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Fórmula E: Sims vence de ponta a ponta em Ad-Diriyah

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  • Publicado: 23/11/2019
  • Atualizado: 23/11/2019 às 11:10
  • Por: Leonardo Marson

Alexander Sims venceu neste sábado (23) a segunda corrida do ePrix de Ad-Diriyah, etapa de abertura da temporada 2019/2020 da Fórmula E, disputada em um circuito montado nas ruas da cidade localizada na Arábia Saudita. O piloto da BMW Andretti largou da pole position e se manteve na primeira posição ao longo dos 45 minutos de corrida, garantindo sua primeira vitória na categoria dos carros elétricos.

Alexander Sims
Sims venceu pela primeira vez na Fórmula E. (Foto: FIA Formula E)

A segunda posição terminou nas mãos de Max Günther, que completou o 1-2 da BMW Andretti no circuito saudita, ao terminar 1s383 atrás de Sims. Lucas di Grassi completou a corrida na terceira colocação com o equipamento da Audi Sport, e foi seguido por Stoffel Vandoorne, quarto com o carro da Mercedes. O grupo dos cinco primeiros foi completado por Edoardo Mortara, da Venturi.

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Oliver Rowland, piloto da Nissan e.dams, terminou a prova em sexto, sendo seguido por Nyck de Vries, sétimo com o segundo carro da Mercedes. Oliver Turvey conseguiu a oitava colocação com o equipamento preparado pela NIO 333, ao passo que Daniel Abt, companheiro de equipe de Di Grassi na Audi Sport, foi o nono, enquanto James Calado, da Jaguar, foi o décimo. Felipe Massa, que foi punido duas vezes, terminou em 20º.

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A temporada 2019/2020 da Fórmula E terá sequência no dia 18 de janeiro, com a disputa do ePrix de Santiago, marcado para um circuito montado nas ruas da capital chilena.

Confira como foi a corrida

Antes da volta de apresentação, a Mahindra de Jérôme D’Ambrosio apagou, e o piloto belga abandonou a corrida. Quando a largada foi autorizada, Alexander Sims manteve a primeira posição, sendo seguido por Sébastien Buemi e Lucas di Grassi. António Félix da Costa, se aproveitando do problema com D’Ambrosio, subiu para quarto, seguido por Mitch Evans. Felipe Massa avançou para a 13ª posição.

Sims rapidamente abriu vantagem sobre Buemi, alcançando 1s7 logo na segunda volta. No mesmo momento, o bicampeão Jean-Eric Vergne foi aos boxes cumprir uma punição. Di Grassi, por sua vez, começou a sofrer a pressão de Da Costa, enquanto Sam Bird, que vinha na sexta posição, passou a pressionar o quinto colocado Evans, ainda sem tentar a ultrapassagem.

Brendon Hartley escapou da pista na quarta volta, caindo para a 20ª colocação. Na frente, Sims, Di Grassi e Da Costa começaram a revezar voltas rápidas, com o inglês da BMW Andretti mantendo a diferença para Buemi na casa dos dois segundos. Na sexta volta, o português da DS Techeetah conseguiu superar Di Grassi para tomar a terceira posição. Evans começou a pressionar o brasileiro, mas acabou ultrapassado por Bird.

Sims foi o primeiro piloto a acionar o Modo Ataque, ampliando a diferença para 2s3 para Buemi, que rodou quando restavam 33 minutos para o encerramento da prova, ao ser tocado por Da Costa. Por isso, Di Grassi recuperou a terceira posição, enquanto o suíço despencou para a 14ª colocação após voltar abruptamente à pista, depois de quase acertar Massa, que avançou para a 12ª posição.

Daniel Abt foi punido com um drive through por conta de um problema no mapa de aceleração. O lance entre Buemi e Da Costa passou a ser investigado pelos comissários da prova na sequência. O português acionou o Modo Ataque e superou Di Grassi, tomado a segunda posição. Bird acertou o muro após um toque com Evans, e forçou a entrada do Safety Car, enquanto Pascal Wehrlein também teve o carro danificado ao tocar o carro do piloto da Virgin. Com os incidentes, Massa subiu para a décima posição.

A relargada aconteceu na volta 17, com Sims mantendo a posição, seguido por Da Costa e Max Günther, que superou Di Grassi ao ver o brasileiro acionar o Modo Ataque. O piloto da Audi chegou a cair para a quinta posição ao ser superado por Stoffel Vandoorne, mas superou o belga na sequência. Na volta seguinte, Di Grassi recuperou a terceira posição, se aproveitando do acionamento do Modo Ataque por Günther.

Da Costa foi punido pelo toque com Buemi, e passou pelos boxes na sequência, despencando na classificação. O suíço também foi penalizado, tomando dez segundos pelo retorno à pista. Robin Frijns acertou o muro ao rodar sozinho, provocou a segunda entrada do Safety Car na prova. A lista dos cinco primeiros tinha Sims, Di Grassi, Günther, Vandoorne e Edoardo Mortara.

Massa aparecia em sétimo, mas acabou punido por queima de largada. A relargada aconteceu restando nove minutos para o final, mas a bandeira amarela virtual precisou ser acionada segundos depois, uma vez que o carro de Frijns estava içado por um guincho. Um minuto depois, a relargada foi acionada, com Di Grassi pressionando Sims pela liderança.

O brasileiro acionou o modo ataque e caiu para a quarta posição ao ser superado por Günther e Vandoorne. Com sete minutos para o final, Di Grassi deixou o belga para trás, tomando a terceira posição, enquanto Evans pagou um drive through por conta do toque em Bird. A primeira relargada da corrida passou a ser investigada, bem como Nyck de Vries, por uma suposta irregularidade na bateria.

Sims abriu 3s5 para Günther, e seguiu para vencer pela primeira vez na Fórmula E. Günther terminou em segundo, seguido por Di Grassi. Massa terminou apenas na 20ª posição, depois de ser punido pela segunda vez.

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