A Finlândia iniciou um estudo para verificar a viabilidade da realização de uma corrida de Fórmula 1. O projeto é conduzido pela AKK, entidade máxima do esporte a motor finlandês, que planeja saber se será possível receber a categoria no KymiRing, autódromo que, a partir de 2020, receberá o Grande Prêmio da Finlândia de Motovelocidade.
LEIA MAIS:
Renault vê novas regras com peso maior do que adoção do Halo
Pérez crê que ano fora da F1 pode prejudicar Ocon
Gasly diz que não vai à Red Bull para ser segundo piloto
Niki Lauda recebe alta e deixa hospital na Áustria
O objetivo do estudo é levantar se o país possui condições, não só estruturais, mas também financeiras, de se candidatar a receber um grande prêmio de Fórmula 1. O KymiRing tem em seu projeto de construção os requisitos para receber a certificação mais alta da FIA, permitindo assim que a categoria máxima do automobilismo mundial corra no circuito.
“A Finlândia tem um excelente e único legado no automobilismo. Não só pelos pilotos, mas também temos experiência reconhecida internacionalmente na organização de eventos automobilísticos modernos, confiáveis, sustentáveis e, acima de tudo, empolgantes”, diz Tatu Lehmuskallio, diretor executivo do AKK.
“O estudo nos fornecerá conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível realmente exige e que nos ajudará tremendamente ao realizar outros eventos de corrida também”, completou o dirigente da entidade máxima do automobilismo finlandês.
O KymiRing deveria receber a MotoGP já nesta temporada, mas atrasos nas obras fizeram com que a prova fosse adiada para 2020. O autódromo, que terá um traçado de 4.500 metros e é localizado 160 quilômetros distante de Helsinke está com 80% da construção concluída. O asfaltamento deve ser encerrado em junho.
Entre os países nórdicos, apenas a Suécia sediou um GP de Fórmula 1. Isso ocorreu entre 1973 e 1978, no circuito de Anderstorp. Recentemente, a Dinamarca tentou viabilizar uma prova nas ruas de Copenhague, mas o projeto não seguiu adiante.
Foto: Ferrari
Deixe seu Comentário