Card image
Capa da Semana
Festa de Endurance: protótipos nas 24 Horas de Le Mans e no Velocitta!

7 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/06/2024
  • Atualizado: 17/06/2024 às 0:51
  • Por: Venicio Zambeli

Festa mundial do automobilismo na França, festa dos carros franceses no automobilismo brasileiro. 24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil levaram os supercarros para a pista neste fim de semana, com brilho para a Ferrari e Ligier.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Capa Destaque da Semana RACING – Festa de Endurance em Le Mans e no Brasil – 17-06-2024 – Fotos: Charly Lopez / DPPI / FIA WEC e Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

A 92ª edição das 24 Horas de Le Mans foi histórica e premiou o fã do automobilismo com uma corrida eletrizante e um desfecho dramático no Circuit de la Sarthe. Quarta etapa da temporada 2024 do FIA WEC, a mais clássica prova de resistência do esporte a motor mundial coroou a Ferrari AF Corse, pela segunda vez consecutiva, com a vitória na classe principal, a Hypercar. Depois de enfrentar um problema com a porta do 499P #50 nas horas finais, Nicklas Nielsen teve de fazer uma parada não programada nos boxes e correu poupando combustível. No limite, o dinamarquês cruzou a linha de chegada na frente, fazendo a festa ao lado dos parceiros Antonio Fuoco e Miguel Molina. Foi a 11ª vitória da Ferrari na categoria principal em Le Mans.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
A Ferrari número 50 venceu as 24 Horas de Le Mans 2024 – Foto: Javier Jimenez / DPPI / FIA WEC / divulgação

 

A segunda colocação na prova ficou com a Toyota Gazoo Racing. O trio do GR010 Hybrid #7, formado pelo chefe de equipe Kamui Kobayashi, Nyck de Vries e José María “Pechito” López ficou perto e flertou com a vitória em vários momentos da prova para finalizar na segunda posição, a 14s221 do conjunto vencedor.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Largada das 24 Horas de Le Mans 2024 – Foto: Javier Jimenez / DPPI / FIA WEC / divulgação

 

A classe GT3 teve como vitoriosa a Manthey EMA, equipe da Porsche na categoria. O conjunto formado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin protagonizou as atividades na metade final da prova e confirmou a segunda vitória na temporada. O brasileiro Augusto Farfus cruzou a linha de chegada na segunda posição com a BMW M4 LMGT3 do Team WRT, faturando assim seu primeiro pódio em Le Mans, ao lado de Sean Gelael e Darren Leung. O triunfo na categoria LMP2 ficou com a United Autosports e o protótipo #22, pilotado por Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
A United Autosports teve uma grande jornada na LMP2 para vencer em Le Mans – Foto: DPPI / FIA WEC / divulgação

 

Passadas as emoções das 24 Horas mais famosas do automobilismo mundial, agora é a vez do Brasil. O “espírito de Le Mans” voltará ao país depois de dez anos com a disputa da Rolex 6 Horas de São Paulo, evento que acontece em Interlagos entre 12 e 14 de julho e marca a quinta etapa da temporada 2024 do FIA WEC.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
A Manthey EMA triunfou pela segunda vez na temporada 2024 do FIA WEC – Foto: Charly Lopez / DPPI / FIA WEC / divulgação

 

Como foram os brasileiros

Além da grande jornada de Augusto Farfus liderando seu trio a bordo da BMW #31 na luta pela vitória até o fim para cruzar a linha de chegada na segunda colocação na sua classe, o Brasil viveu outros bons momentos nas 24 Horas de Le Mans.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Augusto Farfus colecionou mais um grande resultado para sua carreira – Foto: BMW Motorsport / divulgação

 

Em sua estreia na prova, Nicolas Costa conseguiu andar entre os primeiros na GT3 com a McLaren da United Autosports e viu seu carro liderar o pelotão antes de o trio, formado também por Grégoire Saucy e James Cottingham, abandonar a prova com problemas no câmbio. Escalado pela equipe GR Racing para abrir a prova, Daniel Serra saiu do fim do grid, escalou várias posições logo na primeira volta com a Ferrari 296 preta e dourada e chegou a ocupar a quarta colocação na categoria.

 

Felipe Drugovich também viveu um fim de semana de muito aprendizado nas suas primeiras 24 Horas de Le Mans. O paranaense acumulou muita bagagem correndo pela Whelen Cadillac Racing, tendo como um dos companheiros de equipe o compatriota Pipo Derani, em sua nona participação na corrida. Quando vinha em 14º, o paulista perdeu o controle do Cadillac V-Series.R. O conjunto fechou a prova em 16º lugar na Hypercar.

 

Felipe Nasr foi mais um nome a representar o Brasil em Le Mans, sendo um dos pilotos do Porsche 963 #4 da equipe de fábrica Porsche Penske. O brasiliense não completou a prova depois de escapar com o carro quando restavam seis horas para a bandeirada em La Sarthe, mas registrou a maior velocidade final da prova: 344,5 km/h.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Os Brasileiros Pipo Derani, Nicolas Costa, Felipe Nasr e Felipe Drugovich em Le Mans 2024 – Foto: Luiz Alberto Pandini / divulgação

 

Endurance Brasil no Velocitta

No Autódromo Velocitta, palco da terceira etapa do Império Endurance Brasil em 2024, as Ligier JS P320 dominaram e ocuparam os três primeiros lugares da classificação: a vitória ficou com Renan Guerra e Gustavo Kiryla, substituto do titular Marco Pisani no bólido #31. O carro da KTF Sports foi seguido por Lucas e Vitor Foresti (vencedor do troféu Legends) e por Flávio Abrunhoza, Leandro Ferrari e André Moraes Jr., também a bordo de modelos europeus.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Largada da etapa do Velocitta do Endurance Brasil – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Entre os GTs, o dia também foi de dominação: em sua primeira prova na temporada, Júlio Campos e Guilherme Figueiroa, reforçados por Werner Neugebauer, faturaram a vitória. O 1-2-3 dos Mercedes AMG GT3 preparados pelo Team RC foi complementado por Ricardo Baptista, Rafael Suzuki e Xandinho Negrão e por Max Wilson e Marco e Maurizio Billi.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Mercedes dominou na categoria GT3 no Velocitta – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Já na GT4, Jacques Quartieiro e Alan Hellmeister mantiveram os 100% de aproveitamento com seu Porsche 718 Cayman GT4. Um modelo idêntico, pilotado por João Tesser, Eric Santos e Marçal Müller, também da Stuttgart Motorsport, chegou na segunda posição, com o Audi RS3 LMS TCR de Kim Camelo e de Enzo e Henry Visconde, da Eurobike, no terceiro posto.

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Porsche venceu na categoria GT4 da Endurance Brasil no Velocitta – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

A próxima etapa acontece no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), que já foi o palco da prova de abertura do campeonato. A quarta prova do ano ocorre no dia 10 de agosto.

 

FIA WEC – Temporada 2024

Etapa 4, 24 Horas de Le Mans:

Hypercar

1º – Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse, 311 voltas

2º – José María López (ARG) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 – Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing, a 14s221

3º – Sébastien Bourdais (FRA) / Renger Van der Zande (HOL) / Scott Dixon (NZL) – Cadillac V-Series.R #3, Cadillac Racing, a 36s730

 

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen (Ferrari AF Corse, Ferrari 499P #50 Hypercar) – FIA WEC – vencedores 2024 – Foto: Charly Lopez / DPPI / divulgação

 

Endurance Brasil – – Temporada 2024

Etapa 3, Velocittá:

 

P1/Geral

1º – Renan Guerra/Gustavo Kiryla – Ligier JSP320 (KTF Sports) – 150 voltas em 4h02min04s232

2º – Lucas Foresti/Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports) – a 7s308

3º – Flávio Abrunhoza/Leandro Ferrari/André Moraes Jr. – Ligier JSP320 (BTZ Motorsports) – a 3 voltas

 

 

GT3

1º – Júlio Campos/Guilherme Figueiroa/Werner Neugebauer – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas

2º – Ricardo Baptista/Rafael Suzuki/Xandinho Negrão – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 146 voltas

3º – Marco Billi/Maurizio Billi/Max Wilson – Mercedes AMG GT3 (Team RC) – 145 voltas

 

 

GT4

1º – Jacques Quartiero/Alan Hellmeister – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 136 voltas

2º – João Tesser/Eric Santos/Marçal Müller – Porsche 718 Cayman GT4 (Stuttgart) – 135 voltas

3º – Enzo Visconde/Henry Visconde/Kim Camelo – Audi RS3 LMS TCR (Eurobike) – 130 voltas

 

 

Legends

1º – Vitor Foresti – Ligier JSP320 (Foresti Sports)

2º – Flávio Abrunhoza – Ligier JSP320 (BTZ Motorsport)

3º – Guilherme Figueiroa – Mercedes AMG GT3 (Team RC)

24 Horas de Le Mans e Endurance Brasil 2024
Pódio da etapa do Velocitta – Foto: Bruno Terena / MS2 / divulgação

 

Textos base originais: Le Mans / Geferson Kern

Fotos: DPPI / FIA WEC e Bruno Terena / MS2 /divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários