Card image
Fórmula 1
Hamilton voa no Q3 e garante a pole para o GP da Rússia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/09/2020
  • Atualizado: 26/09/2020 às 10:18
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou neste sábado (26) a pole position para o Grande Prêmio da Rússia, décima etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Depois de quase ficar de fora do Q3 no circuito do Parque Olímpico de Sochi, o piloto da Mercedes não deu chances aos rivais na fase final, marcou 1min31s304 e garantiu sua segunda posição de honra no traçado russo.

Lewis Hamilton
Hamilton garantiu o recorde da pista de Sochi. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Max Verstappen, que nos instantes finais marcou uma volta 0s563 mais lenta em relação a Hamilton, garantindo o lugar na primeira fila. Valtteri Bottas, com a outra Mercedes, partirá da terceira posição, enquanto Sergio Pérez largará em quarto com a Racing Point. Daniel Ricciardo, da Renault, fecha a lista dos cinco primeiros.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Carlos Sainz colocou a McLaren na sexta posição do grid de largada, enquanto Esteban Ocon, da Renault, largará em sétimo, tendo ao seu lado na quarta fila Lando Norris, companheiro de equipe de Sainz. Pierre Gasly, da AlphaTauri, partirá em nono, logo à frente de Alexander Albon, décimo com um equipamento da Red Bull.

LEIA MAIS:

Hamilton detona tempo de Bottas e lidera TL3 na Rússia
Domenicali é nomeado presidente e CEO da F1 para 2021
Bottas lidera TL2 na Rússia e fecha sexta-feira com o melhor tempo
Bottas lidera primeiro treino livre para o GP da Rússia de F1

A classificação contou com um acidente com Sebastian Vettel na segunda das três fases. O piloto da Ferrari perdeu o controle do carro na curva 7 do circuito russo, estampando a barreira de proteção quando restavam pouco mais de dois minutos para o final do Q2. O lance atrapalhou Hamilton, que vinha em volta rápida depois de ter seu primeiro giro excluído.

O Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 será disputado neste domingo (27), a partir das 8h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, do GE.Globo e rádio Band News FM.

Confira como foi a classificação

Q1

A sessão classificatória começou com temperatura em 26°C em Sochi, com 56% de umidade no ar. O asfalto tinha 34°C quando a pista foi liberada. O primeiro a deixar os boxes foi George Russell, da Williams, que foi aos boxes logo na sequência. Valtteri Bottas foi o primeiro a registrar 1min32s656, usando pneus macios.

Lewis Hamilton apareceu na segunda posição, mas teve a volta deletada por não respeitar os limites de pista, mesma situação de Pierre Gasly e Romain Grosjean. Sergio Pérez colocou a Racing Point na segunda colocação, sendo seguido por Carlos Sainz, da McLaren, que superou Charles Leclerc, da Ferrari. Max Verstappen, em seu primeiro giro, marcou o sétimo tempo.

Hamilton partiu para uma segunda volta rápida e se colocou na segunda colocação, distante 0s327 em relação ao tempo de Bottas. Russell partiu para seu primeiro giro e marcou o 11º tempo com a Williams. Verstppen melhorou seu tempo e pulou para a quinta colocação. Nicholas Latifi, da Williams, seguia sem volta registrada restando cinco minutos para o final.

A maioria dos pilotos partiram para a última volta rápida nos minutos finais, e Kimi Räikkönen rodou no segundo setor quando preparava a volta. Esteban Ocon se colocou em terceiro, sendo seguido por Daniel Ricciardo. Os dois foram superados por Kvyat. Bottas foi o mais rápido, seguido por Hamilton. Grosjean, Giovinazzi, Magnussen, Latifi e Räikkönen foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com Bottas, Hamilton e Verstappen partindo à pista com pneus médios. Pérez, por sua vez, reportou alguns pingos de chuva na pista. O finlandês da Mercedes foi o primeiro a marcar 1min33s056, enquanto Hamilton tomou a frente com 1min32s085. Sainz, com os macios, subiu para segundo, seguido por Pérez.

Hamilton teve a volta deletada por não respeitar o limite de pista na última curva, enquanto Daniel Ricciardo avançou para a ponta com 1min32s218, com os pneus macios. Pouco depois, todos os pilotos – exceto Russell, que não fez volta no início do Q2 – voltaram aos boxes para fazerem ajustes no carro e trocarem os pneus.

Russell partiu para sua volta e marcou o 13º tempo. Bottas e Hamilton partiram para um novo giro rápido, com o finlandês marcando o segundo tempo. O inglês vinha para marcar a melhor volta, mas um acidente com Sebastian Vettel no primeiro setor provocou uma bandeira vermelha, interrompendo a sessão antes que Hamilton marcasse sua volta.

Após uma pequena paralisação do treino, os pilotos foram à pista, exceto Stroll, que teve problemas em sua Racing Point. Hamilton, com pneus macios, fez o quarto tempo, enquanto Ricciardo foi o mais rápido, seguido por Bottas e Sainz. Leclerc, Kvyat, Stroll, Russell e Vettel foram eliminados da disputa pela pole position na Rússia.

Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos partindo à pista imediatamente, exceção feita a Verstappen, que esperou alguns instantes. Ocon foi o primeiro a registrar tempo, com 1min33s117, enquanto Ricciardo tomou a ponta com 1min32s364. Pouco depois, foi a vez de Bottas tomar a liderança com 1min32s184. Aí Hamilton destroçou os rivais ao fazer 1min31s391.

Os pilotos voltaram à pista quando restavam quatro minutos para o final da sessão. Bottas melhorou seu tempo, mas não o suficiente para lutar com Hamilton, que melhorou sua marca para 1min31s304, recorde da pista.

Deixe seu Comentário

Comentários