Miguel Paludo e Alan Hellmeister conquistaram neste sábado (18) o título do campeonato de Endurance da Porsche Cup. A dupla venceu a última etapa da temporada, que contou com uma prova de 500 quilômetros no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), em uma prova da qual foram dominantes, e contaram com um mau resultado de Enzo Elias e Marçal Müller para saírem com o título.
O lance que deu a vantagem para Paludo e Hellmeister ocorreu na volta 76, quando Elias acertou um carro de um retardatário e rodou. A direção de prova ainda puniu a dupla, que vinha na segunda posição no momento do incidente, com uma passagem pelos boxes. Elias e Müller ainda buscaram terminar no top-5, sem sucesso.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
A segunda posição ficou com Beto Gresse, Christian Hahn e Lineu Pires, enquanto Rubens Barrichello e Franco Giaffone completaram a prova com a terceira colocação. Diego Nunes e Peter Ferter fecharam a disputa com o quarto lugar, sendo seguidos por William Freire e Chico Horta, que fecharam o grupo dos cinco melhores.
LEIA MAIS:
F1: Leclerc domina classificação e fatura pole em Las Vegas
Russell coloca Mercedes na frente no TL3 do GP de Las Vegas
Charles Leclerc lidera segundo treino da F1 em Las Vegas
F1: TL1 em Las Vegas é encerrado por problemas na pista. Leclerc lidera
Enzo Elias e Marçal Müller cruzaram a linha de chegada com a sexta posição, sendo seguidos por Nicolas Costa, Gaetano di Mauro e Nelson Monteiro foram os sétimos. Cesar Ramos e Georgios Frangulis fecharam a disputa em oitavo, logo à frente de Renan Pizii, Caio Collet e Edu Guedes, nonos colocado. Bia Figueiredo, Paulo Souza e Galid Osman completaram o top-10.
Na Sprint Challenge, o título ficou com Danilo Dirani e Célio Brasil, que tiveram a companhia de Antonella Bassani neste sábado e terminaram com a segunda posição. A corrida foi vencida por Bruno Bonifácio e Luiz Souza, enquanto Christian Fittipaldi, João Gonçalves e Eric Santos completaram o top-3 da corrida em Interlagos.
A prova contou com uma entrada do Safety Car na volta 50, provocada por Israel Salmen, que parou na barreira de proteção em uma batida. Algumas voltas antes, o piloto foi aos boxes com um pneu. Na volta 80, Leo Sanches parou seu Porsche com problemas, ocasionando mais uma bandeira amarela em todo o circuito.
Confira como foi a corrida
A corrida contou com liderança de Lucas Salles e Rafael Suzuki na parte inicial, após o piloto da Stock Car superar Enzo Elias, parceiro de Marçal Müller ainda nos primeiros giros, mantendo este posto até a primeira rodada de paradas obrigatórias nos boxes.
Após a primeira rodada de paradas nos boxes, a liderança passou para as mãos de Miguel Paludo, que correu ao lado de Alan Hellmeister. Pedro Boesel, parceiro de Gabriel Casagrande e Eduardo Menossi, vinha com o terceiro lugar após 27 das 117 voltas.
Elias, que entrou na decisão do campeonato na liderança, se mantinha na terceira posição, seguido de perto por Werner Neugebauer, parceiro de Ricardo Zonta. Diego Nunes e Peter Ferter completavam o grupo dos cinco melhores no complemento da 30ª volta de corrida em Interlagos.
Com 44 voltas, tosos os pilotos do top-15 estavam nos boxes cumprindo a parada obrigatória. Após a volta dos pilotos para a pista, o grupo dos cinco primeiros tinha Hellmeister, Ferter, Menossi, Müller e Zonta. Neste momento, a corrida tinha 1h30min de duração e 46 voltas completadas.
Com um ritmo mais forte, Nunes passou por Neugebauer e por Elias na mesma volta, tomando o terceiro lugar. Na 33ª volta, o Porsche de Dudu e Fefo Barrichello apareceu lento na pista. Os dois, àquela altura, ocupavam a 14ª colocação da corrida.
Paludo abriu vantagem sobre Boesel, chegando a praticamente três segundos no início da segunda hora de corrida. Pouco tempo depois, a segunda rodada de paradas nos boxes foi aberta, com Elias e Neugebauer fazendo suas trocas de pneus e reabastecimento. Com 41 giros, foi a vez de Paludo fazer o pit.
Israel Salmen, parceiro de Rafael Martins, apareceu com um pneu furado na pista na volta 48, retornando aos boxes. Outro que foi aos pits foi Zonta, com problemas em seu Porsche. Na volta 50, Salmen parou na barreira de proteção, causando a primeira entrada do Safety Car na corrida.
A classificação apontava liderança de Hellmeister no momento da neutralização, sendo seguido por Muller, Ferter, Francisco Horta e Menossi. A relargada veio na volta 55. Dois giros depois, o segmento acabou com Hellmeister na liderança, seguido por Müller e Ferter.
A terceira janela de paradas foi aberta na volta 60, com os quatro primeiros colocados se mantendo na pista. Após a rodada de pits, Paludo voltou ao carro ainda na liderança, com pouco mais de quatro segundos de frente para Elias, enquanto Nunes aparecia em terceiro.
Paludo viu Elias cortar a vantagem para menos de quatro segundos, mas na volta 76, o parceiro de Müller atingiu o carro de Márcio Mauro e rodou, despencando para a quinta colocação da prova. Nunes assumiu a segunda colocação, distante oito segundos do líder.
Após 79 voltas, a penúltima janela de paradas foi aberta com Nunes entrando nos boxes. Leo Sanches abandonou a prova com problemas em seu Porsche, causando a entrada do Safety Car pela segunda vez na prova em meio a janela de paradas nos boxes.
A relargada veio na volta 82, e Marçal Müller e Enzo Elias foram penalizados com um drive through por conta do incidente com Mauro. O cumprimento da punição veio imediatamente após o anúncio da infração para a dupla do Porsche número 544. Com Müller ao volante, a parceria caiu ao nono lugar.
Hellmeister retomou a liderança após o retorno de Lineu Pires à pista, enquanto Müller viu Gaetano di Mauro tocar seu carro. Apesar disso, o gaúcho apareceu em sexto na volta 84, ficando uma posição atrás da posição que precisava para faturar o campeonato.
Pelo segundo lugar da corrida, Horta passou a atacar Ferter na volta 85, Depois de muito pressionar, Horta tomou o segundo posto dois giros depois. A esta altura, Hellmeister disparou 20 segundos de frente para os adversários restando 30 voltas para o encerramento da corrida.
Gustavo Zanon rodou na volta 90 após receber um toque de Eduardo Taurisano. Ferter, que fora superado por Christian Hahn alguns giros antes, passou a ser pressionado por Franco Giaffone, o quinto colocado, na volta 91, que conseguiu a ultrapassagem após os dois trocarem toques.
Zanon sofreu uma punição pelo lance com Taurisano. A corrida entrou na hora final com Hellmeister na liderança da prova. A última janela de paradas foi aberta na volta 97, sendo fechada no complemento do giro 101. No giro seguinte, Paludo, de volta à pista, retomou a liderança da disputa.
Rodrigo Mello rodou com 103 voltas de prova, retornando à pista pouco depois. Elias, por sua vez, seguia em sexto, 11 segundos distante de Nunes, o quinto colocado. A prova entrou nas dez voltas finais com os cinco primeiros em posições estabilizadas.
Na volta 110, Pietro Rimbano teve um pneu furado e se dirigiu aos boxes, com a câmara do pneu ficando na pista. Barrichello passou por Freire e tomou o terceiro lugar da prova na volta 112. A prova seguiu para o final e Paludo garantiu a vitória ao lado de Hellmeister na corrida e no campeonato.
Deixe seu Comentário