A Fórmula 1 anunciou nesta segunda-feira (25) um acordo com a GM para a entrada da Cadillac no grid da categoria a partir da temporada de 2026. Desta forma, o mais importante campeonato do automobilismo mundial voltará a contar com 11 equipes, algo que não ocorre desde 2016, ano em que a Manor disputou seu último campeonato.
As informações de que a Cadillac poderia entrar na F1 começaram a surgir no último final de semana, durante as atividades do GP de Las Vegas, nos Estados Unidos. O time deverá usar motores Ferrari em seus dois primeiros anos na categoria, passando a fabricar as próprias unidades de potência a partir da temporada de 2028.
Ao longo do ano, F1 e GM tiveram reuniões para viabilizar a entrada da nova equipe no grid a partir de 2026. Para isso, marcos operacionais foram cumpridos, afirmando o compromisso em se montar uma equipe na categoria. Desta forma, o anúncio do novo time foi feito nesta segunda-feira.
LEIA MAIS:
F1: Verstappen conquista o tetracampeonato mundial. Russell vence em Las Vegas
F1: Russell bate Sainz e fatura pole position em Las Vegas
F1: Russell mantém Mercedes na frente no TL3 em Las Vegas
F1: Hamilton supera Norris e lidera segundo treino em Las Vegas
F1: Hamilton bate Russell no final e lidera TL1 em Las Vegas
“O compromisso da GM e da Cadillac com esse projeto é uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte. Estamos ansiosos para ver o progresso e o crescimento desse aplicativo, certos da total colaboração e apoio de todas as partes envolvidas”, disse Stefano Domenicali, presidente e CEO da F1.
“A GM é uma grande marca global e está trabalhando com parceiros impressionantes. Apoio totalmente os esforços da FIA, da F1, da GM e da equipe para manter o diálogo e trabalhar para chegar ao resultado de um acordo de princípio para levar adiante esse pedido de trazer uma equipe da marca GM/Cadillac para o grid em 2026”, comenta Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA.
“Como o ápice do esporte a motor, a F1 exige inovação e excelência que ultrapassam os limites. É uma honra para a GM e a Cadillac participar do principal campeonato do mundo, e estamos comprometidos em competir com paixão e integridade para elevar o esporte para os fãs de corrida em todo o mundo. Este é um palco global para demonstrarmos a experiência em engenharia e a liderança tecnológica da GM em um nível totalmente novo”, comenta Mark Reuss, presidente da GM.
Deixe seu Comentário