Max Verstappen foi o mais rápido do terceiro treino livre para a disputa do Grande Prêmio do Japão, 16ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada na noite desta sexta-feira (22) no horário brasileiro, manhã de sábado no circuito de Suzuka, o piloto da Red Bull marcou 1min30s267 na melhor das suas voltas, usando pneus macios.
A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que acabou batido em 0s240 por Versrtappen. Oscar Piastri, com a outra McLaren do grid, foi o terceiro, sendo seguido por Sergio Pérez, quarto com a Red Bull. O grupo dos cinco melhores da sessão realizada nesta noite foi completada por Charles Leclerc, da Ferrari.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Carlos Sainz, vencedor em Singapura, no último final de semana, foi o sexto melhor com a Ferrari, ficando à frente da dupla da Mercedes, que viu Lewis Hamilton ser o sétimo, e George Russell, o oitavo. Fernando Alonso, com a Aston Martin, cravou o nono tempo, e GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, completou a lista dos dez primeiros.
LEIA MAIS:
Veja como está o grid da Fórmula 1 para a temporada 2024
F1: AlphaTauri anuncia renovação de contrato com Tsunoda e Ricciardo
F1: Verstappen supera Leclerc e lidera segundo treino no Japão
F1: Verstappen lidera com folga primeiro treino no Japão
Logo mais, a partir das 3h deste sábado (23), será realizada a classificação que definirá as posições de largada em Suzuka. O Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1 será disputado no domingo, com largada marcada para 2h.
Confira como foi o treino
A terceira sessão de treinos livres em Suzuka começou com temperatura em 27°C e umidade do ar em 50%. O asfalto tinha 43°C no momento em que os boxes foram abertos. Diferente do que ocorre normalmente, porém, os pilotos permaneceram nos boxes por alguns minutos. Apenas com cinco minutos de atividade que Carlos Sainz partiu para a pista com a Ferrari.
Usando pneus macios, o espanhol marcou 1min32s001 em seu primeiro giro, com nove minutos de atividade. Pouco depois, Charles Leclerc se colocou na primeira colocação com a marca de 1min31s963. Aos poucos, os pilotos começaram a deixar os boxes, fazendo com que a pista ficasse mais movimentada. Foram os casos de Lance Stroll e Oscar Piastri.
O australiano da McLaren marcou 1min31s891, mas logo foi batido por seu companheiro de equipe, Lando Norris, que marcou 1min31s174. Ambos usaram pneus macios nas voltas. A sessão chegou ao final de seu primeiro quarto sem que Max Verstappen, Logan Sargeant, Fernando Alonso e Alexander Albon entrassem na pista.
Lewis Hamilton se colocou na segunda posição com a Mercedes, sendo seguido por George Russell, seu companheiro de equipe. Sergio Pérez, em seu primeiro giro rápido, marcou o quarto melhor tempo. Com 19 minutos de treinamento, Verstappen foi para a pista pela primeira vez na sessão, marcando 1min30s960 com pneus macios em sua Red Bull.
Leclerc melhorou seu tempo, subindo para a terceira colocação, enquanto Albon reclamava do funcionamento dos freios de sua Williams. Ainda assim, o tailandês se colocou em décimo, enquanto Logan Sargeant, aparentemente sem problemas, marcou o 14º tempo com 27 minutos de atividade. Hamilton aparecia em quarto, seguido por Russell.
A sessão entrou na segunda metade já com os pilotos trabalhando nos long runs, o que fez com que os tempos deixassem de cair. Pérez era um dos que trabalhava simulando corrida, seguindo na sexta posição. Com 37 minutos de treino, apenas Sainz e Leclerc, ambos com a Ferrari, seguiam na pista, com todos os outros 18 pilotos se recolhendo aos boxes.
Albon chegou a fazer o melhor primeiro setor da pista, mas não melhorou seu tempo, enquanto Leclerc e Sainz quase perderam o carro na curva 9 do circuito. Com 17 minutos para o final, Piastri tomou a liderança da sessão ao marcar 1min30s555, enquanto Zhou subiu para a quarta posição com o carro da Alfa Romeo. Norris, então, cravou 1min30s507 para recuperar o melhor tempo.
Com 15 minutos para o final, Fernando Alonso se colocou na quarta posição. Verstappen, por sua vez, deixou os boxes quando restavam 12 minutos para o encerramento do treino. Hamilton foi para outra volta rápida e se colocou em quarto, sendo seguido por Russell. O holandês da Red Bull, por outro lado, tomou a liderança com 1min30s267.
Sainz retornou à pista e pulou da 14ª para a quarta colocação, perdendo um posto após Leclerc recuperar sua posição. Os dois foram batidos por Pérez pouco depois. Liam Lawson, por sua vez, avançou ao 17º lugar com a AlphaTauri. O treino seguiu para seu final com Verstappen na frente, seguido por Norris e Piastri.
Deixe seu Comentário