Card image
Fórmula 1
Verstappen acerta estratégia e vence o GP de 70 anos da F1

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 09/08/2020
  • Atualizado: 09/08/2020 às 11:36
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (9) o Grande Prêmio do 70º Aniversário da Fórmula 1, disputada no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Com um melhor rendimento dos pneus, o piloto da Red Bull se colocou na liderança na volta 15, e precisou esperar apenas Lewis Hamilton fazer sua segunda parada para tomar a ponta definitivamente e triunfar pela primeira vez no ano.

Max Verstappen
Verstappen venceu pela primeira vez na temporada. (Foto: Red Bull)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que mesmo sofrendo com os pneus mais desgastados na maior parte do tempo, conseguiu ter compostos melhores no final. Valtteri Bottas, que largou da pole position, terminou em terceiro, depois de ser superado pelo companheiro de Mercedes quando restavam duas voltas para o final.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Charles Leclerc, que apostou em uma estratégia de apenas uma parada nos boxes, levou a Ferrari ao quarto lugar, sendo seguido por Alexander Albon, quinto com a Red Bull. Lance Stroll terminou em sexto, logo à frente de Nico Hülkenberg, seu companheiro de Racing Point. Esteban Ocon, da Renault, Lando Norris, da McLaren, e Daniil Kvyat, da AlphaTauri, fecharam o top-10.

LEIA MAIS:

Binder supera Morbidelli e vence na República Tcheca

A Fórmula 1 dá sequência a temporada 2020 já no próximo final de semana, quando será disputado o Grande Prêmio da Espanha, corrida marcada para o circuito de Barcelona.

Confira como foi a corrida

A largada em Silverstone começou com Bottas mantendo a liderança da prova, sendo seguido por Hamilton. Verstappen deixou Hülkenberg para trás para tomar a terceira posição, enquanto Stroll passou por Ricciardo para assumir a quinta posição. Largando em 12º, Vettel despencou para a 20ª e última colocação nos metros iniciais após rodar com a Ferrari.

Hamilton seguiu próximo de Bottas nas primeiras voltas, enquanto Verstappen não conseguia acompanhar o ritmo das Mercedes. Na quarta volta, Norris, Albon e Leclerc começaram a batalhar pela oitava colocação da prova. Na sexta volta, Bottas começou a reclamar do desgaste dos pneus. Albon, foi aos boxes pela primeira vez na volta 7, colocando pneus duros.

A ação do tailandês foi repetida por vários outros pilotos, como Russell, na volta 9, e Gasly e Giovinazzi, na volta 10. A partir da volta 12, Verstappen, com pneus em melhores condições, passou a atacar Hamilton pela segunda posição, enquanto Bottas reclamava do desgaste dos pneus de sua Mercedes, visitando os boxes na volta 14. O inglês, por sua vez, foi aos boxes na volta seguinte. Ambos colocaram pneus duros.

Ao contrário do que se imaginou, Verstappen começou a abrir vantagem sobre Bottas, o segundo colocado, mesmo com pneus mais velhos. Na volta 18, Magnussen tocou o carro de Giovinazzi para ganhar a posição, e o lance entrou em investigação. No giro seguinte, Stroll e Leclerc, que largaram com pneus duros, fizeram seus pit stops.

Com 23 voltas, outros três pilotos que largaram com pneus duros vieram para as paradas: Ocon, Vettel e Sainz. O último, porém, teve problemas na troca de pneus. Na volta seguinte, Gasly fez sua segunda parada, enquanto Verstappen parou apenas na volta 27, recebendo pneus médios. Bottas voltou para a liderança, mas o holandês o superou na mesma volta, retomando a ponta.

Na volta 29, Albon passou por Norris, tomando a sétima posição. Na volta seguinte, o inglês da McLaren foi aos boxes para sua segunda troca de pneus. Com 31 voltas, Ricciardo rodou, perdendo algumas posições, no momento em que Hülkenberg foi aos boxes pela segunda vez. Verstappen e Bottas fizeram suas segundas paradas na volta 33, e Hamilton assumiu a liderança da corrida.

Hamilton seguiu na pista mesmo com pneus muito desgastados, e conseguiu manter a diferença para Verstappen na casa de 11 segundos por algumas voltas. A partir da volta 40, o holandês começou a descontar a diferença, e a Mercedes chamou o inglês para os boxes na volta 42, colocando pneus duros. O hexacampeão retornou à pista em quarto.

Hamilton passou a andar muito rápido com os pneus novos, e cortou a diferença para Verstappen, o líder para menos de dez segundos na volta 44. Na 45ª volta, Hülkenberg foi aos boxes pela terceira vez e colocou pneus macios, retornando na sétima posição. Hamilton tomou a terceira posição de Leclerc na volta 46, entrando na zona de pódio. Magnussen, por sua vez, abandonou a corrida.

Hamilton passou a atacar Bottas pela segunda posição na volta 49, e fez a ultrapassagem na volta seguinte. Verstappen, no final, seguiu para vencer pela primeira vez no ano.

Deixe seu Comentário

Comentários