Max Verstappen venceu neste domingo (30) o Grande Prêmio da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma corrida disputada com pista seca no circuito de Spa-Francorchamps, o piloto da Red Bull largou da sexta colocação e tomou a liderança da corrida na 17ª das 44 voltas da prova, garantindo sua décima vitória no ano, sendo a oitava consecutiva, maior número na carreira neste sentido.
A segunda colocação ficou com Sergio Pérez, que liderou algumas voltas no início da prova, mas não teve condições de acompanhar o ritmo de Verstappen. Charles Leclerc, com a Ferrari, ficou com a terceira colocação, sendo seguido por Lewis Hamilton, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores em Spa-Francorchamps foi completado por Fernando Alonso, piloto da Aston Martin.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
George Russell, com a outra Mercedes do grid, ficou com a sexta colocação, terminando logo à frente de Lando Norris, sétimo com a McLaren. Esteban Ocon, com a Alpine, foi o oitavo, enquanto Lance Stroll, da Aston Martin. Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completou a zona de pontos com a décima colocação.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen passa Piastri, dispara e vence Sprint em Spa
F1: Leclerc se beneficia de punição de Verstappen e herda pole em Spa
F1: Sainz lidera treino marcado pela chuva na Bélgica
Veja a programação e onde assistir ao GP da Bélgica de F1
A Fórmula 1 faz sua parada de férias e retoma a temporada 2023 no dia 27 de agosto, com a disputa do Grande Prêmio da Holanda, em Zandvoort.
Confira como foi a corrida
A largada teve Charles Leclerc mantendo a primeira colocação nos metros iniciais, sendo seguido por Sergio Pérez e Lewis Hamilton. Max Verstappen avançou ao quarto posto. Carlos Sainz espremeu Oscar Piastri contra o muro na primeira curva, e a McLaren do australiano sofreu um dano na suspensão que lhe obrigou a abandonar a disputa.
Ainda na primeira volta, Pérez passou por Leclerc para tomar a primeira posição, enquanto Verstappen passou a pressionar Hamilton pelo terceiro lugar. A partir da quarta volta, Sainz, que sofreu danos no carro após a largada, passou a despencar na classificação: foi superado por Fernando Alonso na quarta volta, por Yuki Tsunoda na quinta, por Alexander Albon na sexta, e por George Russell na sétima.
Esteban Ocon e George Russell abriram a rodada de paradas nos boxes na volta sete, enquanto Logan Sargeant superou Sainz na oitava volta, mesmo momento em que o espanhol da Ferrari se dirigiu aos boxes, o que ocorreu também com Albon e GuanYu Zhou. Na nona volta, Verstappen passou por Leclerc, assumindo a segunda colocação. Tsunoda foi aos boxes com a AlphaTauri na volta 10, enquanto Alonso trocou pneus no giro seguinte.
Entre os ponteiros, Hamilton foi o primeiro a visitar os boxes, na volta 13, o que foi feito também por Pérez e Leclerc, na volta seguinte, e por Verstappen, no giro 15. Todos trocaram pneus macios pelos médios. Alonso, se valendo de pneus mais novos, superou Russell e Stroll na volta 16, assumindo o quinto lugar. Na frente, o líder do campeonato superou o companheiro de equipe Red Bull para tomar a liderança da corrida na 17ª volta.
Norris visitou os boxes pela segunda vez na volta 18, mesmo momento em que Sainz passou a reportar chuva na curva 15 do circuito belga. Sendo superado com facilidade pelos adversários, Stroll foi aos boxes no 21º giro, enquanto o inglês da McLaren começava a escalar o pelotão, fazendo uma bonita ultrapassagem sobre Sargeant para tomar o 16º lugar. Na 23ª volta, a chuva passou a cair mais forte, mas parou rapidamente.
Enquanto Tsunoda passava por Gasly para tomar o sexto lugar, Sainz abandonava a corrida. O francês da Alpine e Albon visitaram os boxes na volta 24, enquanto Tsunoda, Bottas e Hulkenberg pararam na volta seguinte. Também no 25º giro, Russell deixou Norris para trás, passando para a oitava posição. Hamilton fez sua segunda troca de pneus na volta 28, enquanto Leclerc parou na 29ª volta. Pérez trocou pneus na 30ª volta, e Verstappen, na 32ª.
Gasly passou por Albon na volta 33, tomando a 11ª colocação, enquanto o tailandês visitou os boxes novamente no giro seguinte. Na volta 39, Ocon passou por Tsunoda, tomando o nono lugar, enquanto Albon passou por Hulkenberg para tomar o 15º lugar.
Hamilton parou nos boxes na volta 43 para colocar pneus médios. Verstappen seguiu para vencer com uma margem de 20 segundos para Pérez. Leclerc completou o pódio.
Deixe seu Comentário