Card image
Fórmula 1
Leclerc dá o bote no final e fatura pole position em Miami

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/05/2022
  • Atualizado: 07/05/2022 às 18:10
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc conquistou a pole position para o Grande Prêmio de Miami, quinta etapa da temporada 2022 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada neste sábado (7) no Autódromo Internacional de Miam, nos Estados Unidos, o piloto da Ferrari e líder do campeonato registrou na melhor das suas voltas 1min28s796, garantindo a posição de honra pela terceira vez no ano e pela 12ª vez na carreira.

Charles Leclerc
Charles Leclerc vai largar da pole position pela 12ª vez na carreira. (Foto: Ferrari)

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, que acabou 0s190 atrás do tempo obtido por Leclerc, seu companheiro de equipe. Max Verstappen largará da terceira posição com a Red Bull, após cometer um erro em sua última tentativa de volta rápida, e dividirá a segunda fila com Sergio Pérez, com a outra Red Bull. Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, completa a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lewis Hamilton colocou a Mercedes na sexta posição do grid, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, partirá da sétima colocação. Lando Norris, da McLaren, foi o oitavo melhor da classificação, ficando logo à frente de Yuki Tsunoda, com o outro carro da AlphaTauri. Lance Stroll, da Aston Martin, fecha a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Pérez lidera terceiro treino em Miami com volta no final da sessão
Mercedes reage e Russell lidera segundo treino livre em Miami
Leclerc acerta volta no final e lidera primeiro treino em Miami

O Grande Prêmio de Miami de Fórmula 1 será disputado neste domingo (8), a partir das 16h30, com transmissão da Band, da Rádio Bandeirantes e da rádio BandNews FM.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória começou com muito calor no Autódromo Internacional de Miami, com temperatura na casa dos 33°C e umidade em apenas 37%. O asfalto estava em 52°C no momento em que os boxes foram abertos. Um dos desfalques do qualifying foi Esteban Ocon, já que a Alpine não conseguiu reparar o carro do francês a tempo.

Logo que os boxes foram abertos os pilotos foram para a pista para suas primeiras voltas. O primeiro a registrar tempo foi Kevin Magnussen, com uma marca alta, 1min33s148. A partir daí, Alexander Albon, Sebastian Vettel, Yuki Tsunoda e Lance Stroll se colocaram na frente, até que Carlos Sainz marcasse 1min30s858 com a Ferrari.

A Red Bull mandou seus dois pilotos à pista e viu Max Verstappen marcar 1min30s235 para tomar a liderança da sessão, enquanto Sergio Pérez pulou para a segunda posição, meio segundo atrás do companheiro de equipe. Pouco depois, George Russell colocou a Mercedes no terceiro lugar, enquanto Lewis Hamilton apareceu em décimo.

GuanYu Zhou avançou para a quinta colocação com a Alfa Romeo, enquanto a Ferrari mandou seus pilotos à pista e viu Charles Leclerc marcar 1min29s474, deixando Sainz 0s605 atrás, na terceira colocação, já que Verstappen voltou à pista e melhorou seu tempo, ainda 0s362 atrás do tempo obtido pelo monegasco líder do campeonato.

Fernando Alonso raspou o muro com sua Alpine, mas seguiu na pista sem problemas. Russell, por sua vez, fez uma nova volta e pulou para o sexto lugar, enquanto Hamilton, na zona de eliminação, retornou à pista com um novo jogo de pneus para tentar se classificar, avançando para a quinta colocação na folha de tempos.

A sessão chegou ao final com Leclerc como o mais rápido, seguido por Verstappen e Pérez. Kevin Magnussen, GuanYu Zhou, Alexander Albon, Nicholas Latifi e Esteban Ocon foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com Mick Schumacher partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O alemão da Haas marcou 1min30s423, sendo superado pelos dois pilotos da Ferrari, que viu Sainz ficar à frente de Leclerc. Pouco depois, Verstappen marcou 1min29s202, melhor tempo do final de semana, enquanto Pérez pulou para o segundo lugar.

Hamilton se colocou na quinta posição com a Mercedes, ficando à frente de Norris. Já Vettel, na metade do Q2, fez uma volta para se colocar apenas na 12ª colocação. Pouco depois, Leclerc melhorou seu tempo para 1min29s130, superando Verstappen em 0s072, enquanto Russell, que errou em sua primeira volta rápida, avançou para o sétimo posto.

A sessão chegou ao minuto final com os pilotos tentando melhorar seus tempos para avançar ao Q3. Stroll pulou para a sétima posição, enquanto Vettel subiu para décimo, voltando à zona de eliminação após Norris pular para a terceira posição. Leclerc foi o mais rápido, sendo seguido por Verstappen e Norris. Alonso, Russell, Vettel, Ricciardo e Schumacher foram eliminados.

Q3
A rodada decisiva começou com os dez pilotos partindo para a pista tão logo os boxes foram abertos. Leclerc foi o primeiro a completar volta, marcando 1min29s055, sendo 0s016 mais rápido que Sainz. Na sequência, Verstappen tomou a liderança da sessão ao marcar 1min28s991, enquanto Pérez se colocou em quarto, meio segundo atrás dos adversários.

Os pilotos voltaram para os boxes para receber um novo jogo de pneus. Restando três minutos, todos os pilotos foram para a pista, puxados por Stroll. Leclerc tomou a ponta com 1min28s796, enquanto Sainz ficou a 0s190 do tempo do companheiro de equipe. Verstappen errou em seu giro, e o monegasco da Ferrari ficou com a posição de honra.

Deixe seu Comentário

Comentários