Card image
Notícias
F1: Verstappen domina e vence GP de São Paulo em Interlagos

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 05/11/2023
  • Atualizado: 05/11/2023 às 16:00
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio de São Paulo, 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou da pole position e, exceção do momento em que fez a segunda troca de pneus, em que Lando Norris herdou o primeiro lugar, praticamente não foi ameaçado. O resultado representa a 17ª vitória do holandês no ano.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Norris, piloto da McLaren que chegou a se aproximar de Verstappen nas voltas iniciais, sem conseguir a ultrapassagem. O pódio foi completado por Fernando Alonso, piloto da Aston Martin que segurou Sergio Pérez nas voltas finais, relegando o mexicano da Red Bull ao quarto lugar. Lance Stroll, da Aston Martin, foi o quinto.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Carlos Sainz cruzou a linha de chegada com a sexta colocação a bordo de uma Ferrari, sendo seguido por Pierre Gasly, sétimo com a Alpine. Em corrida apagada, Lewis Hamilton foi apenas o oitavo com a Mercedes, sendo seguido por Yuki Tsunoda, nono com a AlphaTauri. Esteban Ocon, com a outra Alpine, completou a zona de pontos com o décimo lugar.

LEIA MAIS:

F1: Verstappen supera Norris na largada e vence Sprint em Interlagos
F1: Norris bate Verstappen e fatura pole para a Sprint em Interlagos
F1: Sainz puxa 1-2 da Ferrari em único treino livre para o GP de São Paulo
F1 renova contrato com Interlagos até a temporada de 2030

A corrida contou com uma bandeira vermelha por conta de um acidente na largada. Nico Hulkenberg atingiu Alexander Albon, que acabou atirado sobre o carro de Kevin Magnussen. Os dois últimos abandonaram a prova, que precisou ser interrompida.

A Fórmula 1 prossegue a temporada 2023 daqui duas semanas, com a disputa do Grande Prêmio de Las Vegas, marcado para o circuito montado nas ruas da capital do estado americano de Nevada.

Confira como foi a corrida

Antes da largada, Charles Leclerc bateu sua Ferrari, alegando problemas com o sistema hidráulico, abandonando a disputa. Na largada, Max Verstappen manteve a ponta, sendo seguido por Lando Norris e Lewis Hamilton. No pelotão de trás, Alexander Albon e Kevin Magnussen se acharam após o tailandês ser atingido por Nico Hulkenberg ainda na reta dos boxes, batendo e abandonando.

Por conta dos incidentes, a bandeira vermelha foi acionada ainda na segunda volta da prova. Oscar Piastri recolheu aos boxes com problemas no motor. Após alguns minutos, um novo procedimento de largada foi feito, e os australianos Piastri e Daniel Ricciardo largaram dos boxes.

A relargada teve Verstappen pulando na frente mais uma vez, seguido por Norris e Alonso, que superou Hamilton na reta oposta. Na quinta volta, o holandês da Red Bull chegou a um segundo de frente sobre Norris, que também abria frente rapidamente sobre Alonso.

Norris conseguiu se aproximar de Verstappen e passou a ter direito ao isso da asa móvel a partir da sexta volta. A tentativa de ultrapassagem veio na oitava volta, sem sucesso, em que pese a torcida começar a gritar por “Landinho” em Interlagos. O tricampeão aumentou o ritmo e passou a abrir vantagem mais uma vez.

Pérez passou a pressionar Russell pelo quinto lugar da prova na nona volta de disputa. Um pouco mais atrás, Valtteri Bottas tomou a 12ª colocação de Nico Hulkenberg na volta 12. Pouco depois, o alemão foi superado também por GuanYu Zhou. De tanto insistir, Pérez passou por Russell para tomar a quinta posição da prova.

Verstappen disparou 2,5 segundos sobre Russell na 15ª volta de prova. Ocon abriu a janela de paradas nos boxes na volta 15, recebendo pneus médios da Alpine. Bottas entrou na zona de pontos ao superar Tsunoda na volta 17, após um erro do japonês. Pérez seguiu avançando e superou Hamilton para tomar o quarto lugar no giro 18. O inglês foi aos boxes no complemento da volta, ganhando pneus médios. Bottas foi outro que parou nos boxes.

Russell foi mais um a parar nos boxes, este na volta 20, ganhando pneus médios. Hamilton, por sua vez, passou a reclamar do pneu dianteiro esquerdo de sua Mercedes. Pérez parou nos boxes para receber pneus médios na volta 21, retornando à pista entre as duas Mercedes, na décima colocação, e o mexicano passou a pressionar o heptacampeão.

Stroll foi mais um a parar nos boxes, enquanto Pérez passou por Hamilton para tomar o sétimo lugar. Zhou abandonou a prova com prova com problemas em sua Alfa Romeo. Na frente, Verstappen chegou aos 3,6 segundos de frente sobre Norris, que tinha pneus macios três voltas mais novos.

O canadense da Aston Martin passou por Russell para tomar a nona colocação na volta 26, enquanto Alonso foi aos boxes, ganhando pneus médios. Sainz entrou para a troca de pneus no 27º giro, ganhando compostos de faixa amarela, o que também ocorreu com Gasly e Tsunoda. No giro seguinte, Vertstappen e Norris pararam, ambos ganhando pneus médios.

Russell se aproximou de Hamilton e passou a atacá-lo na volta 30, ao passo que Verstappen tinha cinco segundos de frente para Norris. Um pouco mais atrás, Carlos Sainz tomou a sétima posição de Russell na volta 35, abrindo perseguição a Hamilton imediatamente depois. Tsunoda, por sua vez, retornou à zona de pontos na 37ª passagem, ao deixar para trás Bottas.

Sainz seguiu escalando o pelotão e passou por Hamilton na volta 38. Três giros depois, Bottas abandonou a prova. Gasly passou por Russell na volta 43, avançando para o oitavo lugar. Verstappen chegou aos seis segundos de frente na volta 45. No pelotão de trás, Hulkenberg superou Sargeant, que usava pneus macios, no giro 46.

Russell parou nos boxes na volta 46, colocando um novo jogo de macios, enquanto Pérez foi para o segundo pit no giro seguinte, também ganhando um jogo de macios, o que ocorreu também com Hamilton e Gasly. Alonso trocou os médios pelos macios no giro 48, retornando ainda à frente do mexicano, que passou por Tsunoda pouco antes.

A corrida chegou ao giro 50 com Verstappen aparecendo sete segundos à frente de Norris, enquanto Stroll ocupava o terceiro lugar. Nenhum deles havia feito uma segunda parada nos boxes. Sainz foi aos boxes no giro 52, ganhando um jogo de pneus macios para completar a prova. O canadense da Aston Martin também trocou pneus no giro 53, e mesmo levando 4,3 segundos para a troca, o piloto voltou à frente de Sainz.

Verstappen entrou nos boxes na volta 57, também ganhando pneus macios. Norris tomou a liderança da corrida pela primeira vez neste momento. Russell foi orientado a abandonar a prova com problemas em sua Mercedes. Norris fez sua troca de pneus na volta 60, retornando na segunda posição. Pérez, por sua vez, abriu ataque sobre Alonso pelo terceiro lugar.

Norris, com pneus mais novos, passou a cortar rapidamente a diferença para Verstappen, que ainda mantinha a distância acima da casa dos nove segundos na volta 64. O holandês, porém, logo aumentou o ritmo e impediu uma queda maior da vantagem. Pérez conseguiu a ultrapassagem sobre Alonso na penúltima volta, mas tomou o troco na reta oposta no giro final, com o espanhol terminando em terceiro.

Verstappen seguiu para vencer a prova, a sua 17ª em 20 corridas na temporada.

Deixe seu Comentário

Comentários