Max Verstappen conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada na madrugada deste sábado (1) no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da Red Bull marcou 1min16s732 com os pneus macios para faturar a primeira posição de honra da carreira no traçado australiano, e a sua 22ª da carreira.
A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi 0s236 mais lento em relação ao tempo de Verstappen. Lewis Hamilton, com a outra Mercedes, foi o terceiro melhor e dividirá a segunda fila com Fernando Alonso, quarto com a Aston Martin. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Carlos Sainz, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Lance Stroll, da Aston Martin, ficou com a sexta posição no grid de largada, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, partirá da sétima posição, tendo ao seu lado na quarta fila Alexander Albon, da Williams. Pierre Gasly, da Alpine, parte em nono, enquanto Nico Hülkenberg, da Haas, completa a lista dos dez melhores do grid.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen bate Alonso e lidera terceiro treino livre na Austrália
F1: Alonso lidera treino marcado pela chuva na Austrália
Verstappen lidera TL1 encerrado em bandeira vermelha na Austrália
Quem teve um sábado para se esquecer foi Sergio Pérez. O mexicano da Red Bull, que já havia cometido diversos erros durante o terceiro treino livre do final de semana, ficou preso na brita logo em sua primeira tentativa de volta rápida, causando uma bandeira vermelha e ficando com a 20ª e última posição do grid de largada.
O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 será disputado neste domingo (2), a partir das 2h. A Band transmite a corrida ao vivo.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação começou com clima frio, já que a temperatura estava em 14°C e umidade em 60%, mas sem chuva. O asfalto estava em 21°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos deixaram os boxes, todos eles com pneus slicks macios. O primeiro a registrar tempo foi Alexander Albon, com o tempo de 1min26s458 usando pneus macios.
A partir daí, muitos pilotos passaram a baixar o tempo do tailandês da Williams. Foram os casos de Valtteri Bottas e GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, e Kevin Magnussen, da Haas. Albon seguiu na pista e tomou a ponta com o tempo de 1min18s944. Logan Sargeant, por sua vez, rodou na última curva com a outra Williams, mas não bateu e retornou ao traçado.
Com seis minutos de atividade, Nico Hülkenberg tomou a liderança com 1min18s373. Pouco depois, Max Verstappen e Fernando Alonso partiram para suas voltas rápidas, mas uma bandeira vermelha provocada por Sergio Pérez, que ficou preso na brita com a Red Bull, obrigou os dois pilotos a tirarem o pé e retornarem aos boxes.
Após alguns minutos, a atividade foi retomada com Verstappen puxando a fila de pilotos que deixava os boxes. O holandês tomou a liderança com 1min18s063, enquanto Lance Stroll subiu para terceiro, e Alonso, para a quinta posição. A Mercedes mandou seus pilotos à pista e viu Lewis Hamilton se colocar em quarto, e George Russell, em sexto, tendo Albon e a Williams entre eles.
O tailandês melhorou ainda mais seu tempo com sete minutos para o final, subindo para segundo, 0s080 atrás de Verstappen. Carlos Sainz pulou para terceiro, seguido por Hülkenberg e Stroll. Alonso tomou a liderança, mas logo viu Verstappen recuperar a ponta da tabela de tempos com 1min17s469. Stroll voltou a subir para o terceiro lugar, ficando à frente de Russell.
Albon voltou a colocar a Williams na terceira colocação, enquanto Leclerc avançou ao nono posto, logo à frente de Kevin Magnussen. Alheio a todos estes pilotos, Verstappen melhorou seu tempo para 1min17s384, enquanto Hamilton tomou a segunda posição, apenas 0s305 distante do tempo do atual bicampeão do mundo.
O Q1 foi encerrado com Verstappen na liderança, seguido por Russell e Hamilton. Os eliminados foram Oscar Piastri, GuanYu Zhou, Logan Sargeant, Valtteri Bottas e Sergio Pérez foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com os pilotos da AlphaTauri sendo os primeiros a deixar os boxes. O primeiro a completar volta foi Nyck de Vries, que logo viu Stroll tomar a ponta com 1min17s616, sendo seguido por Alonso. Com cinco minutos de sessão, Leclerc tomou a ponta da classificação com 1min17s560 a bordo da Ferrari.
Verstappen tomou a ponta da tabela de tempos com a marca de 1min17s219, enquanto Alonso pulou para o segundo lugar, 0s064 atrás. Já Lando Norris passou pela brita com a McLaren. Hamilton subiu para o sétimo lugar, ficando logo à frente de Russell. Ocon, que cometeu um erro em uma das curvas, subiu para o oitavo lugar.
Russell melhorou seu tempo e tomou o quarto lugar. Já Lando Norris se posicionou no décimo lugar. O Q2 entrou no minuto final com os pilotos que estavam na parte final da tabela de classificação buscando melhorar o tempo e se classificar para a rodada decisiva. Gasly avançou ao quarto lugar, caindo um posto após Hulkenberg tomar o terceiro posto. Magnussen, porém ficou fora do top-10.
Houve tempo para que Sainz tomasse o terceiro lugar, ficando atrás de Verstappen, o mais veloz, e Alonso. Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Kevin Magnussen e Nyck de Vries foram eliminados.
Q3
A fase final da classificação começou com nove dos dez pilotos partindo para a pista. A exceção foi Stroll, que permaneceu nos boxes. Verstappen foi o primeiro a registrar tempo, cravando 1min17s578, enquanto Hülkenberg se colocou em segundo com a Haas, 0s468 distante do melhor tempo. Gasly apareceu em terceiro, seguido por Alonso e Albon.
Alonso tomou a ponta restando sete minutos para o final da sessão com 1min17s303, enquanto Sainz se colocou em segundo, seguido por Leclerc. Então, Hamilton avançou para a liderança com 1min17s271, mas viu Verstappen marcar 1min17s262 para tomar a primeira colocação do heptacampeão e piloto da Mercedes.
Stroll foi para a pista e se colocou na sétima colocação com a Aston Martin. Já os outros pilotos voltaram à pista após rápida passagem pelos boxes. Leclerc melhorou o tempo, mas fez apenas o quinto melhor tempo com o carro da Ferrari, enquanto Gasly fez a mesma coisa, mas permanecendo na nona colocação. Hulkenberg, por sua vez, trancou Hamilton duas vezes.
Verstappen partiu para sua segunda volta rápida e marcou 1min16s732, enquanto Alonso pulou para segundo, sendo superado por Russell, que foi 0s236 mais lento que o holandês. Hamilton ainda se colocou em terceiro.
Deixe seu Comentário