Card image
Fórmula 1
F1: Alonso lidera treino marcado pela chuva na Austrália

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 31/03/2023
  • Atualizado: 31/03/2023 às 3:00
  • Por: Leonardo Marson

Fernando Alonso foi o piloto mais rápido do segundo treino para a disputa do Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma sessão que teve apenas 20 minutos de pista seca, já que a chuva chegou ao circuito de Albert Park, em Melbourne, o espanhol da Aston Martin cravou 1min18s887, usando pneus médios em sua melhor volta.

Fernando Alonso
Ainda com a pista seca, Alonso fez o melhor tempo da atividade. (Foto: Aston Martin)

A segunda colocação ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que foi 0s445 mais lento em relação a Alonso. Max Verstappen, melhor da primeira atividade do dia, terminou com o terceiro tempo com a Red Bull, sendo seguido por George Russell, quarto com a Mercedes. O grupo dos cinco melhores foi completado por Carlos Sainz, da Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Esteban Ocon, com a Alpine, fechou o treinamento com a sexta colocação, sendo seguido por Sergio Pérez, sétimo mais veloz com o carro da Red Bull. Lando Norris, com a McLaren, anotou o oitavo melhor tempo, enquanto Nico Hülkenberg, da Haas, foi o nono. Pierre Gasly, da Alpine, completou a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

Verstappen lidera TL1 encerrado em bandeira vermelha na Austrália

A programação da Fórmula 1 em Melbourne terá sequência nesta noite, a partir das 22h30, para a terceira sessão de treinos livres, e na madrugada de sábado (1), às 2h, com a classificação. O Grande Prêmio da Austrália está marcado para este domingo, com largada marcada para 2h.

Confira como foi o treino

A segunda sessão de treinos livres começou com uma garoa fraca em Melbourne e temperatura ambiente em 16°C, enquanto o asfalto tinha 26°C. A umidade do ar estava em 74%. Os pilotos saíram para a pista com pneus slicks e Lando Norris quase perdeu o carro da McLaren ao deixar a garagem, corrigindo sua trajetória para evitar uma colisão.

O primeiro a registrar tempo foi Carlos Sainz, que marcou 1min20s378 com o carro da Ferrari equipado com pneus médios. Esse tempo logo foi batido por Charles Leclerc e por Max Verstappen, que tomou a liderança com o tempo de 1min19s759. Pouco depois, o espanhol da Ferrari voltou a pontear a sessão, mas Fernando Alonso, com a Aston Martin, fez 1min18s887 com os médios.

Com nove minutos de treinamento, Verstappen deu uma escapada da pista, enquanto, pouco depois, Leclerc se colocou em segundo, ainda 0s445 atrás do tempo obtido por Alonso. Quem aparecia bem era George Russell, quarto melhor no complemento do primeiro quarto da atividade, ainda que sete décimos mais lento em relação ao melhor tempo.

A chuva ganhou força, mas os pilotos seguiam na pista usando os pneus slicks. Apesar disso, Alonso e Norris deram escapadas da pista. Com 20 minutos de treino, todos os pilotos retornaram aos boxes. O silêncio na pista foi quebrado seis minutos mais tarde, após Sainz partir para a pista com pneus macios. Já George Russell foi o primeiro a experimentar os intermediários. Ambos voltaram aos boxes sem completar volta.

Na abertura da segunda metade da sessão, Ocon e Hamilton foram à pista com os intermediários, também sem completar voltas. Assim, os tempos permaneciam os mesmos, com Alonso mantendo a liderança da atividade em Melbourne, sendo seguido por Leclerc, Verstappen, Russell e Sainz. O holandês da Red Bull foi mais um a sair dos boxes com os pneus de banda verde, voltando aos boxes após uma volta.

Após 40 minutos, Oscar Piastri foi para a pista e passou a completar voltas com os pneus intermediários, ainda que não conseguisse baixar os tempos por ter um giro quando a pista estava seca. Já Lance Stroll quase bateu com o carro da Aston Martin. Outro que quase perdeu o carro foi Russell, com a Mercedes, enquanto Hamilton também se atrapalhou.

Diversos pilotos seguiram marcando voltas com os pneus intermediários, sem terem condições de baixarem os tempos. Assim, Alonso foi o mais veloz do treinamento, seguido por Leclerc e Verstappen.

Deixe seu Comentário

Comentários