Card image
Fórmula 1
F1: Russell puxa 1-2 da Mercedes no primeiro treino em Miami

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/05/2023
  • Atualizado: 05/05/2023 às 16:12
  • Por: Leonardo Marson

George Russell foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio de Miami, quinta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na tarde desta sexta-feira (5) no circuito montado nas ruas de Miami, no estado americano da Florida, o piloto da Mercedes registrou 1min30s125, usando pneus macios em seu carro.

George Russell
Foto: Jiri Krenek

A segunda colocação ficou com Lewis Hamilton, que acabou 0s212 atrás do tempo de Russell, seu companheiro de equipe. Charles Leclerc, com a Ferrari, ficou com o terceiro lugar na folha de tempos, sendo seguido por Max Verstappen, que liderou a maior parte da sessão, mas foi somente o quarto com a Red Bull. Carlos Sainz, da Ferrari, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Pierre Gasly, com a Alpine, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, ficando à frente de Fernando Alonso, sétimo mais veloz com o carro da Aston Martin. Lance Stroll, companheiro de equipe do espanhol bicampeão do mundo, foi o oitavo, enquanto Nico Hulkenberg, da Haas, foi o nono. Esteban Ocon, da Alpine, foi o décimo, ficando logo à frente de Sergio Pérez, da Red Bull.

LEIA MAIS:
F1: Verstappen diz que disputa com Pérez é “bastante normal”
F1: Leclerc confiante de melhora no SF23 em Miami
F1: Russell defende seu estilo de pilotagem contra críticas de Verstappen

A atividade no circuito montado nas ruas de Miami contou com uma bandeira vermelha. Nico Hülkenberg, que vinha na segunda posição na folha de tempos, perdeu o controle de sua Haas, acertando o muro. O treinamento foi interrompido imediatamente pela direção de prova.

Logo mais, a partir das 18h30, será realizado o segundo treino livre para a disputa da quinta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O Grande Prêmio de Miami será disputado no domingo (7), a partir das 16h30, com transmissão da Band.

Confira como foi o treino

A primeira sessão do final de semana começou com temperatura em 29°C, com o asfalto em 48°C, e umidade do ar em 48%. O treino começou com os pilotos partindo para a pista para suas primeiras voltas. O primeiro a registrar tempo foi Kevin Magnussen, que marcou 1min36s852 usando pneus médios em sua Haas. A marca logo foi batida por Esteban Ocon, da Alpine.

Nico Hulkenberg se colocou na frente com a Haas, mas logo viu Lewis Hamilton tomar a ponta com a Mercedes, marcando 1min34s527 com pneus médios. Momentos depois, foi a vez de Max Verstappen tomar a ponta da tabela de classificação com 1min34s054, contando com pneus duros instalados em sua Red Bull.

Enquanto Sergio Pérez se colocou em terceiro, Hulkenberg voltou ao segundo lugar com a Haas, 0s347 distante de Verstappen. Charles Leclerc, da Ferrari, escapou da pista, enquanto Nyck de Vries rodou com a AlphaTauri. Carlos Sainz se colocou na frente com a Ferrari, mas viu Hamilton bater seu tempo. O heptacampeão, depois, foi superado por Verstappen, que anotou 1min32s465.

Pérez voltou a ocupar a terceira colocação, ficando à frente de Fernando Alonso, quarto com a Aston Martin. Leclerc, então, avançou para o segundo lugar, 0s702 distante do tempo de Verstappen, melhorando seu tempo na abertura do segundo terço da sessão, 0s652 atrás do atual bicampeão do mundo. Já o espanhol bicampeão do mundo pulou para o terceiro lugar.

Valtteri Bottas travou os pneus na aproximação de uma curva e fritou os pneus. Com 26 minutos de treino, os pilotos passaram a sair para a pista com pneus macios, e Hulkenberg se colocou na frente com 1min31s392 com a Haas, time que viu Magnussen anotar o terceiro tempo, atrás também de Verstappen no fechamento da primeira metade da sessão.

Mesmo cometendo um erro no primeiro setor da pista, Verstappen tomou o melhor tempo ao marcar 1min31s054, agora com pneus macios, enquanto Pérez avançou para a terceira colocação. Com 26 minutos para o encerramento da sessão, Nico Hulkenberg acertou o muro, causando a primeira bandeira vermelha do final de semana.

Alguns minutos mais tarde, os boxes foram abertos quando restavam 17 minutos para o encerramento da sessão. Pouco depois, Verstappen melhorou seu tempo ao marcar 1min30s549, novamente com pneus macios. Alonso melhorou seu tempo, mas seguiu em quarto, enquanto Alexander Albon se colocou na sétima posição com a Williams.

Oscar Piastri entrou no top-5 com a McLaren quando restavam 11 minutos para o encerramento da sessão. Outro que subiu foi Leclerc, que avançou ao segundo lugar, 0s523 distante de Verstappen. Na sequência, foi a vez de Sainz tomar o segundo lugar, agora cortando a diferença do holandês para 0s444. Pouco depois, o monegasco retomou o segundo lugar.

Nos instantes finais da sessão, Hamilton marcou 1min30s337 com a Mercedes, mas viu George Russell marcar 1min30s125

Deixe seu Comentário

Comentários