Card image
Notícias
Helio Castroneves disputará a NASCAR DAYTONA 500

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 07/01/2025
  • Atualizado: 07/01/2025 às 11:53
  • Por: Venicio Zambeli

Depois de vencer a Indy 500 quatro vezes, três Rolex 24 at Daytona consecutivamente e mais de 30 provas na IndyCar, Helio Castroneves acrescentará outro marco importante em sua carreira como piloto: a NASCAR. A Trackhouse Racing anunciou que o sócio da Meyer Shank Racing integrará o PROJECT91 da equipe e fará sua estreia na Daytona 500, no dia 16 de fevereiro próximo.

Helio Castroneves disputará a NASCAR DAYTONA 500
Helio Castroneves vai disputar a prova Daytona 500 da Nascar em 2025 – Foto: divulgação

 

O Chevrolet nº 91 usará a pintura da Wendy’s® em 2025, enquanto o brasileiro busca se juntar a Mario Andretti e AJ Foyt como os únicos pilotos a vencer a Daytona 500 e a Indy 500.

Nunca nos meus sonhos mais loucos pensei que entraria em uma corrida da NASCAR e certamente não na Daytona 500 com uma equipe como a Trackhouse Racing”, disse Castroneves. “Esta é uma oportunidade que ninguém em sã consciência poderia recusar. Sou muito grato à Wendy’s por me permitir defender suas cores, Justin Marks [dono da Trackhouse] e todos os que fizeram isso acontecer. Gostaria que a corrida fosse amanhã!“.

PROJECT91

Justin Marks criou o PROJECT91 em 2022 com a intenção de expandir o alcance global da organização ao lançar uma inscrição na Cup Series para renomados pilotos internacionais. A corrida de abertura da temporada em Daytona marcará a primeira corrida de Castroneves na NASCAR Cup Series e a quinta para o PROJECT91. Antes, Kimi Räikkönen correu em Watkins Glen (N.Y.) e no Circuito das Americas em Austin, Texas, em 2022. No ano seguinte, Van Gisbergen participou das etapas no circuito de rua de Chicago e no misto de Indianapolis. Van Gisbergen se tornou o primeiro piloto desde 1963 a vencer em sua estreia na Cup, quando venceu em Chicago.

Helio Castroneves disputará a NASCAR DAYTONA 500
Logotipo do Project 91 / Trackhouse – Imagem divulgação

 

Helio disse que esperar uma vitória em sua estreia pode ser irreal, mas sabe que terá o equipamento para ter sucesso. “Sei o quanto isso será um desafio, mas também sei o tipo de pessoas e equipe que a Trackhouse Racing trará para esse esforço”, avaliou. “Mal posso esperar para chegar à loja da Trackhouse Race na Carolina do Norte para conhecer todos e me preparar para Daytona. Há muito que preciso aprender e estou pronto para começar.

Ele correrá ao lado dos pilotos titulares Daniel Suárez, Ross Chastain e Shane van Gisbergen. Já Darian Grubb, o chefe de equipe vencedor de 24 provas na NASCAR e campeão da Cup Series com Tony Stewart em 2011, liderará o No. 91 em Daytona.

Helio é um dos maiores pilotos de todos os tempos e exatamente o tipo de piloto que queremos trazer para a NASCAR. Acho que os fãs de corrida ao redor do mundo ficarão animados em vê-lo na prova mais prestigiada da NASCAR. Isso também expõe nosso esporte a um público global e permite que eles vejam o quão ótima é a série que temos na NASCAR”, comentou Marks sobre o ingresso de Castroneves no PROJECT91.

Equipe Global

Marks criou o Trackhouse Entertainment Group em 2020, após uma carreira de piloto em carros esportivos e na NASCAR. Com o objetivo de criar uma marca de corrida que transcendesse o esporte, Marks formou a Trackhouse Racing, que foi para a pista em 2021 com Suárez ao volante. Em janeiro de 2021, a equipe anunciou uma parceria com o astro internacional Pitbull, que tem sido um convidado frequente nas corridas da NASCAR e elevou a presença da Trackhouse por meio da inclusão em várias de suas músicas e videoclipes nos últimos dois anos. Seu álbum mais recente recebeu o nome de “Trackhouse”.

No meio da temporada de 2021, a Trackhouse Racing comprou os ativos da NASCAR da Chip Ganassi Racing e começou a temporada de 2022 como sua própria equipe de dois carros com Suárez e Chastain como pilotos. Agora terá três carros ao adicionar Van Gisbergen em tempo integral.

Castroneves é um dos quatro pilotos que venceram a Indianápolis 500 quatro vezes: em 2001, 2002, 2009 e 2021, e foi vice-campeão do campeonato de pilotos da IndyCar Series em 2002, 2008, 2013 e 2014. Ele é três vezes vencedor das 24 Horas de Daytona, consecutivamente em 2021 com a Wayne Taylor Racing e 2022 e 2023 com a Meyer Shank, além do campeonato geral da IMSA de 2020 com a Team Penske. Tem também experiência em carros de “Turismo”, incluindo 16 corridas IROC (2002-2005). Disputou também provas na Stock Car e Mil Milhas no Brasil e Supercars na Austrália.

Texto base original: Diário Motorsport Media / divulgação

Fotos: Diário Motorsport Media / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários