Card image
Competições
Veja cinco recordes batidos por Max Verstappen na temporada 2023 da F1

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 27/11/2023
  • Atualizado: 02/01/2024 às 18:08
  • Por: Leonardo Marson

Que a temporada de 2023 da Fórmula 1 foi dominada por Max Verstappen, ninguém duvida. O piloto da Red Bull praticamente não teve adversários ao longo do ano, especialmente após a quarta etapa do campeonato, quando conseguiu se distanciar de Sergio Pérez, que vencera duas corridas no mesmo período, e partiu para o tricampeonato mundial.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

O piloto holandês sumiu na liderança e garantiu o título na Sprint para o Grande Prêmio do Catar, com impressionantes cinco corridas de antecipação (ou seis, se considerarmos que o título veio antes da corrida principal em Lusail). Chama atenção ainda que, entre o GP de Miami e o GP de Abu Dhabi, Verstappen só saiu derrotado no GP de Singapura.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Para mostrar o tamanho do domínio do piloto do RB19 número 1 ao longo do ano, RACING buscou cinco recordes batidos por Verstappen ao longo da temporada de 2023 da F1.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen triunfa em Abu Dhabi e chega a 54 vitórias na carreira

Sem perder tempo, vamos a eles:

Mais de mil voltas na liderança em um ano
Jamais na história da F1 um piloto liderou tantas voltas quanto Verstappen em 2023. Foram 1.003 giros na primeira posição ao longo da temporada, o que equivale a 75,7% das voltas que o Mundial deste ano teve ao longo dos 22 GPs do ano. O recordista anterior era exatamente o holandês, 739 voltas completadas na liderança.

Mais vitórias consecutivas
Outro recorde impressionante batido por Verstappen é o de vitórias consecutivas em um ano. Foram dez triunfos seguidos entre os GPs de Miami, a quinta etapa do campeonato, e o GP da Itália. No caminho, ainda tiveram vitórias em Mônaco, Espanha, Canadá, Áustria, Inglaterra, Hungria, Bélgica e Holanda. O recorde anterior era de Sebastian Vettel, que venceu nove provas seguidas em 2013.

Mais vitórias em um ano
Se as dez vitórias seguidas impressionam, o número total de triunfos no ano não é menos impressionante. Verstappen obteve absurdas 19 primeiras colocações ao longo de 2023. Após os triunfos no Bahrein e na Austrália, o tricampeão obteve a sequência de dez vitórias seguidas, quebrada em Singapura, e emendou mais sete triunfos a partir do GP do Japão.

Maior número de pontos em uma temporada
Aqui temos que levar em conta que jamais foram oferecidos tantos pontos em um Mundial de F1. Ainda assim, os 575 pontos obtidos por Verstappen impressionam. Este número representa 92,74% dos pontos oferecidos ao longo da temporada, que totalizam 620 pontos.

Maior número de pódios em uma temporada
Mais um efeito de um calendário maior e uma temporada com carro dominante. Verstappen foi ao pódio em 21 das 22 corridas do ano. A única vez em que o holandês não esteve nas três primeiras posições do ano foi em Singapura, quando terminou com a quinta posição após largar em 11º.

Deixe seu Comentário

Comentários