Card image
Notícias
Relembre narrações históricas de Luciano do Valle no automobilismo

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/04/2020
  • Atualizado: 19/04/2020 às 13:34
  • Por: Leonardo Marson

A morte de Luciano do Valle, um dos mais importantes narradores da história da TV brasileira, completa neste domingo (19) seis anos. O profissional, que morreu em Uberlândia (MG) por conta de uma parada cardíaca, marcou época ao ser o responsável por transmissões esportivas em diversos esportes, incluindo o automobilismo, onde contou momentos históricos.

Luciano do Valle
Luciano do Valle morreu em 19 de abril de 2014, viajando para Uberlândia para transmitir uma partida do Campeonato Brasileiro de Futebol. (Foto: reprodução/Band)

A voz de Luciano ficou imortalizada em alguns dos momentos mais importantes do Brasil no esporte a motor mundial. Muito se fala sobre as transmissões das 500 Milhas de Indianápolis, trazidas ao País pelo narrador, mas vitórias importantes de brasileiros na Fórmula 1 também ficaram marcadas pela voz de Do Valle.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

RACING separou seis momentos históricos do automobilismo brasileiro que foram transmitidos por Luciano do Valle.

Emerson Fittipaldi vence as 500 Milhas de Indianápolis em 1989

“Bateu Al Unser! Emerson vai ganhar! O Brasil ganhou!”. Com essas palavras, Do Valle celebrou a primeira vitória de Emerson Fittipaldi na principal corrida do esporte a motor dos Estados Unidos. O brasileiro dominou a prova, mas viu Al Unser Jr. conseguir a ultrapassagem na parte final da prova. O americano, porém, se atrapalhou com os retardatários e permitiu a aproximação de Fittipaldi. Um toque entre os dois definiu a corrida em favor ao brasileiro.

Nelson Piquet campeão mundial de Fórmula 1

A voz de Luciano do Valle também está na narração do primeiro título mundial de Nelson Piquet na Fórmula 1. Foi o campineiro o responsável por transmitir para o Brasil o Grande Prêmio dos Estados Unidos daquele ano, disputado no estacionamento de um cassino em Las Vegas. Piquet terminou a corrida em quinto, posição que lhe garantiu o título após Carlos Reutemann completar apenas em oitavo.

Vitória de José Carlos Pace no GP do Brasil de F1

José Carlos Pace tinha uma carreira promissora na principal categoria do automobilismo mundial, e conseguiu sua primeira – e única – vitória no GP do Brasil de 1975, disputado em Interlagos. A corrida foi transmitida por Luciano do Valle. Pace morreria dois anos mais tarde, em um acidente aéreo.

Helio Castroneves vence a Indy 500 em 2009

Helinho já havia vencido em Indianápolis em 2001 e 2002, mas entrou na Indy 500 daquele ano em uma situação diferente: meses antes, estava preso por conta de uma acusação de fraude fiscal e evasão de divisas. A absolvição veio em abril de 2009, semanas antes da corrida. Ao cruzar a linha de chegada, Do Valle se emocionou e classificou Castroneves como um “herói brasileiro”.

Tony Kanaan vence em Indianápolis em 2013

A última grande narração de Luciano do Valle no automobilismo aconteceu em 2013, quando Tony Kanaan finalmente conquistou a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis, depois de flertar com a vitória em anos anteriores. O “bom baiano” defendia a fraca KV Racing naquele ano, largou em 12º, mas escalou o pelotão rapidamente. Na última relargada, superou Ryan Hunter-Reay e contou com uma bandeira amarela provocada por Dario Franchitti para vencer no Brickyard.

Deixe seu Comentário

Comentários