Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen passa Piastri, dispara e vence Sprint em Spa

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 29/07/2023
  • Atualizado: 29/07/2023 às 13:27
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen venceu neste sábado (29) a corrida Sprint do GP da Bélgica, 12ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. O piloto da Red Bull largou na frente no circuito de Spa-Francorchamps, chegou a ser superado por Oscar Piastri após uma rodada de paradas nos boxes, mas retomou a ponta e seguiu para vencer com alguma tranquilidade.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A segunda posição ficou com Piastri, piloto da McLaren que chegou a liderar a prova por algumas voltas, mas que não foi incapaz de segurar Verstappen. Pierre Gasly, da Alpine, foi o terceiro, sendo seguido por Carlos Sainz e Charles Leclerc, dupla da Ferrari que se beneficiou de uma punição contra Lewis Hamilton em um incidente com Sergio Pérez.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Lando Norris, da McLaren, completou a prova com a sexta colocação, enquanto Hamilton, quarto na pista, ficou com o sétimo lugar com a Mercedes. A zona de pontuação foi completada por George Russell, oitavo com a outra Mercedes. Esteban Ocon, da Alpine, e Daniel Ricciardo, da AlphaTauri, completaram a lista dos dez melhores.

LEIA MAIS:

F1: Leclerc se beneficia de punição de Verstappen e herda pole em Spa
F1: Sainz lidera treino marcado pela chuva na Bélgica
Veja a programação e onde assistir ao GP da Bélgica de F1

A corrida teve um atraso de 30 minutos em seu início por conta da chuva em Spa-Francorchamps. Ainda ocorreram algumas voltas com o Safety Car à frente do pelotão, diminuindo a prova de 15 para 11 voltas. Ainda houve uma neutralização na terceira volta, quando Fernando Alonso rodou e parou na brita com a Aston Martin.

O Grande Prêmio da Bélgica de F1 será disputado neste domingo (30), a partir das 10h.

Confira como foi a Sprint

Por conta da chuva, a corrida começou com um atraso de 30 minutos em relação ao horário original da prova, que já havia sido alterado por conta da demora para o início do Shootout. Quando a largada foi autorizada, ela ocorreu com o Safety Car à frente do pelotão, e o número de voltas da prova passou a ser diminuído. A bandeira verde foi autorizada para 11 voltas.

Diversos pilotos foram aos boxes. Oscar Piastri, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Sergio Pérez, Daniel Ricciardo, Alexander Albon, Lance Stroll e Nico Hülkenberg trocaram os pneus de chuva extrema pelos intermediários. Na pista, Max Verstappen abriu quatro segundos em relação a Charles Leclerc, o segundo colocado. Lando Norris aparecia em terceiro.

No complemento da primeira volta, todos os outros pilotos que ainda não haviam parado nos boxes fizeram suas paradas. Assim, Piastri tomou a liderança, sendo seguido por Verstappen, Gasly, Pérez e Hamilton. O australiano da McLaren carregava uma vantagem de 1,6 segundo em relação ao líder do campeonato e atual bicampeão do mundo.

Pérez passou a atacar Gasly pela terceira colocação no giro de número três, enquanto Verstappen rapidamente encostou em Piastri para batalhar pela primeira posição. Ainda no terceiro giro, Fernando Alonso parou na brita com sua Aston Martin, provocando a primeira bandeira amarela da prova depois de a corrida ser, de fato, liberada.

A relargada foi autorizada na sexta volta, com Yuki Tsunoda saindo da pista. Na frente, Verstappen passou por Piastri para tomar a liderança da prova, enquanto Logan Sargeant foi punido em cinco segundos por superar o limite de velocidade nos boxes. Na sétima volta, Pérez despencou na classificação após lance com Lewis Hamilton, caindo do quarto para o sétimo lugar.

Pérez escapou da pista e voltou apenas na 19ª posição, enquanto Hamilton abriu ataque sobre Gasly pelo terceiro lugar na oitava volta. Na frente, Verstappen disparou na liderança, abrindo cinco segundos sobre Piastri na nona volta. O mexicano da Red Bull, por outro lado, retornou aos boxes com problemas em seu carro.

Ainda no nono giro, Hamilton foi punido em cinco segundos por conta de um toque com Pérez. Mais atrás, Russell passou por Ricciardo para tomar a oitava posição na décima volta. A corrida seguiu para o final com a vitória de Verstappen, sendo seguido por Piastri e Gasly.

Deixe seu Comentário

Comentários