Card image
Notícias
Verstappen supera Leclerc e vence agitado GP de Las Vegas de F1

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/11/2023
  • Atualizado: 19/11/2023 às 4:38
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu na madrugada deste domingo (19) o Grande Prêmio de Las Vegas, penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma corrida cheia de alternativas, o holandês da Red Bull tomou a liderança de forma definitiva apenas na 37ª das 50 voltas no circuito montado nas ruas da cidade americana. O resultado garante a 53ª vitória do tricampeão na carreira, igualando-se a Sebastian Vettel como terceiro maior vencedor da categoria.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

Charles Leclerc, com a Ferrari, foi o segundo colocado ao ultrapassar Sergio Pérez na volta final, deixando o piloto da Red Bull com a terceira colocação. Esteban Ocon, com a Alpine, fechou a corrida com a quarta colocação, enquanto Lance Stroll, com a Aston Martin, completou a lista dos cinco melhores na capital do estado americano de Nevada.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Carlos Sainz, com a Ferrari, fechou a corrida em sexto, sendo seguido por Lewis Hamilton, sétimo com a Mercedes. A oitava colocação acabou nas mãos de George Russell, com a outra Mercedes do grid. Fernando Alonso, com a Aston Martin, foi o nono, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, fechou a zona de pontos com o décimo lugar.

LEIA MAIS:

F1: Leclerc domina classificação e fatura pole em Las Vegas
Russell coloca Mercedes na frente no TL3 do GP de Las Vegas
Charles Leclerc lidera segundo treino da F1 em Las Vegas
F1: TL1 em Las Vegas é encerrado por problemas na pista. Leclerc lidera

A corrida contou com duas entradas do Safety Car. A primeira ocorreu na volta três, quando Lando Norris bateu forte contra a barreira de proteção. Depois, em lance entre Verstappen e Russell que deixou detritos na pista, a bandeira amarela neutralizou o circuito para que a pista pudesse ser limpa pelos fiscais de corrida.

A temporada 2023 da Fórmula 1 será encerrada no próximo domingo (26), com a disputa do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Max Verstappen passando por Charles Leclerc, ainda que os dois saíssem da pista. George Russell manteve a terceira posição, seguido por Pierre Gasly e Alexander Albon. Ainda nos metros iniciais, houve um incidente envolvendo Carlos Sainz, Fernando Alonso, Valtteri Bottas, Sergio Pérez e Lewis Hamilton. O Safety Car Virtual foi acionado.

No complemento da primeira volta, Sergio Pérez foi aos boxes para trocar a asa dianteira. Alonso e Bottas também se dirigiram ao pit lane. Pouco depois, na terceira volta, a bandeira verde voltou a ser acionada, e a largada passou a ser investigada pelos comissários. Instantes depois, Lando Norris bateu forte e causou a entrada do Safety Car.

Lance Stroll e Carlos Sainz foram aos boxes aproveitando a neutralização. A relargada veio na sétima volta, com Oscar Piastri passando por Yuki Tsunoda para tomar a décima colocação. Mais atrás, Sainz passou a escalar o pelotão, e apareceu em 18º, após trocar ultrapassagens com Alonso. No oitavo giro, Hamilton passou pelo japonês da AlphaTauri, tomando o 11º tempo.

Verstappen foi punido em cinco segundos pelo lance da largada com Leclerc, enquanto Esteban Ocon abriu ataque sobre Kevin Magnussen, conseguindo a ultrapassagem na nona volta. O dinamarquês também foi superado por Piastri no décimo giro de corrida, mas retomou a posição algumas curvas depois. Gasly, em quarto, passou a atacar Russell pelo terceiro lugar.

Tsunoda foi aos boxes na volta 11, enquanto Sainz passou por Alonso para tomar o 16º posto. Piastri finalmente conseguiu a ultrapassagem sobre Magnussen, que também foi superado por Hamilton, caindo para o décimo lugar. Verstappen, na liderança e punido em cinco segundos, não conseguia abrir frente em relação a Leclerc. Na volta 13, Pérez passou Hulkenberg, tomando o 13º lugar.

Sainz passou por Daniel Ricciardo e tomou o 14º lugar, enquanto a Ferrari pedia para o espanhol resfriar o carro. No 14º giro, Ocon superou Sargeant para ocupar o sexto lugar. O americano acabou superado também por Piastri e Hamilton na sequência, despencando para a nona colocação. Já Leclerc cortou a diferença de Verstappen para menos de um segundo.

Dos pilotos do pelotão da frente, Russell foi o primeiro a parar nos boxes na volta 16. Leclerc abriu ataque sobre Verstappen, e viu o holandês se defender em um primeiro momento. No complemento da volta, o monegasco conseguiu a ultrapassagem, tomando a primeira posição, enquanto o holandês foi aos boxes, cumpriu a punição e recebeu pneus duros. Albon também parou.

Hamilton e Piastri se tocaram e o inglês teve um pneu furado, assim como o australiano, que logo foi aos pits. O heptacampeão trocou o pneu na volta 18. Pérez passou por Ocon para tomar a segunda posição da prova, aparecendo pouco mais de 14 segundos distante de Leclerc, que seguia na liderança sem ter parado nos boxes.

Russell ficou preso por alguns instantes atrás de GuanYu Zhou e viu Verstappen se aproximar. O inglês passou pelo chinês na volta 20, tomando o sétimo lugar. O piloto da Alfa Romeo vendeu caro a ultrapassagem para o holandês, que passou ao oitavo lugar. Com 21 voltas, Ocon foi aos boxes para fazer sua primeira parada nos boxes.

Na 22ª volta, Leclerc foi aos boxes para a sua troca de pneus, e Pérez tomou a liderança da corrida. O monegasco caiu para o terceiro lugar. Um pouco mais atrás, Russell abriu ataque sobre Alonso, tomando o quinto posto. Verstappen também partiu para cima do espanhol da Aston Martin, tomando a sexta posição da prova.

Russell seguiu chegando rapidamente sobre os adversários, sempre trazendo consigo Verstappen. O inglês passou a atacar Sainz, que acabou superado não apenas pelo piloto da Mercedes, mas também pelo tricampeão do mundo, despencando ao sexto lugar. Os dois apareciam pouco menos de três segundos atrás de Leclerc, que se aproximava de Stroll.

Verstappen atacou Russell e conseguiu a ultrapassagem, com os dois se tocando. Leclerc, também na volta 26, passou por Stroll, tomando o segundo lugar. O Safety Car foi acionado por conta dos detritos na pista pelo lance entre o holandês e o inglês. Pérez, Stroll, Verstappen, Russell, Sainz e Alonso foram aos boxes, enquanto Leclerc permaneceu na pista e retomou a liderança.

Após as paradas, a classificação após 27 voltas apontava Leclerc na liderança, seguido por Pérez, Gasly, Piastri e Verstappen. A relargada veio na volta 29, e Russell foi punido em cinco segundos pelo lance com Verstappen. Gasly, em terceiro, passou a atacar Pérez pela segunda posição, mas acabou ultrapassado por Piastri.

Leclerc passou a ser atacado por Pérez, enquanto Piastri buscava aproximação em relação aos dois líderes. O DRS foi liberado novamente na volta 31, e Verstappen passou por Gasly para tomar o quarto lugar. Pérez, na volta 33, superou o monegasco da Ferrari para tomar a liderança da corrida. No mesmo giro, Verstappen deixou Piastri para trás, tomando o terceiro lugar.

Ocon e Gasly dividiram algumas curvas, com o primeiro deles tomando a quinta colocação. Leclerc abriu ataque sobre Pérez e retomou a liderança na volta 35. O mexicano acabou ultrapassado também por Verstappen, que passou ao segundo lugar. Na volta 37, o holandês retomou a liderança da corrida ao passar pelo piloto da Ferrari.

Albon, em oitavo, passou a ser atacado por Russell na volta 39, e o inglês passou pelo tailandês na volta 40. O piloto da Williams cometeu um erro e despencou para a 11ª posição. Outro que cometeu um erro foi Leclerc, que permitiu a ultrapassagem de Pérez, caindo para o terceiro lugar. Piastri foi aos boxes na volta 44.

Com cinco voltas para o final, Leclerc voltou a se aproximar de Pérez. Hamilton, mais atrás, passou por Alonso e tomou a oitava colocação da prova. Na volta 47, Nico Hulkenberg abandonou a disputa com problemas com a Haas. Piastri, com pneus médios e mais novos, passou a atacar Gasly, enquanto Yuki Tsunoda abandonou a prova na volta 48.

Russell passou por Stroll para tomar a quinta colocação, enquanto Piastri entrou na zona de pontos ao passar por Gasly. Na frente, Verstappen venceu, seguido por Leclerc, que passou por Pérez na volta final.

Deixe seu Comentário

Comentários