Card image
Fórmula 1
Memória Racing: há 35 anos, Senna vencia pela primeira vez na F1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/04/2020
  • Atualizado: 21/04/2020 às 22:26
  • Por: Leonardo Marson

O dia 21 de abril é um dos mais importantes da história do automobilismo brasileiro. Nesta mesma data, há 35 anos, Ayrton Senna vencia pela primeira vez na Fórmula 1, ao ser o primeiro a cruzar a linha de chegada no Grande Prêmio de Portugal, corrida disputada no circuito do Estoril. Na ocasião, o então futuro tricampeão mundial fazia apenas a sua segunda atuação pela Lotus.

Ayrton Senna
Senna venceu em Portugal com mais de um minuto de vantagem para Alboreto. (Foto: divulgação)

Senna vinha de uma temporada de estreia na mais importante categoria do automobilismo mundial com alguns bons resultados com a Toleman, como o segundo lugar em Mônaco, e migrou para a Lotus, equipe que não vencia há três anos, em 1985. Após uma quebra na abertura do campeonato, no GP do Brasil em Jacarepaguá, o brasileiro foi dominante em Portugal.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Ayrton liderou os treinos livres e confirmou o favoritismo na classificação, quando marcou na melhor de suas voltas 1min21s007, deixando Alain Prost, da McLaren, na segunda posição, com um tempo 0s413 acima da marca do brasileiro. Keke Rosberg, com a Williams, se classificou em terceiro, sendo seguido por Elio de Angelis, companheiro de Senna na Lotus, e Michele Alboreto, da Ferrari.

LEIA MAIS:

Relembre narrações históricas de Luciano do Valle no automobilismo

O que prometia ser um domingo tranquilo para o brasileiro se transformou em drama logo pela manhã: durante o warm up, o motor Renault da Lotus explodiu, causando danos no câmbio e na suspensão. A equipe, porém, conseguiu reparar o equipamento, e viu uma forte chuva atingir o circuito lusitano, o que causou muitos acidentes tão logo a corrida foi iniciada.

A largada foi autorizada e Senna manteve a liderança, seguido por De Angelis, enquanto outros pilotos, como Jonathan Palmer, François Hesnault, Phillippe Alliot abandonaram a corrida ainda nos giros iniciais. A corrida, que contou com 26 pilotos no grid, ainda viu os abandonos de Nelson Piquet, que abandonou na 28ª volta com problemas nos pneus da Brabham, e Prost, que aquaplanou dois giros depois. Apenas nove competidores completaram a prova.

Senna seguiu tranquilo para vencer a corrida com grande vantagem em relação aos rivais. Alboreto, o segundo colocado, terminou mais de um minuto atrás do brasileiro, enquanto Patrick Tambay, da Renault, completou a lista dos três primeiros, uma volta atrás de Ayrton, que venceria mais uma vez naquele ano, na Bélgica. O piloto da Lotus terminou o campeonato, vencido por Prost, na quarta posição.

Deixe seu Comentário

Comentários