Card image
Fórmula 1
Brawn defende proposta de teste de novo qualifying na F1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 25/09/2019
  • Atualizado: 25/09/2019 às 1:26
  • Por: Leonardo Marson

A Fórmula 1 tem considerado mudanças no formato do final de semana para a temporada de 2020, com a possibilidade de mudanças na definição do grid de largada, com corridas classificatórias que teriam o grid invertido com relação as posições do campeonato. As possíveis alterações geraram críticas de Sebastian Vettel e Lewis Hamilton, mas Ross Brawn, diretor esportivo da categoria, disse que a proposta ainda está em discussão.

Ross Brawn
Ross Brawn planeja testar novidades na F1, como a nova classificação. (Foto: Getty Images)

A ideia é que este formato de classificação seja adotado em três finais de semana na próxima temporada para, em 2021, passar a ser válido em todas as provas. Vettel, que venceu o GP de Singapura realizado no último domingo, se mostrou bastante contrário a proposta, classificando a ideia como “besteira” e uma “abordagem errada”. Brawn, então, se explicou.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

“Para tentar esclarecer a situação e evitar mal-entendidos: há discussões sobre experimentos em 2020, com mudanças no formato de classificação, com o objetivo de tornar um fim de semana um pouco menos previsível”, disse Brawn, durante o final de semana do Grande Prêmio de Singapura. “Quero enfatizar a palavra ‘experimento’ porque é disso que se trata, uma pequena amostra para estabelecer as direções para o futuro”, seguiu.

LEIA MAIS:
F1 faz mudanças nas asas dianteiras dos carros para 2021
Haas mostra interesse em Kubica como piloto de testes
Estrategista da Mercedes assume falha em Singapura: “F… tudo”
Globo tem melhor audiência com GP de Singapura em nove anos

“Estamos cientes de que o atual formato de classificação é emocionante e espetacular, mas o importante também é garantir que a corrida, que é a principal coisa do fim de semana, seja a melhor possível. E não importa quantas simulações você faz, não há medida mais precisa do que a pista. A F1, as equipes e a FIA estão estudando a possibilidade de um formato revisado para um pequeno número de eventos para a próxima temporada”, explicou.

“Com regulamentos esportivos e técnicos estáveis em vigor para 2020, é o momento perfeito para essas avaliações. Nenhuma decisão foi tomada ainda porque estamos finalizando todos os detalhes, mas os feedbacks recebidos até agora são, na maioria, positivos. Entendo que os puristas estão preocupados, não devemos ter medo de realizar experimentos, caso contrário, não podemos progredir”, comentou Brawn.

“Não queremos mudar por mudar, queremos melhorar nosso esporte, porque, como o desenvolvimento dos carros, se você ficar parado, corre o risco de ficar para trás”, encerrou o dirigente.

Deixe seu Comentário

Comentários