Card image
Fórmula 1
Hamilton vence GP de Eifel e iguala número de vitórias de Schumacher

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 11/10/2020
  • Atualizado: 11/10/2020 às 10:49
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton venceu o Grande Prêmio de Eifel, 11ª etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. O inglês da Mercedes tomou a liderança da corrida após um erro de Valtteri Bottas, que abandonou a disputa, e não foi mais ameaçado pelos rivais no circuito de Nürburgring, na Alemanha. O resultado representa a 91ª vitória do hexacampeão, igualando-se a Michael Schumacher como maior vencedor da história da categoria.

Lewis Hamilton
Hamilton chegou a sua 91ª vitória na carreira na Fórmula 1. (Foto: Mercedes)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que tentou, sem sucesso, ameaçar Hamilton ao longo da corrida. O pódio ainda contou com Daniel Ricciardo, piloto australiano que deu à Renault o primeiro pódio da equipe francesa desde que a fábrica retornou ao mais importante campeonato do automobilismo mundial.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Sergio Pérez colocou a Racing Point na quarta colocação, sendo seguido por Carlos Sainz, da McLaren. Pierre Gasly levou a AlphaTauri ao sexto lugar ao final das 60 voltas, sendo seguido por Charles Leclerc, sétimo com a Ferrari. Nico Hülkenberg, que substituiu Lance Stroll na Racing Point, foi o oitavo, enquanto Romain Grosjean, da Haas, e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo, completaram o top-10.

A temporada da Fórmula 1 terá sua sequência daqui dois domingos, quando será disputado o Grande Prêmio de Portugal, no circuito de Portimão.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Valtteri Bottas mantendo a primeira posição nos metros iniciais depois de ser muito atacado por Lewis Hamilton. Max Verstappen se manteve na terceira colocação, sendo seguido por Charles Leclerc. O grupo dos cinco primeiros no primeiro giro foi completado por Daniel Ricciardo, que buscou aquecer os pneus nos primeiros metros.

Bottas passou a abrir vantagem sobre Hamilton, que se mantinha com uma frente segura sobre Verstappen. Ricciardo, por sua vez, pssou a atacar Leclerc na sexta volta. No giro seguinte, a McLaren avisou Carlos Sainz de que uma chuva é esperada para cair nos próximos minutos. Alexander Albon, porém, foi aos boxes para colocar pneus médios.

Na nona volta, Ricciardo conseguiu uma bonita manobra sobre Leclerc para assumir a quarta colocação. Mais atrás, Lando Norris passou a sofrer com os ataques de Sergio Pérez, mas defendeu a posição. Pouco depois, o monegasco da Ferrari foi aos boxes, enquanto Sebastian Vettel rodou quando atacava Antonio Giovinazzi, retornando à pista na sequência.

Na 12ª volta, Vettel foi aos boxes, colocando pneus duros. Na passagem seguinte, Bottas errou o contorno da curva 1 e permitiu a ultrapassagem de Lewis Hamilton, que tomou a liderança da corrida. Com a escapada, a Mercedes chamou o finlandês aos boxes para colocar pneus médios. Mais atrás, George Russell tomou um toque forte de Kimi Räikkönen e teve um pneu furado.

Bottas avançou para a terceira posição na volta 16, ao passar sem dificuldades sobre Ricciardo. Pouco depois, o Safety Car Virtual foi acionado para retirada do carro de Russell. Hamilton, Verstappen e Ricciardo foram aos boxes. A bandeira verde foi acionada novamente, e logo Daniil Kvyat perdeu a asa dianteira da AlphaTauri, quando disputava posição com Albon.

Bottas ficou lento na pista, reclamando de perda de potência, despencando na classificação. Na volta 19, o finlandês foi aos boxes, abandonando a disputa. Leclerc voltou ao grupo dos dez primeiros na passagem seguinte, depois de superar Nico Hülkenberg, que largou em último. Räikkönen tomou uma punição de dez segundos pelo incidente com Russell.

Albon partiu para o ataque sobre Gasly, e os dois quase bateram. Na frente, Hamilton abriu três segundos sobre Verstappen. Esteban Ocon ficou lento na pista e foi aos boxes com problemas eletrônicos, deixando a disputa na volta 23. Albon foi punido em cinco segundos por conta de um toque com Daniil Kvyat, indo aos boxes na volta 24 para abandonar a corrida.

Na volta 26, Hamilton abriu quatro segundos para Verstappen. Pérez, por sua vez, passou a se aproximar de Norris pela terceira colocação. Já Leclerc passou por Gasly para tomar a sétima posição. Pérez foi aos boxes na volta 29, mesmo momento de Sainz. Na volta seguinte, foi a vez de Norris fazer a parada na passagem.

Pérez voltou atrás de Norris, mas ganhou a quinta posição ao superar o inglês na volta 31. Três voltas depois, foi a vez de o mexicano passar a atacar Leclerc, conseguindo a ultrapassagem na sequência. O monegasco, porém, se recuperou na abertura da volta 35. Na volta seguinte, o piloto da Racing Point tomou definitivamente a quarta posição.

Leclerc foi aos boxes para uma segunda parada na volta 37. Giovinazzi, que vinha em oitavo, foi para a parada na 38ª passagem. Leclerc avançou para a oitava posição ao passar por Räikkönen. Pouco depois, o monegasco passou também por Vettel, enquanto Norris se arrastava na pista com os pneus médios na McLaren.

Gasly passou por Vettel para tomar a oitava posição na volta 41. O tetracampeão acabou superado também por Hülkenberg, avançando para o nono lugar. Sem ritmo, Vettel foi para a segunda parada na volta 43, recebendo pneus macios. Lando Norris abandonou a disputa na volta 44. O incidente provocou a entrada do Safety Car.

Muitos pilotos foram aos boxes, como Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Sainz, Gasly e Hülkenberg. Pérez parou na volta seguinte. A classificação apontava liderança de Hamilton, seguido por Verstappen, Ricciardo, Pérez e Sainz. A relargada veio na volta 50, com 11 voltas para o final da corrida em Nürburgring, com o inglês da Mercedes se mantendo na frente.

Gasly passou por Leclerc para tomar a sexta colocação, enquanto Grosjean, que não foi aos boxes, caiu da sétima para a nona colocação. Na volta 55, Vettel se aproveitou de um erro de Magnussen para ultrapassá-lo, em manobra repetida por Räikkönen na sequência.

Hamilton seguiu para vencer a prova, sendo seguido por Verstappen e Ricciardo.

Deixe seu Comentário

Comentários