. Verstappen, então, marcou 1min03s720 para tomar a liderança da folha de tempos. Hamilton apareceu em terceiro, seguido por Bottas e Pérez.
Depois de um breve período nos boxes, os pilotos retornaram à pista. Verstappen não conseguiu melhorar seu tempo, mas faturou a pole ao ver Norris ficar 0s048 atrás de seu tempo. Pérez parte em terceiro, seguido por Hamilton e Bottas.
Deixe seu Comentário