Card image
Competições
Leclerc lidera primeiro treino da F1 na Rússia

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/09/2019
  • Atualizado: 27/09/2019 às 6:43
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para o Grande Prêmio da Rússia, 16ª etapa da temporada 2019 da Fórmula 1. Na atividade realizada no início da manhã desta sexta-feira (27) no Autódromo de Sochi, o piloto da Ferrari, utilizando os pneus macios, foi o mais veloz ao registrar na segunda metade do exercício 1min34s462, não sendo batido por ninguém.

Charles Leclerc
Leclerc fez o melhor tempo na segunda metade da sessão. (Foto: Charles Coates)

A segunda colocação ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que acabou a atividade 0s082 atrás do tempo de Leclerc. A terceira posição acabou nas mãos de Sebastian Vettel, vencedor do GP de Singapura e piloto da Ferrari. O grupo dos cinco melhores ainda contou com os pilotos da Mercedes, que teve Valtteri Bottas em quarto, seguido por Lewis Hamilton. Os dois fizeram os melhores giros com pneus médios.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!

Alexander Albon, com a Red Bull, finalizou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Nico Hülkenberg, sétimo com a Renault, equipe que ainda viu Daniel Ricciardo ficar com a oitava colocação. Sergio Pérez apresentou bom desempenho e cravou o nono melhor tempo com a Racing Point, enquanto Romain Grosjean, da Haas, fechou a lista dos dez mais rápidos em Sochi.

LEIA MAIS:
Confira a programação para o GP da Rússia de F1
Líder em Singapura, Giovinazzi busca por camiseta da internet
Honda troca motores de Red Bull e Toro Rosso, e pilotos são punidos
GPDA é contrária a mudanças nos finais de semana da F1

A sexta-feira da Fórmula 1 segue às 9h, pelo horário de Brasília, quando acontece o segundo treino livre do final de semana, com transmissão ao vivo dos canais Sportv. O Grande Prêmio da Rússia será disputado no domingo (29), a partir das 8h10, com exibição ao vivo da TV Globo, do portal GloboEsporte.com e da rádio Band News FM.

Confira como foi o treino

A primeira atividade para o Grande Prêmio da Rússia de Fórmula 1 foi aberto pontualmente às 5h, pelo horário de Brasília, com alguns pilotos visitando a pista para as voltas de instalação. A temperatura ambiente era de 23°C, enquanto a pista tinha 24°C no Autódromo de Sochi. A primeira volta rápida do final de semana foi marcada por Lance Stroll, que marcou 1min43s328 com a Racing Point.

Sergio Pérez bateu a marca de Stroll, seu companheiro de equipe, e cravou 1min40s862. Nos giros seguintes, o mexicano da Racing Point seguiu melhorando, até alcançar 1min39s610. Nos 20 primeiros minutos do treinamento, apenas os pilotos da equipe inglesa registraram tempos. A sequência foi quebrada por George Russell, que colocou a Williams na segunda colocação, sendo seguido por Robert Kubica, também da Williams.

Daniil Kvyat colocou a Toro Rosso na liderança da atividade, mas por pouco tempo, já que Daniel Ricciardo marcou 1min37s605 com a Renault, enquanto Alexander Albon se colocou em segundo com a Red Bull, apenas 0s048 atrás do australiano. Charles Leclerc, então, colocou a Ferrari na frente com 1min37s593. O treino, então, teve o acionamento do Safety Car Virtual após a Kvyat parar na pista com problemas no carro.

Logo após a bandeira verde ser acionada, Lewis Hamilton abriu volta rápida, mas escapou da pista. Vencedor do GP de Singapura, Vettel colocou-se na segunda posição, apenas 0s086 atrás do tempo de Leclerc. Então, Valtteri Bottas tomou a ponta da tabela de tempos com a Mercedes, registrando 1min36s174, já utilizando os pneus de banda vermelha, os macios do final de semana.

Hamilton tomou a liderança da atividade momentos depois, cravando 1min36s031, enquanto Nico Hülkenberg avançou para a quinta posição da folha de tempos com a Renault. Pouco depois, Antonio Giovinazzi rodou com a Alfa Romeo, mas sem causar a neutralização da sessão. Na sequência, Hamilton entrou nos boxes e quase acertou uma Haas, que também visitava o pit lane.

Após um breve período sem carros na pista, o silêncio foi quebrado pelos pilotos da Mercedes, que mandou seus dois pilotos para o traçado com pneus médios. Bottas, então, avançou para o melhor tempo da atividade ao marcar 1min35s551, quase atropelando um pequeno pássaro em seu giro. O finlandês melhorou ainda mais na sequência, alcançando 1min35s198, enquanto Ricciardo subiu para terceiro.

Albon melhorou seu tempo e se colocou entre as duas Mercedes, colocando a Red Bull em segundo. Vettel, usando os macios, recuperou a ponta da classificação ao marcar 1min35s005 com a Ferrari, enquanto George Russell passou reto em uma das curvas do traçado russo. Na sequência, Leclerc tomou a primeira posição do exercício com 1min34s462.

A sessão seguiu com as Mercedes trabalhando na simulação de corrida com os pneus médios, enquanto Verstappen avançou para a segunda posição quando restavam 19 minutos para o encerramento da atividade, 0s082 atrás do tempo de Leclerc. Pouco depois, Hamilton passou direto pela segunda vez na sessão, enquanto Robert Kubica rodou com a Williams.

Houve tempo ainda para que a asa traseira do carro de Bottas fosse danificada. A sessão terminou com Leclerc na ponta, seguido por Verstappen e Vettel.

Deixe seu Comentário

Comentários