Card image
Capa da Semana
E-Prix de São Paulo abre temporada 24/25 da Fórmula E com show na pista

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/12/2024
  • Atualizado: 09/12/2024 às 3:45
  • Por: Venicio Zambeli

O piloto da Jaguar, Mitch Evans, saiu da última posição e venceu na incrível 1ª rodada do E-Prix de São Paulo. A era GEN3 Evo e o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E 2024/25 começaou no Brasil com uma das melhores corridas da história da Fórmula E. Evans, da Jaguar TCS Racing, fez uma façanha impressionante ao superar todos do grid e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Capa Destaque da Semana Extra I – E-Prix de São Paulo da Fórmula E 2024-2025 – 09-12-2024 – Fotos: Andrew Ferraro / Simon Galloway / LAT Images / divulgação FE

 

A corrida no Circuito do Sambódromo Anhembi, em São Paulo, foi repleta de ação, com cinco líderes diferentes e 111 ultrapassagens, marcando a estreia do novo carro de corrida GEN3 Evo. Evans superou desafios como um Safety Car e duas Bandeiras Vermelhas, incluindo um acidente espetacular envolvendo Pascal Wehrlein. O Porsche do atual Campeão Mundial de Pilotos terminou de cabeça para baixo no muro, deixando Wehrlein fora da corrida. Felizmente, ele saiu ileso.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Evans comemora a vitória – Foto: Andrew Ferraro / LAT Images / divulgação FE

 

Nenhum piloto havia vencido uma corrida de Fórmula E nas 10 temporadas anteriores partindo de uma posição inferior ao 15º lugar no grid. No entanto, um ATTACK MODE aprimorado, com tração nas quatro rodas e potência adicional de 50 kW, trouxe um novo elemento estratégico que teve grande impacto na corrida.

Os Jaguar de Nick Cassidy e Mitch Evans assumiram a liderança no final da corrida, partindo respectivamente das 10ª e 22ª posições no momento da largada. O líder Oliver Rowland (Nissan) sofreu uma punição de drive-through tardia que o tirou da liderança no último momento, apesar de uma grande performance.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Felix da Costa terminou em segundo lugar – Foto: Andrew Ferraro / LAT Images / divulgação FE

 

Rowland ultrapassou Wehrlein na largada e liderou em vários momentos, com António Félix da Costa também assumindo a ponta com o Porsche irmão no final da corrida. Contudo, o português não conseguiu superar Evans após a última largada, terminando apenas três décimos atrás do vencedor, que já havia ganhado cinco posições logo na primeira volta.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Prova foi uma das mais disputadas da história da Fórmula E – Foto Fórmula E divulgação – Foto: Simon Galloway / LAT Images / divulgação FE

 

A dupla da NEOM McLaren, Taylor Barnard e Sam Bird, também fez uma corrida extraordinária, subindo das 17ª e 16ª posições para terminar em terceiro e quarto lugares. Barnard se tornou o piloto mais jovem a subir ao pódio na Fórmula E, com apenas 20 anos e 189 dias, superando o recorde de Daniel Abt, que tinha 22 anos em Miami em 2015.

Edoardo Mortara, da Mahindra Racing, ficou em quinto lugar, seguido por Norman Nato (Nissan) em sexto e Nyck de Vries, também da Mahindra, em sétimo, completando um bom dia para a equipe.

Sébastien Buemi (Envision Racing), Dan Ticktum (CUPRA KIRO) e Jean-Eric Vergne (DS PENSKE) completaram o top 10. Rowland terminou em 14º.

O único brasileiro no grid, Lucas Di Grassi, viu sua estreia com a equipe Lola Yamaha ABT ser interrompida por um problema no motor ainda antes da primeira metade da prova.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Lucas Di Grassi teve problemas com motor e nos freios – Foto Lola Yamaha ABT / Andrew Ferraro / LAT Images / divulgação FE

 

Lucas, que largou da 14ª posição e tinha como meta pontuar já na primeira corrida com seu novo time, abandonou a corrida após o motor e também o sistema de freios pararem de funcionar subitamente.

“Tivemos um problema no controle do sistema interno do trem de força, o que me obrigou a deixar a prova mais cedo”, explicou Lucas. ”Neste momento os freios também pararam de funcionar e tive que acionar um sistema de emergência para parar o carro. Foi uma pena porque tínhamos condições de brigar por bons pontos já nessa estreia. Agora, temos que voltar para a oficina e trabalhar bastante para desenvolver o carro, um trabalho que ainda está no início. Agradeço imensamente o apoio de todos os brasileiros que nos acompanharam, tanto dentro quanto fora do sambódromo. É sempre bom sentir a energia da nossa torcida quando corremos no Brasil. Obrigado a todos pelo carinho”, completou o piloto da equipe Lola Yamaha ABT.

Evans lidera o campeonato de pilotos, enquanto a NEOM McLaren está à frente na classificação de equipes.

Como tudo aconteceu…

Após um breve atraso causado pelo Envision de Robin Frijns, que ficou parado no grid devido a problemas técnicos, a corrida começou com Oliver Rowland (Nissan) assumindo a liderança na curva 1, ultrapassando o pole position Pascal Wehrlein. Max Günther (DS PENSKE) também pressionou na curva 2, enquanto o grupo se dividiu ao passar pela chicane no meio da volta.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
Largada da etapa de abertura da Fórmula E no Circuito do Anhembi em São Paulo – Foto: Andrew Ferraro / LAT Images / divulgação FE

 

O maior destaque da primeira volta foi Mitch Evans, que ganhou sete posições, subindo da 22ª para a 15ª colocação. Enquanto isso, Jake Hughes (Maserati MSG Racing) e Nico Müller (Andretti) se envolveram em um incidente que causou a entrada do Safety Car.

Após a largada da volta 7, os pilotos começaram a ativar o ATTACK MODE obrigatório, que desbloqueia potência extra e tração nas quatro rodas no GEN3 Evo. Wehrlein recuou para a quinta posição enquanto Cassidy assumiu a liderança.

Fórmula E São Paulo 2024/2025
O vencedor da etapa Mitch Evans – Foto: Simon Galloway / LAT Images / divulgação Formula E

 

Com o progresso da corrida, estratégias de ATTACK MODE, punições e manobras ousadas continuaram a mudar a liderança. Na volta 30, após uma penalidade de Rowland, Cassidy assumiu a ponta, mas Evans brilhou ao ultrapassá-lo na curva 1, coroando sua corrida de recuperação histórica.

Um novo acidente envolvendo Wehrlein causou outra bandeira vermelha. Na relargada, Evans conseguiu manter o controle e cruzar a linha de chegada em primeiro lugar, garantindo uma vitória memorável para ele e para a Jaguar.

O E-Prix de São Paulo mostrou mais uma vez por que a Fórmula E é uma das categorias mais emocionantes do automobilismo mundial.

 

Texto base original: Fórmula E / divulgação

Fotos: Andrew Ferraro / Simon Galloway / LAT Images / divulgação FE / Lola Yamaha ABT / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários