Max Verstappen foi o piloto mais rápido do terceiro treino livre para o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na noite desta sexta-feira (31) no circuito de Albert Park, em Melbourne, o piloto da Red Bull e líder do campeonato se aproveitou do quarto final para registrar 1min17s565, usando pneus macios.
A segunda colocação ficou com Fernando Alonso, piloto da Aston Martin que foi 0s162 mais lento em relação a Verstappen. Esteban Ocon, com a Alpine, fechou o treinamento com uma surpreendente terceira colocação, sendo seguido por George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Pierre Gasly, da Alpine.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Sergio Pérez, com a outra Red Bull, foi o sexto depois de cometer diversos erros na sessão. Carlos Sainz, com a Ferrari, foi o sétimo, sendo seguido por Lewis Hamilton, piloto que defende a Mercedes. Lance Stroll, da Aston Martin, marcou o nono tempo, enquanto GuanYu Zhou, piloto da Alfa Romeo, fechou a lista dos dez mais velozes.
LEIA MAIS:
F1: Alonso lidera treino marcado pela chuva na Austrália
Verstappen lidera TL1 encerrado em bandeira vermelha na Austrália
A partir das 2h deste sábado (1) será realizada a classificação que determinará as posições de largada. O Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 será disputado no domingo, a partir das 2h, com transmissão da Band.
Confira como foi o treino
A terceira sessão de treinos livres começou com clima frio em Melbourne: 14°C de temperatura ambiente e 22°C no asfalto. A umidade do ar era de 63%. O primeiro a sair para a pista foi Lance Stroll, que logo retornou aos boxes com a Aston Martin. O primeiro a marcar tempo foi Nico Hülkenberg, que cravou 1min22s529 com a Haas equipada com pneus médios.
Kevin Magnussen tomou a ponta por alguns instantes, já que Max Verstappen cravou 1min19s664 com pneus médios. Pouco depois, a Ferrari mandou seus pilotos à pista com compostos macios, e viu Carlos Sainz registrar 1min19s061, enquanto Charles Leclerc, após cometer um pequeno erro, avançou para o segundo lugar, 0s425 atrás do companheiro de equipe.
Verstappen voltou a liderar o treinamento aos oito minutos de sessão, cravando 1min18s741, novamente com os compostos de faixa amarela. Stroll, por sua vez, pulou para a terceira colocação, enquanto Lewis Hamilton marcou o quinto tempo com a Mercedes. Com 11 minutos de atividade, Leclerc voltou a pontear o treinamento, agora com 1min18s731 com os pneus macios.
O monegasco melhorou seu tempo, mas viu Sainz retomar a ponta com o tempo de 1min18s127, enquanto Alonso avançou ao segundo lugar, 0s202 atrás do compatriota. Na abertura do segundo terço da sessão, Esteban Ocon se colocou na quarta posição, enquanto Sergio Pérez foi à pista pela primeira vez, mas foi atrapalhado em seu primeiro giro rápido por Hülkenberg.
Pierre Gasly se colocou na terceira posição com a Alpine, 0s425 distante do tempo de Sainz. Logan Sargeant, com a Williams, ocupava a décima posição. Na metade da sessão, Magnussen escapou da pista na curva 13, atrapalhando a volta de alguns competidores. Com 33 minutos, a bandeira vermelha foi acionada pela primeira vez por detritos na pista na curva 9.
A sessão foi retomada com 23 minutos para o encerramento, e Pérez aproveitou para tentar sua volta rápida, escapando para a brita pouco depois. Russell acertou uma volta para pular ao quarto lugar, caindo uma posição instantes depois, já que Hamilton avançou ao segundo posto, apenas 0s011 atrás de Sainz. Russell melhorou seu tempo e voltou ao terceiro lugar.
Com 15 minutos para o final, GuanYu Zhou pulou para o quinto lugar, enquanto Alexander Albon colocou a Williams em sétimo. O chinês voltou a chamar atenção ao rodar na curva 2 do circuito pouco depois. Stroll avançou para a terceira colocação. Pouco depois, Ocon tomou a ponta, sendo seguido por Gasly, formando o 1-2 da Alpine.
Alonso chegou a tomar a ponta rapidamente, mas viu Verstappen marcar 1min17s565 com pneus macios para tomar o melhor tempo. Pérez partiu para mais uma volta, mas errou novamente, escapando para a grama. O mexicano partiu para uma nova volta e finalmente entrou no grupo dos dez melhores, pulando para o sexto lugar.
A chuva chegou nos últimos dois minutos e encerrou a sessão com Verstappen na frente.
Deixe seu Comentário