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Incerteza da McLaren gerou rompimento da Sauber com a Honda

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  • Publicado: 29/08/2017
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:52
  • Por: Leonardo Marson
Após romper com a Honda, a Sauber renovou seu vínculo com a Ferrari para fornecimento de motor. (Foto: Sauber)

A incerteza da continuidade da parceria entre McLaren e Honda fez com que a Sauber optasse por romper o acordo que tinha com a fabricante japonesa de unidades de força. Quem diz isso é Frédéric Vasseur, chefe da equipe suíça, que ainda revelou que o time receberia dos ingleses caixas de câmbio para a próxima temporada.

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Com a possibilidade, ainda não descartada, de um fim de parceria entre o time de Woking e os japoneses, a Sauber perderia direito ao recebimento do câmbio da McLaren. Por este motivo, o time resolveu não apostar na Honda como apoiadora e desistiu do negócio, renovando dias depois com a Ferrari para fornecimento de unidades de força para a temporada do ano que vem.

“Deixando de lado os atuais problemas que a Honda tem com sua confiabilidade e performance, já que sei que eles irão se recuperar em algum momento, a maior preocupação para nós foi que não pudemos assegurar a responsabilidade pelo câmbio”, disse Vasseur, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

“Não temos recursos para construir a nossa, então precisamos de um acordo com alguém. Com a Honda, teríamos de negociar com a McLaren, mas eu não estava tão confiante de que a McLaren iria continuar com a Honda”, seguiu o dirigente da equipe de Hinwil, que admitiu que esta seria uma situação esquisita.

“Isso levaria a uma situação estranha, pedir para a McLaren fornecer câmbio para um motor Honda, enquanto eles podem correr com outro motor. Essa situação não me deixava confiante de forma alguma. Então, repensar esse acordo com a Honda foi um dos grandes problemas para a Sauber”, comentou o dirigente.

O acordo firmado com a Ferrari prevê que o time utilize unidades de força atualizadas pela fabricante de Maranello. Na atual temporada, a Sauber conta com motores utilizados na temporada do ano passado. Vasseur disse que esta foi uma das primeiras decisões que teve à frente do time, e que ela necessitava ser tomada rapidamente.

“A Sauber já tinha começado a projetar o carro de 2018 antes de eu tomar a decisão, e essa foi a razão para a pressa, já que não queríamos colocar dinheiro em projetos abandonados. O design do carro começou, aí precisávamos fechar a fábrica, então a decisão tinha de ser imediata”, completou Vasseur, lembrando das férias de verão.

Foto: Sauber

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