A TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team embarcará para a abertura do Campeonato Mundial de Rally da FIA de 2025, iniciando mais uma temporada cheia de desafios. A primeira prova é o tradicional Rally de Monte Carlo, previsto para acontecer entre os dias 23 e 26 de janeiro.
Considerado o rali mais antigo e famoso do calendário, o desafio abrirá um calendário estendido de 14 etapas deste ano, que inclui novos eventos do WRC nas Ilhas Canárias, Paraguai e Arábia Saudita.
Também há mudanças significativas no campo técnico até 2025. A categoria principal de carros Rally1 não usará mais unidades híbridas plug-in após uma mudança de regulamento. Como resultado, o peso mínimo do carro foi reduzido de 1.260 para 1.180 quilos e o tamanho do restritor de ar foi reduzido de 36 para 35 milímetros para ajudar a manter uma relação potência-peso semelhante à anterior. Enquanto isso, a Hankook se torna a única fornecedora de pneus para as principais categorias do WRC pela primeira vez.
Também houve um ajuste nos regulamentos esportivos. Os pontos serão novamente atribuídos com base nas posições gerais no final do rali, com uma vitória valendo novamente 25 pontos. A classificação do Super Domingo, no último dia, agora oferece até cinco pontos de bônus, assim como o Power Stage, que encerra o rali.
Embora tenham se passado apenas nove semanas desde que a TGR-WRT conquistou o título de fabricantes em uma emocionante conclusão da temporada de 2024 no Rally do Japão, a equipe tem trabalhado duro para se adaptar a essas mudanças e continuar aprimorando o GR YARIS Rally1, carro que segue acelerando com combustível 100% sustentável.
Para refletir as diferentes características exigidas do motor agora que o impulso fornecido pela unidade híbrida não está mais disponível, foram feitas modificações no sistema de escapamento e nos eixos de comando, enquanto as relações de transmissão também foram revistas, entre outras medidas para otimizar o pacote.
A equipe também conta com uma dupla de pilotos reforçada e expandida nesta temporada, correndo com até cinco carros GR YARIS Rally1 em muitos eventos, incluindo o Rally de Monte Carlo.
Os bicampeões mundiais Kalle Rovanperä e Jonne Halttunen retornam à competição em tempo integral ao lado de Elfyn Evans e seu copiloto Scott Martin, vice-campeões do campeonato de 2024. Piloto nascido em Gap, nos Alpes Franceses, Sébastien Ogier buscará sua 10ª vitória e começará outra temporada ao lado do navegador Vincent Landais. Essas três equipes são indicadas para competir pelos pontos dos fabricantes para o TGR-WRT na primeira rodada, reforçados por Takamoto Katsuta e o navegador Aaron Johnston em uma quarta inscrição.
Sami Pajari, campeão do WRC2 de 2024, começa sua primeira temporada completa na categoria principal, para a qual se reencontrou com o experiente copiloto Marko Salminen. Para melhor apoiar seu desenvolvimento, seguindo um caminho semelhante ao anteriormente traçado por Katsuta, o GR YARIS Rally1 de Pajari está inscrito em uma segunda equipe, a TGR-WRT2, que também o adicionará à competição no campeonato de fabricantes. O carro apresenta uma pintura meio a meio branca e preta, o que representa o comprometimento da equipe em oferecer oportunidades para jovens pilotos atingirem o mais alto nível no WRC.
Oliver Solberg, que lutou contra Pajari pelo título do WRC2, muda para um carro GR Yaris Rally2 e inscrito pela Printsport para disputar o título de 2025. Também pilotando o GR Yaris Rally2 estão os pilotos do TGR WRC Challenge Program, Hikaru Kogure e Yuki Yamamoto, em suas estreias em Monte Carlo, adquirindo nova experiência antes de sua segunda temporada no WRC2.
Conhecido pelas condições climáticas frequentemente instáveis, que podem trazer gelo e neve para as estradas de asfalto, o Rally de Monte-Carlo começará e terminará, como de costume, na Praça do Cassino de Mônaco.
Deixe seu Comentário