Card image
Fórmula 1
Bottas lidera TL1 na Rússia, e Hamilton fica à frente de Verstappen

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/09/2021
  • Atualizado: 24/09/2021 às 6:34
  • Por: Leonardo Marson

Valtteri Bottas foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Rússia, 15ª etapa da temporada 2021 da Fórmula 1. Na atividade realizada no início da manhã desta sexta-feira (24) no circuito do Parque Olímpico de Sochi, o piloto da Mercedes registrou 1min34s427 na melhor das suas voltas, usando pneus macios.

Valtteri Bottas
Bottas foi dois décimos mais rápido que Hamilton. (Foto: Mercedes)

A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que acabou 0s211 atrás do tempo obtido por seu companheiro de equipe. Max Verstappen, com a Red Bull, marcou o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Sebastian Vettel, piloto da Aston Martin.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Pierre Gasly colocou a AlphaTauri na sexta colocação da folha de tempos, sendo seguido por Carlos Sainz, sétimo com a Ferrari. Lando Norris, que chegou a se colocar entre os cinco melhores, terminou em oitavo com a McLaren, logo à frente de Sergio Pérez, nono com o outro carro da Red Bull. Esteban Ocon, com uma Alpine, foi o décimo.

LEIA MAIS:

Haas anuncia renovação com Schumacher e Mazepin para 2022
Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Rússia de F1
GP de Mônaco terá programação reduzida de quatro para três dias

A Fórmula 1 contará com um segundo treino livre nesta sexta-feira, a partir das 9h, com transmissão do BandSports. O Grande Prêmio da Rússia será disputado no domingo (26), a partir das 9h, com exibição ao vivo da Band e da rádio BandNews FM.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres em Sochi começou com céu ensolarado, temperatura em 18°C e umidade do ar em 60%. Já o asfalto estava em 27°C. A maior parte dos pilotos partiu para a pista logo que os boxes foram abertos, enquanto Max Verstappen e George Russell permaneceram em suas garagens nos minutos iniciais.

O primeiro a registrar tempo foi Carlos Sainz, que marcou 1min41s790, sendo superado instantes depois por Charles Leclerc, seu companheiro de Ferrari. Na sequência, foi a vez de Sergio Pérez se colocar na frente com a Red Bull, marcando 1min38s601, enquanto Pierre Gasly, da AlphaTauri, se colocou entre os dois pilotos da Ferrari.

Lewis Hamilton tomou a liderança da sessão com seis minutos, ao marcar 1min38s373 usando pneus duros. Russell saiu para a pista e registrou o 13º tempo com a Williams, enquanto Valtteri Bottas assumiu a ponta da tabela de classificação ao marcar 1min37s147, usando os pneus duros. Segundos depois, Leclerc voltou a liderar o treino, agora com 1min36s708, com pneus macios.

Hamilton avançou para a segunda posição, ainda com os pneus duros, enquanto o monegasco da Ferrari seguia dando voltas com os macios. Verstappen deixou os boxes com 13 minutos de treinamento, marcando o quarto tempo. Bottas, pouco antes, retomou a liderança da atividade ao registrar 1min36s412. Já Antonio Giovinazzi passou reto em uma das curvas do traçado russo.

Lando Norris colocou a McLaren na quarta posição, sendo seguido por Fernando Alonso, da Alpine. Já Kimi Räikkönen, de volta ao grid após duas corridas, se colocou na 15ª posição com o carro da Alfa Romeo. Já Verstappen, com os pneus macios, tomou a liderança da sessão ao marcar 1min36s055 com a Red Bull no 20º minuto de treinamento.

A maioria dos pilotos se dirigiu aos boxes, exceção feita aos pilotos da AlphaTauri. Gasly cometeu um erro, enquanto Yuki Tsunoda seguia dando seus giros. Com 23 minutos de sessão, a Mercedes mandou Bottas para a pista com os pneus macios, tomando a liderança da sessão com 1min34s427, mesmo após Verstappen ter melhorado seu tempo.

Hamilton, pouco depois, tomou o segundo tempo, sendo seguido por Leclerc. Quem apareceu bem na sessão foi Sebastian Vettel, que se colocou em quinto com o carro da Aston Martin. Com 23 minutos para o encerramento da atividade, o Safety Car Virtual foi acionado para que um fiscal retirasse da pista um detrito na saída dos boxes.

Após a bandeira verde ser acionada novamente, com Giovinazzi avançando ao 15º tempo. Pouco depois, Verstappen voltou à pista usando um jogo novo de pneus macios, ficando com o terceiro tempo, 0s227 atrás da marca obtida por Bottas. Os pilotos da Mercedes também retornaram à pista, mas usando os compostos duros.

Com oito minutos para o encerramento da sessão, Pérez abriu volta com um jogo novo de pneus macios, mas andou em ritmo de corrida, não melhorando seu tempo. Hamilton voltou aos boxes e fez uma troca da asa dianteira, mas não melhorou seu tempo. A atividade terminou com Bottas na liderança.

Deixe seu Comentário

Comentários