Morreu na tarde desta quinta-feira (2) o ex-piloto de Fórmula 1 Jean-Pierre Jabouille. O francês, que esteve na categoria máxima do esporte a motor mundial entre as temporadas de 1975 e 1981, tinha 80 anos, e teve a morte anunciada pela imprensa francesa, que não revelou detalhes sobre a causa da morte do atleta.
Jabouille estreou na Fórmula 1 no Grande Prêmio da França de 1975, quando defendeu a Tyrrell em Paul Ricard, terminando com a 12ª colocação. O piloto só voltaria ao grid em 1977, defendendo a Renault, onde permaneceu até 1980 e obteve suas únicas duas vitórias: na França, em Dijon-Prenois, em 1979 (primeira vitória da Renault na F1), e na Áustria, no atual Red Bull Ring, em 1980.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing
Na carreira, Jabouille teve 49 participações em GPs, conseguindo além das duas vitórias, seis poles positions e 179 voltas lideradas. Uma fratura na perna durante o GP do Canadá de 1980 fez com que o francês disputasse apenas mais três corridas na F1, defendendo a Ligier em 1981. Na equipe, o piloto disputou apenas três etapas antes de deixar a categoria.
LEIA MAIS:
FIA abre processo para inscrição de novas equipes na F1
Vasseur vê proximidade com Leclerc como vantagem para a Ferrari
Hamilton e Russell participam de testes com a Mercedes na França
Veja jovens pilotos a caminho da F1 para se observar em 2023
Vídeo: AlphaTauri liga motor do AT04 pela primeira vez
Apesar de sair da Fórmula 1, o piloto francês se aventurou em outras categorias, e encerrou a carreira após as 24 Horas de Le Mans de 1993, quando ao lado de Mauro Baldi e Philippe Alliot, terminou em terceiro uma corrida que teve o pódio dominado pela Peugeot, vencedora da corrida com Éric Hélary, Christophe Bouchut e Geoff Brabham.
Nos últimos anos, o ex-piloto se dedicava ao esporte a motor da França.
Deixe seu Comentário