Card image
Fórmula 1
Alonso lidera TL3 realizado com pista molhada no Canadá

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/06/2022
  • Atualizado: 18/06/2022 às 15:15
  • Por: Leonardo Marson

Fernando Alonso liderou o terceiro treino livre para o Grande Prêmio do Canadá, nona etapa da temporada da Fórmula 1. Em uma atividade realizada com pista molhada neste sábado (18) no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, o espanhol da Alpine marcou 1min33s836, usando compostos intermediários no melhor dos seus giros.

Fernando Alonso
Alonso não liderava um treino desde o GP de São Paulo de 2021. (Foto: Alpine)

A segunda posição acabou nas mãos de Pierre Gasly, piloto da AlphaTauri que foi 0s053 mais lento em relação a Gasly. Sebastian Vettel, com a Aston Martin, ficou com a terceira posição, depois de duelar com o espanhol pela ponta. Esteban Ocon, com a outra Alpine do grid, foi o quarto mais veloz, enquanto Daniel Ricciardo, da McLaren, completou a lista dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris, da McLaren, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por George Russell, sétimo com a Mercedes. Sergio Pérez se colocou em oitavo com a Red Bull, sendo seguido por Max Verstappen, seu companheiro de equipe. Carlos Sainz, com a Ferrari, fechou o top-10. Já Charles Leclerc, que teve os outros componentes de sua unidade de força trocados, não marcou tempo.

LEIA MAIS:

Verstappen comanda segundo treino livre da F1 no Canadá
Verstappen lidera primeiro treino para o GP do Canadá de F1
FIA vai interferir em redução do ‘porpoising’ nos carros da F1
F1 renova contrato e garante GP da Austrália até 2035
Fórmula 1 retorna ao Canadá após dois anos sem provas em Montreal

A partir das 17h haverá a classificação que determinará as posições de largada, com transmissão da Band e do BandSports.

Confira com foi o treino

A terceira sessão de treinos livres em Montreal começou com pista molhada e chuva. A temperatura apontava 11°C, enquanto a umidade era de 83%. O asfalto estava com 16°C. Logo que os boxes foram abertos, Kevin Magnussen, da Haas, Valtteri Bottas e GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, foram para a pista. O dinamarquês foi o primeiro a marcar tempo, com 1min43s014.

A Ferrari mandou Carlos Sainz e Charles Leclerc para a pista, mas viu ambos voltarem aos boxes pouco depois. Magnussen, pouco depois, passou pela grama, não sem antes baixar o tempo para 1min39s148. Yuki Tsunoda avançou para a segunda posição com a AlphaTauri, enquanto Mick Schumacher aparecia em terceiro com a outra Haas.

Vettel avançou para a segunda posição com a Aston Martin, sendo superado por Tsunoda, que marcou uma volta 0s313 mais lenta em relação a Magnussen, logo na sequência. Lance Stroll se colocou na quarta posição com a outra Aston Martin, enquanto Lando Norris colocou a McLaren no quinto posto com 15 minutos de ensaio.

Vettel tomou a liderança da sessão ao marcar 1min39s041, melhorando ainda mais na sequência. Pouco depois, Tsunoda tomou a ponta da classificação ao marcar 1min38s262. A Red Bull, então, mandou Sergio Pérez para a pista, e viu o mexicano retornar aos boxes pouco depois, sem registrar nenhum tempo de volta.

GuanYu Zhou avançou para a terceira posição, mas logo acabou superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min37s909 com a Alfa Romeo, tomando a liderança da sessão. Stroll, na sequência, subiu para o segundo lugar. Com 25 minutos de treinamento, Sainz colocou a Ferrari na frente, marcando 1min36s831, ainda com pneus de chuva extrema.

O espanhol da Ferrari seguiu baixando o tempo, marcando 1min35s858. Na abertura da segunda metade da sessão, Fernando Alonso cravou o segundo tempo com a Alpine, 0s216, enquanto Pierre Gasly se colocou na terceira posição com a AlphaTauri. Pouco depois, o francês deu um passeio pela gram em Montreal.

George Russell foi para a pista e marcou o 12º tempo com a Mercedes. Já a Red Bull mandou Max Verstappen para a pista pela primeira vez, recolhendo para os boxes sem completar o giro. Russell, que seguiu na pista, avançou para a terceira posição com 39 minutos de atividade, se colocando com um tempo 0s530 mais lento em relação a Sainz.

Vettel voltou para a pista e tomou a liderança da sessão com 1min35s821. Lewis Hamilton deixou os boxes e marcou o sexto tempo com a outra Mercedes do grid. Pouco tempo depois, Alonso voltou para a pista com pneus intermediários e tomou a liderança, com 1min34s836, enquanto Sainz pulou para o segundo lugar, também com os compostos de faixa verde.

Alonso melhorou ainda mais seu tempo, cravando 1min34s229, enquanto Verstappen deu mais uma volta de instalação, retornando aos boxes novamente sem abrir volta rápida. Vettel voltou à pista, desta vez com pneus intermediários, e tomou a liderança com o tempo de 1min33s891, quando restavam dez minutos para o final do treino.

Sainz avançou para o terceiro lugar, sendo seguido por Gasly. Alonso, quando restavam oito minutos para o final do treino, tomou a liderança com 1min33s836. Com seis minutos para o final do treino, Kevin Magnussen escapou da pista no primeiro setor, mas conseguiu, após muito manobrar, voltar para o traçado, evitando uma bandeira vermelha.

Verstappen finalmente marcou tempo, subindo para o 17º tempo, enquanto Pérez apareceu em 19º. Já Leclerc não registrou tempo. O holandês escapou do traçado no mesmo ponto que Magnussen saiu da pista, ficando por alguns instantes na grama. Pouco depois, o líder do campeonato subiu para a sétima colocação.

Ainda houve tempo para que Gasly marcasse o segundo tempo com a AlphaTauri, 0s053 atrás de Alonso, que foi o mais veloz.

Deixe seu Comentário

Comentários