Card image
Notícias
F1: Verstappen triunfa em Abu Dhabi e chega a 54 vitórias na carreira

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 26/11/2023
  • Atualizado: 26/11/2023 às 11:35
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (26) o Grande Prêmio de Abu Dhabi, corrida disputada no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos. O piloto da Red Bull largou da pole position e, exceção ao momento em que visitou os boxes, manteve a liderança ao longo de toda a corrida, garantindo a sua 19ª vitória na temporada 2023, encerrada nesta manhã.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Charles Leclerc, piloto da Ferrari que só conseguiu acompanhar Verstappen no início da prova, terminando distante do holandês. George Russell terminou em terceiro com a Mercedes, com Sergio Pérez, da Red Bull, ficando em quarto. Lando Norris foi o quinto colocado com a McLaren.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Oscar Piastri terminou a corrida com a sexta colocação com a outra McLaren, terminando à frente de Fernando Alonso, sétimo com a Aston Martin. Yuki Tsunoda terminou em oitavo com a AlphaTauri, depois de liderar algumas voltas da prova. Lewis Hamilton colocou a Mercedes em nono, sendo seguido por Lance Stroll, décimo com a Aston Martin.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen domina Q3 e fatura pole para o GP de Abu Dhabi
F1: Russell domina terceiro treino livre para o GP de Abu Dhabi
F1: Leclerc bate Norris e lidera segundo treino em Abu Dhabi
Russell lidera primeiro treino da F1 em Abu Dhabi. Drugovich termina em segundo

A Fórmula 1 terá uma sessão de testes na próxima terça-feira, e a temporada 2024 terá início no dia 2 de março, com a disputa do Grande Prêmio do Bahrein, no circuito de Sakhir.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Max Verstappen mantendo a primeira posição, sendo seguido por Charles Leclerc e Oscar Piastri, que deixou Lando Norris para tomar o terceiro lugar. Ainda no primeiro giro, o monegasco partiu para o ataque sobre o tricampeão do mundo, que conseguiu se defender do ataque. George Russell apareceu na quinta posição.

Sem conseguir superar Verstappen, Leclerc passou a ser atacado por Piastri na segunda volta. Mais atrás, Sergio Pérez passou por Lewis Hamilton para tomar a nona posição no terceiro giro da corrida. Pouco depois, o australiano da McLaren acabou superado por Norris, que tomou a terceira posição da prova. Com seis voltas, Kevin Magnussen foi aos boxes para colocar pneus duros.

Russell abriu ataque sobre Piastri, que conseguiu se defender na oitava volta. Um incidente entre GuanYu Zhou e Alexander Albon foi notado pela direção de prova, em lance em que um piloto forçou o outro para fora da pista. O mesmo ocorreu entre Logan Sargeant e Kevin Magnussen. Daniel Ricciardo foi aos boxes no mesmo giro.

Pérez passou a atacar Pierre Gasly pela oitava posição, enquanto Russell, mais uma vez, tentou superar Piastri, novamente sem sucesso, na décima volta. O lance entre Zhou e Albon não teve investigação dos comissários. Sargeant e Magnussen também não foram investigados. Na 11ª volta, Russell conseguiu a ultrapassagem sobre Piastri, tomando o quarto lugar.

Na 12ª volta de corrida, Pérez passou por Gasly para tomar a oitava posição da prova. Fernando Alonso foi aos boxes na volta 13, ganhando pneus duros da Aston Martin. Pouco depois, o francês da Alpine passou a ser pressionado por Hamilton, enquanto Piastri foi aos boxes no 14º giro da corrida, ganhando pneus duros da McLaren. Nico Hulkenberg e GuanYu Zhou também trocaram pneus.

A McLaren chamou Norris aos boxes na volta 15, o que foi seguido por Russell após ordem da Mercedes. Ambos colocaram pneus duros, mas a equipe inglesa trabalhou mau em seu piloto, que acabou superado pelo piloto do time da estrela de três pontas. Hamilton viu Gasly travar a sua frente e tocou a asa de sua Mercedes no carro do piloto da Alpine.

Hamilton e Ocon foram aos boxes na volta 16, também recebendo pneus duros. Na frente, Verstappen disparou dois segundos sobre Leclerc, o segundo colocado. Ainda assim, o holandês foi aos boxes na volta 17, fazendo com que o monegasco herdasse a liderança, seguido por Yuki Tsunoda, Sergio Pérez, Lance Stroll e Pierre Gasly.

Leclerc trocou pneus na volta 18, o que foi feito também por Pérez. Os dois ganharam pneus duros de suas equipes. Tsunoda, ainda com os pneus com os pneus médios da largada, assumiu a primeira posição, pouco menos de seis segundo à frente de Stroll, com Carlos Sainz em terceiro. Os três, além de Valtteri Bottas, ainda não haviam parado nos boxes com 19 voltas.

Verstappen passou Sainz na volta 19, tomando o terceiro lugar. Mais atrás, Piastri deixou Bottas para trás, tomando o oitavo lugar da prova. Enquanto o holandês se aproximou de Stroll, Leclerc passou pelo companheiro de equipe, passando ao quarto lugar. Instantes depois, o tricampeão do mundo passou pelo canadense da Aston Martin, assumindo o segundo lugar.

Sainz, que ainda não havia visitado os boxes, foi presa fácil para Russell, que o superou e tomou o quinto lugar. Com 23 voltas, Tsunoda e Stroll foram aos boxes, com os dois recebendo pneus duros. Verstappen retomou a liderança da prova, sendo seguido por Leclerc e Russell. O espanhol da Ferrari foi aos boxes na volta 24, ganhando um novo jogo de pneus duros.

Ocon passou por Bottas para tomar a 11ª colocação, se aproveitando dos pneus desgastados do finlandês da Alfa Romeo. Na volta 25, Pérez passou por Alonso para tomar a sexta posição da prova. Um pouco mais na frente, Hamilton superou Ricciardo, avançando ao oitavo lugar. Na frente, Verstappen passou a ter 5,5 segundos de frente para Leclerc, o segundo colocado.

Pérez passou a atacar Piastri na volta 28, em disputa valendo o quinto lugar, conseguindo a ultrapassagem. Verstappen chegou aos 6,2 segundos de vantagem na volta 29, enquanto Stroll passou por Ricciardo, retornando a zona de pontuação. Com 30 voltas, Bottas foi aos boxes para colocar pneus médios, enquanto o australiano da AlphaTauri parou duas voltas depois, ganhando pneus duros.

Gasly foi aos boxes na volta 33, passando a ter pneus duros, enquanto Norris trocou pneus no giro 34, passando a ter um novo jogo de pneus de faixa branca. Russell fez o mesmo na 35ª volta. Leclerc passou pelos pits no giro 36, o que foi feito também por Hamilton. Os dois passaram a ter pneus duros em seus carros após a parada.

As paradas seguiram com Piastri e Alonso na 37ª volta da prova, enquanto Norris passou por Stroll para tomar o sexto lugar, ao passo que Hamilton deixou Alonso para trás, passando ao 11º lugar. Alexander Albon, que vinha na 13ª posição, foi advertido pela direção de prova por conta dos limites de pista. Com 39 voltas, Alonso retomou a 11ª posição de Hamilton.

Com 40 voltas, Sainz passou por Ocon, avançando ao nono lugar. Um incidente entre Alonso e Hamilton, do qual o espanhol fez uma frenagem muito antes de uma curva, passou a ser investigado. Com 42 voltas, Norris passou por Tsunoda, tomando a quinta colocação da prova. Outro que fez uma ultrapassagem foi Alonso em cima de Ocon, tomando o décimo posto.

Pérez e Stroll foram aos boxes na volta 43, passando para mais um jogo de pneus duros. Verstappen foi chamado aos boxes pela Red Bull na volta seguinte, recebendo pneus de faixa branca, enquanto Hamilton foi mais um a passar por Ocon, entrando na zona de pontos. Alonso passou a atacar Sainz pelo oitavo lugar com 45 voltas de prova, superando-o na volta seguinte.

A prova chegou à volta 47 com Verstappen 7,6 segundos à frente de Leclerc, o segundo colocado. Russell aparecia em terceiro. Pérez e Norris se tocaram na volta 47, enquanto Hamilton passou por Sainz no 48º giro para tomar a nona posição. A prova entrou nos dez giros finais com Verstappen cada vez mais na frente. Com 51 voltas, Pérez foi punido em cinco segundos por causar colisão com Norris.

Com 54 voltas, Pérez passou por Russell, tomando o quarto lugar da prova. Houve tempo ainda para que Alonso passasse Tsunoda para terminar em sétimo. Na frente, Pérez passou Leclerc, tomando o segundo lugar. Verstappen venceu a prova e chegou ao triunfo número 54 da carreira.

Deixe seu Comentário

Comentários