Card image
Fórmula 1
Hamilton supera Bottas e fatura a pole da F1 na Espanha

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/08/2020
  • Atualizado: 15/08/2020 às 11:09
  • Por: Leonardo Marson

Lewis Hamilton conquistou a pole position para o Grande Prêmio da Espanha, sexta etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada neste sábado (15) no Circuito de Barcelona, o inglês marcou 1min15s584 usando pneus macios em sua Mercedes para faturar a posição de honra pela 92ª vez na carreira.

Lewis Hamilton
Hamilton conquistou a 92ª pole position da carreira. (Foto: LAT)

A segunda posição ficou com Valtteri Bottas, que acabou a classificação 0s059 atrás de Hamilton. Max Verstappen partirá da terceira posição com o carro da Red Bull, e dividirá a segunda fila com Sergio Pérez, da Racing Point. Lance Stroll, companheiro de equipe do mexicano, parte em quinto, enquanto Alexander Albon largará em sexto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

A quarta fila do grid no autódromo localizado na cidade de Montmeló contará com os dois pilotos da McLaren, com Carlos Sainz em sétimo, e Lando Norris em oitavo. Charles Leclerc colocou a Ferrari apenas na nona posição, depois de reclamar de problemas no motor no Q3. O grupo dos dez primeiros foi completado por Pierre Gasly, da AlphaTauri.

LEIA MAIS:

Hamilton puxa novo 1-2 da Mercedes no TL3 do GP da Espanha
Hamilton supera Bottas e lidera TL2 da Fórmula 1 na Espanha
Bottas lidera 1-2 da Mercedes no primeiro treino na Espanha
Veja a programação para o GP da Espanha de Fórmula 1

A decepção da classificação foi Sebastian Vettel, que pela terceira vez na temporada não conseguiu avançar para o Q3. O alemão acabou apenas com a 11ª colocação no grid, depois de ser superado por apenas 0s002 por Norris, que se classificou para a rodada final da definição das posições de largada em Barcelona.

O Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 será disputado neste domingo (16), a partir das 10h10, com transmissão ao vivo da TV Globo, da rádio Band News FM, e do portal GE.Globo.

Confira como foi a classificação

Q1
A sessão classificatória em Barcelona começou sob forte calor, com 30°C de temperatura ambiente e 49°C na pista. Nicholas Latifi foi o primeiro a visitar a pista, e marcou logo no início 1min19s231, usando pneus macios. George Russell, companheiro do canadense na Williams, apareceu na segunda posição na sequência.

Os principais pilotos foram à pista na sequência, com Max Verstappen assumindo a liderança momentaneamente com 1min17s415 com a Red Bull. Logo depois, a Mercedes viu Lewis Hamilton marcar 1min17s037, enquanto Bottas tomou a segunda posição com um tempo 0s002 melhor em relação ao tempo do holandês.

Lance Stroll subiu para a segunda posição, mas acabou superado por Sergio Pérez, seu companheiro de Racing Point, logo na sequência. Após alguns instantes sem pilotos na pista, a parte final reservou muita gente no circuito. Esteban Ocon subiu para a décima colocação com a Renault, enquanto Daniel Ricciardo manteve o nono posto.

Hamilton melhorou seu tempo para 1min16s872 para liderar a primeira rodada da classificação. Kimi Räikkönen avançou para o Q2 na 15ª posição, enquanto os eliminados foram Magnussen, Grosjean, Russell, Latifi e Giovinazzi.

Q2
A segunda rodada da classificação na Espanha começou com a Mercedes mandando Hamilton e Bottas à pista imediatamente. O inglês foi o mais rápido neste primeiro momento ao marcar 1min16s013, batendo o companheiro de equipe em 0s139. Verstappen subiu para terceiro, meio segundo atrás de Hamilton, sendo seguido por Norris e Albon.

Sainz colocou a McLaren na quarta colocação, enquanto Pérez subiu para o quinto lugar. Pouco depois, Charles Leclerc tomou a posição do mexicano da Racing Point. Räikkönen, que colocou a Alfa Romeo na segunda rodada da classificação pela primeira vez na temporada, marcou apenas o 15º tempo em sua primeira volta rápida.

Após alguns instantes nos boxes, os pilotos partiram para suas últimas voltas rápidas na atividade, exceção feita as duas Mercedes, Verstappen. Poucos pilotos melhoraram seus tempos, entre eles Pierre Gasly, que avançou para sexto. Hamilton foi o mais rápido, enquanto os eliminados foram Vettel, Kvyat, Ricciardo, Räikkönen e Ocon.

Q3
A fase final começou com os pilotos partindo imediatamente à pista. Ainda nos boxes, a Red Bull soltou Albon entre as Mercedes, e Hamilton teve que desviar para não bater. Na pista, Stroll foi o primeiro a registrar volta, com Pérez o superando na sequência. Aí, Bottas tomou a liderança, mas acabou batido por Hamilton, que marcou 1min15s584. Verstappen avançou para terceiro.

Os pilotos foram aos boxes na sequência e ajustaram o carro para a última volta rápida. Na saída dos boxes, Leclerc reclamou de uma falha no motor da Ferrari. Nem Bottas, nem Hamilton melhoraram seus tempos, e a pole ficou com o inglês.

Deixe seu Comentário

Comentários