Card image
Fórmula 1
Verstappen bate Hamilton e fatura a pole do GP do Bahrein

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/03/2021
  • Atualizado: 27/03/2021 às 13:12
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, etapa que abre a temporada da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada no início da tarde deste sábado (27) no Circuito Internacional do Bahrein, em Sakhir, o piloto da Red Bull voou, marcou 1min28s997 e garantiu sua quarta posição de honra na carreira, a primeira em solo barenita.

Max Verstappen
Verstappen conquistou sua primeira pole no Bahrein. (Foto: Red Bull)

Verstappen e Lewis Hamilton trocaram melhores voltas a partir do Q2, e protagonizaram uma disputa das mais emocionantes na rodada final. No fim, o holandês superou o heptacampeão mundial em 0s388, relegando o piloto da Mercedes ao segundo lugar. Valtteri Bottas, com o outro carro da estrela de três pontas, ficou com a terceira posição, sendo seguido por Charles Leclerc, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na quinta colocação do grid, e dividirá a terceira fila com Daniel Ricciardo, da McLaren. Companheiro de equipe do australiano, Lando Norris ficou com a sétima posição, sendo seguido por Carlos Sainz, que faz sua estreia na Ferrari. Fernando Alonso, da Alpine, foi o nono, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin, completa o top-10 do grid.

LEIA MAIS:

Verstappen voa no final e lidera o terceiro treino livre no Bahrein
Verstappen lidera TL2 e é o mais rápido da sexta-feira no Bahrein
RACING disponibiliza nas bancas digitais o Guia da F1
Verstappen supera Bottas no final e lidera TL1 no Bahrein
Band prepara programação especial para o GP do Bahrein de F1
Confira a programação e onde assistir ao GP do Bahrein de Fórmula 1

A classificação contou com algumas decepções. Sergio Pérez não conseguiu avançar para o Q3 com a Red Bull, após perder uma volta por não respeitar os limites de pista e ser batido por Stroll no fim do Q2. Parceiro do canadense na Aston Martin, Sebastian Vettel foi ainda pior: caiu ainda no Q1 e largará apenas da 18ª colocação.

O Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1 será disputado neste domingo (28), a partir do meio-dia, e contará com transmissão da Band, da rádio Band News FM e para assinantes do aplicativo F1 TV Pro.

Confira como foi a classificação

Q1

A primeira rodada da classificação começou com temperatura em 30°C e asfalto em 35°C. Williams e Haas mandaram seus pilotos à pista logo que os boxes foram abertos, mas apenas Mick Schumacher registrou tempo, com 1min33s861. George Russell e Nicholas Latifi fizeram apenas um giro de instalação, enquanto Nikita Mazepin rodou com a Haas.

Com 12 minutos para o final do Q1 os outros pilotos foram à pista, enquanto apenas Schumacher recolheu aos boxes. Os tempos, então, começaram a despencar. Lando Norris, Charles Leclerc e Carlos Sainz se colocaram na primeira colocação, mas logo foram batidos pelos pilotos da Mercedes, primeiro com Valtteri Bottas, depois com Lewis Hamilton, com 1min30s617.

Max Verstappen se colocou na frente ao marcar 1min30s499, enquanto Yuki Tsunoda avançou para a segunda posição, um décimo atrás do holandês. Os pilotos recolheram seus carros para um último ajuste antes da última tentativa de volta rápida. Com quatro minutos para o final, Esteban Ocon, Nicholas Latifi, George Russel, Nikita Mazepin e Mick Schumacher estavam na zona de eliminação.

Russell avançou para a sétima posição em sua última volta, enquanto Mazepin rodou novamente, vendo outros pilotos melhorarem também. Verstappen foi o mais rápido, seguido por Tsunoda e Hamilton. Foram eliminados Ocon, Latifi, Vettel, Schumacher e Mazepin. As voltas completadas sob bandeira amarela serão investigadas ao final da sessão.

Q2

A segunda rodada da classificação começou com os pilotos esperando alguns instantes antes de visitarem a pista. Apenas três minutos depois do sinal verde que os pilotos deixaram os boxes, exceções feitas aos pilotos da AlphaTauri e a Russell. O primeiro a registrar tempo foi Bottas, que marcou 1min30s559 com os pneus médios.

Verstappen pulou para a liderança logo na sequência, mas logo foi batido por Hamilton, que cravou 1min30s085. Pérez, por sua vez, perdeu o tempo de volta por não respeitar o limite da pista na curva 4, o que aconteceu também com Daniel Ricciardo. Restando cinco minutos para o final do Q2, Giovinazzi, Räikkönen, Ricciardo, Pérez e Russell estavam na zona de eliminação.

Russell foi à pista e marcou o 13º tempo, enquanto os outros 14 pilotos deixaram os boxes quando restavam três minutos para o final da sessão. Hamilton e Verstappen trocaram melhores parciais, mas recolheram, enquanto Sainz colocou a Ferrari na frente com 1min30s009, usando pneus macios, apenas 0s001 à frente de Leclerc, o segundo colocado.

Os eliminados da disputa pela pole position foram Pérez, Giovinazzi, Tsunoda, Räikkönen e Russell.

Q3

A última rodada da classificação começou com sete dos dez pilotos saindo à pista imediatamente, exceções feitas a Leclerc, Alonso e Stroll. Ricciardo foi o primeiro a registrar tempo, mas logo foi batido por Gasly. Hamilton, então, tomou a liderança com 1min29s549, mas foi batido em 0s023 por Verstappen, que cravou 1min29s526.

Stroll partiu para sua volta rápida, marcando o sexto tempo. Enquanto isso, os outros pilotos, incluindo Alonso e Leclerc, deixaram os boxes quando restava três minutos para o encerramento da classificação. Hamilton chegou a 1min29s385, mas viu Verstappen cravar 1min28s997 para faturar a pole position. Bottas, Leclerc e Gasly fecham a lista dos cinco melhores.

Deixe seu Comentário

Comentários